Carregando pagina

Amor > Relacionamento

Significados das cartas no amor - II

Identificando seus padrões de comportamento afetivo no Tarot

 

Você tem trabalhado e confiado no amor? Agora vamos explorar os atributos mais comuns dos sete arcanos seguintes e descobrir as questões que você deve refletir sobre sua vida amorosa, no intuito de melhorá-la. Se achar necessário, retome o primeiro artigo (link no final do texto) e veja se sua forma de amar se encaixa em alguma descrição.

  • 8. A JUSTIÇA – Este arcano, embora muitas vezes ligado ao equilíbrio conjugal, indica distanciamento afetivo e uma relação baseada na formalidade e seriedade exageradas. Tudo que ocorre entre o casal se deve à lógica, dentro dos conformes estabelecidos pela união – não existe aquela entrega de corpo e alma. Simboliza respeito mútuo diante da sociedade e maturidade na forma de agir, mas o carinho e o afeto deixam a desejar. O que devo fazer para equilibrar minha relação afetiva? Como devo quebrar o gelo do amor?
  • 9. O EREMITA – Típica imagem que lembra a velhice, o Eremita significa a paz interior que existe entre duas pessoas que se amam – principalmente quando a relação tem anos de estrada, sendo um amor “antigo” e duradouro. Há muito afeto, carinho e dedicação ao parceiro, mesmo que essas qualidades tão raras nas relações de hoje transcendam o desejo sexual. O arcano reflete os antigos valores que não seguem moda. Ao contrário, tornam memorável este relacionamento. É importante lembrar que prevalece a honestidade e a fidelidade, independente de quanto tempo o casal está junto. Quais qualidades devo aprimorar em minha relação amorosa? Que tipo de união estou construindo neste momento?
  • 10. A RODA DA FORTUNA – O maior símbolo dos “altos e baixos” da vida no Tarot, esta carta mostra o poder da ansiedade e da instabilidade para a relação a dois. É comum existir uma vontade impensada de conseguir harmonia e equilíbrio emocional. Assim, não se sem se percebe que tal atitude acarreta obstáculos como o estresse, a indisposição de manter uma rotina com a pessoa escolhida e, de quebra, a insuportável variação de humor que ronda o casal. Se num momento tudo está bem e ambos estão nas alturas, logo mais nota-se a queda para o razoável. Até atingir o fundo do poço, quando a união se torna insustentável. O que devo fazer para manter minha relação amorosa sempre harmonizada e equilibrada? Quais qualidades da minha união devo preservar?
  • 11. A FORÇA – Se no arcano anterior os ânimos de uma relação estão à mercê do destino e do temperamento dos envolvidos, neste existe a consciência de que o amor, qualquer amor, tem que ser pra valer. Por isso há equilíbrio de forças, segurança e integração entre o casal, que reconhece suas capacidades e as trabalha com dedicação e respeito ao sentimento nutrido ao longo do tempo. Toda a vitalidade, a atração física e a maturidade de ambas as partes contribuem para uma união repleta de prosperidade afetiva, satisfação e magnetismo. O que posso fazer para aumentar a força do meu amor? O que devo fazer para dinamizar minha relação afetiva?
  • 12. O PENDURADO – Esta carta simboliza aqueles que se amarram como forma de punição por não conseguirem o que querem. É o caso da pessoa insatisfeita e magoada com o parceiro, esperando que este mude o modo de agir ou de ver a vida simplesmente para agradar as expectativas dela. Os dois vivem em guerras silenciosas em que prevalecem a amargura e o ressentimento. Mas um deles ama tanto o outro que chega a sofrer por isso, mantendo a afetividade fechada – a única trégua que dá é quando se abre para reparar os defeitos do parceiro. Indica casamentos machucados pelo tempo, casais conformados com o marasmo e a ausência de melhorias para o amor se libertar, se expressar livremente. Devido à posição da figura – de ponta cabeça, longe do chão –, muitas vezes não enxerga o mal que faz para si e para o cônjuge. O que devo fazer para mudar totalmente minha relação afetiva? Quais são os principais defeitos da minha forma de amar?
  • 13. A MORTE – Situações difíceis e um certo egoísmo são as características principais do padrão desta carta. É comum querer melhorar a vida afetiva, mesmo que o sentimento inicial já esteja, literalmente, morto. O que antes era saudável agora se torna incompatível, difícil. Há angústia e falta de afeto pelo distanciamento amoroso. Indica que a relação precisa ser revista e a forma como um interage com o outro, reciclada. O que deve “morrer” em minha relação amorosa? Como transformar esse amor em algo que me faz bem de verdade?
  • 14. A TEMPERANÇA – Este é o arcano da alquimia. Ele mostra como os opostos se atraem e como eles se combinam para gerar uma relação repleta de harmonia. Indica, portanto, toda a tranquilidade de um relacionamento estável, sempre igual. Existe amizade, carinho, diálogo e atenção. O amor é profundo, mesmo que às vezes a rotina seja entediante. A carta aconselha o casal a desenvolver sempre mais o potencial de união – já que todos os ingredientes resultaram numa bela receita amorosa. Como posso melhorar meu relacionamento sem perder a harmonia que já existe? O que é necessário fazer parar sair da rotina e viver novas emoções com quem amo?

Ao final dessas sete cartas, percebe-se uma mudança radical das anteriores. Aqui estão os arcanos que mais se enquadram nas relações desgastadas por sentimentos e costumes negativos. A jornada do Tarot é uma aventura de transformação das relações humanas. Se num momento a vida se encontra alegre, cheia de energia, em outro tudo está escuro e nublado. Os ciclos são variados e, mesmo assim, só o homem tem a capacidade de enxergar beleza nas horas mais difíceis. Experimente questionar sua realidade amorosa agora. Trabalhe sua força interior para romper os padrões negativos. Você pode!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare. Saiba mais »

contato: chiodatarot@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare