PUBLICIDADE

Amor > Relacionamento

Significados das cartas no amor - III

Identificando seus padrões de comportamento afetivo no Tarot

Por: Leo Chioda

 

Você tem se empenhado em fortalecer sua relação amorosa com a ajuda dos padrões de comportamento dos Arcanos Maiores do Tarot? Chegou o momento de analisar as últimas sete cartas para que você encontre as semelhanças que elas podem ter com o seu comportamento afetivo e trabalhá-las de forma positiva. Se achar necessário, retome os artigos anteriores para encontrar a descrição que melhor se encaixa na sua maneira de amar. Os links estão no final do texto.

  • 15.O DIABO - Paixão, desconfiança e desejo. É com essa mistura que o Diabo tempera um relacionamento afetivo. Entre o casal existe certa disputa de forças e valores aliada ao prazer e à possessividade, fazendo com que haja uma perigosa fogueira de vaidades queimando a boa comunicação. Ilustra brigas e ciúmes inúteis que, por incrível que pareça, dão motivos para que a intimidade seja totalmente prazerosa. Amor e ódio são as dádivas deste arcano. O que eu posso fazer que haja sinceridade e felicidade nesta relação? O que eu devo aprender para não criar mais problemas amorosos?
  • 16.A TORRE - O amor refletido por esta carta do Tarot mostra que o fim deve ser aceito com todas as forças possíveis. A relação tem mais obstáculos que nunca, tamanha a imaturidade e a negligência por não se dedicarem fielmente à união. Os erros, as desculpas e as ilusões acabam por estremecer as estruturas afetivas e explodem em desgosto e necessidade de renovação. Para o amor entrar num coração em ruínas, é preciso que haja consciência emocional. Caso não haja, então não vale mais a pena. Como posso permitir que o amor entre e tome conta da minha vida? O que devo melhorar em mim para conseguir ser feliz neste relacionamento?
  • 17.A ESTRELA - O casal que atinge A Estrela encontra-se em paz, com tranqüilidade e esperança de que tudo pode dar certo sempre. A relação tem por base o afeto, o carinho e o verdadeiro respeito pela pessoa amada. Este equilíbrio pode muitas vezes não ser compreendido por quem o vive, já que tudo parece perfeito. Para que essa reciprocidade perdure, o conselho é não questioná-la, mas sim vivenciá-la o máximo possível, aproveitando cada minuto desta tarde estrelada. Como posso preservar toda essa harmonia em meu relacionamento amoroso?
  • 18.A LUA - Esta é a carta do ciúme, das fantasias e da falta de diálogo para resolver problemas. Um espera demais do outro e ambos os amantes acabam se frustrando e se odiando com o passar do tempo. A noite do Tarot traz o medo do que a pessoa amada pode fazer de mal para a relação e para si mesma, que acaba mergulhando na escuridão da tristeza e da solidão. Muita confusão emocional mostra que duas pessoas podem suportar mais dor que apenas uma. Embora indique prosperidade material, sugere falta de coragem e pobreza de espírito para iluminar o amor. Quais são os principais problemas que atrapalham minha relação afetiva? O que devo reconhecer para melhorar a comunicação com a pessoa que eu amo?
  • 19.O SOL - É com alegria e muito prazer que o casal regido por esta carta aproveita cada dia. Existe um autêntico respeito pela relação e pela individualidade de cada um, mesmo que todo momento seja uma oportunidade de expressarem amor, admiração e satisfação por estarem juntos. Compreensão e apoio incondicional fazem com essa história de amor dure o tempo que for preciso para ser eterna no coração do casal. Aliás, são os interesses em comum e a capacidade de administrar a vida em plena harmonia que faz desse casal um exemplo de paixão e confiança. O que devo fazer para manter meu relacionamento amoroso totalmente iluminado e próspero?
  • 20.O JULGAMENTO - Quando a história de amor é um acontecimento único na vida de duas pessoas que se gostam, este é o arcano responsável. Mostra um relacionamento livremente adaptado ao estilo de vida do casal, que sempre se renova e gosta de novidades. Um influencia a transformação interior do outro, fazendo com que a vida seja cheia de surpresas e momentos felizes baseados na simplicidade da vida e na imprevisibilidade do amor. Como devo agir para não me surpreender negativamente com essa relação? O que é necessário levar em conta em relação aos imprevistos do amor?
  • 21.O MUNDO - Finalizando os padrões de comportamento afetivo através dos arcanos numerados, este mostra o completo equilíbrio de forças e sentimentos de uma relação amorosa. O mundo desse casal é sustentado pela integração das diferenças e semelhanças e pela aceitação mútua de todos os defeitos e qualidades. Existe segurança emocional, prazer e responsabilidade pela própria felicidade. É como nas fábulas em que o amor passa por várias aventuras e que, no final, tudo se encaixa e dá certo. O que é necessário começar e finalizar em minha relação amorosa? Como eu devo preservar a felicidade que harmoniza minha união?
  • O LOUCO - Este é o arcano sem número que está pode estar presente em todos os padrões de comportamento já analisados. Mas por si só, ilustra a união baseada na liberdade de escolha e na diversão. Existe muita infantilidade ao lidar com o relacionamento, fazendo com que tudo seja efêmero, passageiro e não muito importante. A relação regida por este arcano é ingênua a ponto de ser descartada em qualquer momento de dificuldade. Indica despreparo emocional. É o típico caso do relacionamento aparentemente sem futuro, em que o prazer está acima de tudo. Como eu posso transformar minha relação afetiva em compromisso sério? O que deve ser feito para trazer segurança e seriedade para essa união?

Chegando até aqui, você pode ter associado seu relacionamento a algum dos padrões apresentados acima. Agora que você já conhece um pouco de cada um deles, é hora de voltar a questionar a utilidade e a satisfação de se dedicar à sua atual história amorosa. O Tarot é um importante instrumento para você se conscientizar das qualidades e dos defeitos de uma necessidade tão importante que é amar e ser amado. Aproveite essas descrições para aplicar sua energia na idéia de uma relação repleta de sentimentos verdadeiros e recíprocos, sem tempo a perder com a negatividade ou com o medo das mudanças. Confie no amor.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Leo Chioda

É escritor e tarólogo. Dedica-se a palestras sobre Tarot, pesquisas históricas e prática da leitura das cartas. É também autor da análise de Tarot Mensal do Personare. Saiba mais »

contato: chiodatarot@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS