Carregando pagina

Você > Respeito e Solidariedade

Ser sustentável não é difícil

Confira 7 hábitos ecológicos para incorporar no dia a dia

 

Adotar atitudes sustentáveis no dia a dia traz um grande ganho para o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida de todos e a forma de cada um enxergar o mundo. Afinal, é através dos pequenos gestos diários que as grandes mudanças têm chances de acontecer.

Segundo a naturóloga Giane Honorato, o mito de que ser sustentável demanda esforço e uma rotina difícil ainda existe, o que acaba influenciando de forma equivocada as pessoas na hora de incorporar hábitos ecológicos na rotina. "A pessoa não precisa de muito tempo para ser sustentável, até porque ela pode começar a introduzir, aos poucos, atitudes sustentáveis no seu dia a dia. A mudança de hábito não é do dia para a noite, mas deve começar", alerta a especialista.

Confira abaixo algumas dicas sustentáveis e fáceis de serem incorporadas na rotina. Por meio de atitudes simples e que não demandam muito do seu tempo, é possível começar a fazer diferença no planeta.

1- Separe o lixo de casa

Esta é a dica mais fácil e imediata para quem quer começar a incorporar um hábito mais natural e sustentável no dia a dia. O simples ato de pensar em quais materiais ainda podem ser usados uma segunda ou terceira vez já mostra um grande passo no pensamento envolvendo a sustentabilidade. "Podemos separar o material reciclável do não reciclável, tanto em casa quanto no trabalho, ou em qualquer lugar em que ficamos muito tempo. Isso ajuda na coleta seletiva de lixo e faz com que as pessoas comecem a entender a importância de reutilizar parte do lixo diário", explica a naturóloga Natália Castro.

Se você mora próximo a uma ONG que faz um trabalho voltado para o reaproveitamento de materiais descartáveis e do próprio lixo urbano, contribua com objetos úteis para as oficinas e trabalhos de reutilização. Além disso, conscientizar as crianças sobre a separação de materiais também é uma atitude importante. Experimente criar desde cedo o hábito de analisar e escolher o lugar certo para cada tipo de lixo. Essa atitude torna a sustentabilidade algo natural e fácil, e que ainda ajudará seu filho a ter uma vida melhor no futuro.

2 - Economize eletricidade, aproveite a luz solar

Em um primeiro momento, a ideia de substituir a eletricidade pela energia dos raios de sol pode parecer muito complicada e pouco viável. Mas existem práticas bem simples que ajudam a aproveitar a energia natural e ainda economizar na conta de luz no final do mês.

"Usar lâmpadas solares é uma forma interessante de começar a usar essa energia. Para carregar a lâmpada só é preciso colocá-la ao sol, não tem muito mistério e qualquer pessoa pode fazer. No mercado podemos encontrar este modelo de lâmpada com facilidade, mas muita gente nem imagina que isso exista. O mesmo princípio pode ser usado para lanternas, que também carregam da mesma forma", ensina Natália.

3 - Água de chuva pode ser reaproveitada

Outro ensinamento que pode ser colocado em prática é a captação da água de chuva, para ser reutilizada em casa. Apesar desta dica envolver uma intervenção na residência, com a instalação de redes de captação, a naturóloga Natália afirma que a economia no final do mês compensa o esforço inicial. Se você mora em uma casa, pode instalar calhas e condutores de água nos telhados até um ponto de armazenamento, que pode ser uma cisterna ou um tanque subterrâneo. Porém, antes de usar a água da chuva, lembre-se de que ela precisa ser filtrada, mesmo que você não vá bebê-la ou usá-la no preparo de alimentos.

Mas se você não tem intenção de fazer obras para este fim, existem dicas ainda mais fáceis de serem colocadas em prática. "Podemos usar a água da chuva para tantas finalidades não potáveis que ficamos imaginamos porque não fazíamos isso antes. Desde lavar o quintal e a calçada, até utilizar a água para encher a piscina ou nos sistemas de irrigação de jardim", exemplifica a especialista.

4 - Sustentabilidade também pode ser praticada no trabalho

O ambiente de trabalho também pode ser um ótimo lugar para implementar atitudes sustentáveis. A naturóloga Giane Honorato sugere algumas dicas. "Experimente reaproveitar garrafas pet para armazenar materiais comprados para o escritório e que não foram usados ainda. A reutilização de papéis também deve ser pensada, já que escritórios costumam usar bastante este material e, muitas vezes, acabam desperdiçando-o. Usar papel reciclável no lugar de folhas brancas ou mandar o papel usado para a reciclagem são dicas rápidas e que não pesam no bolso", comenta a especialista.

5 - Use o transporte de forma mais consciente

Para quem precisa se locomover com frequência no dia a dia, optar pelo meio de transporte menos poluente é uma forma de contribuir com a saúde do planeta. Se você mora perto do trabalho ou a distância até o escritório não é muito grande, opte pela caminhada ou pelo uso de bicicletas. Além de exercitar o corpo, você ainda ajudará a diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. O governo de muitas cidades tem estimulado o uso deste tipo de transporte ao disponibilizar bicicletas para a população em pontos estratégicos dos bairros.

"Se não for possível caminhar ou escolher uma bicicleta, opte pelo transporte público. Por mais que ele também seja nocivo ao meio ambiente, diminui o número de carros na rua", aconselha Giane.

6 - Crianças muito mais sustentáveis

Preocupar-se com os hábitos das crianças é tão importante quanto mudar seus próprios hábitos. Uma educação voltada para a sustentabilidade ajuda a tornar este processo ainda mais natural, fazendo com que hábitos saudáveis façam parte da vida da criança, que se tornará um adulto mais consciente a respeito do meio ambiente.

"Algumas escolas de ensino público têm introduzido em sua grade escolar uma matéria chamada Educação Ambiental. As crianças começam a entender porque é tão importante ser sustentável e ainda aprendem a reutilizar garrafas pet, CDs, palitos de picolés e outras coisas. Em casa, vale incorporar suas próprias práticas ecológicas com as crianças e mostrar como o consumo consciente é importante", relembra Giane.

7 - Dicas rápidas

Além das dicas oferecidas nas páginas anteriores, você pode implementar outras atitudes rápidas na rotina para contribuir com a sustentabilidade. Confira abaixo outra sugestões da naturóloga Giane Honorato:

- Dispense os sacos plásticos e use uma sacola retornável na hora de ir ao mercado.

- Apague a luz sempre que sair de um cômodo da casa ou de qualquer outro ambiente.

- Não demore muito na hora de tomar banho, para evitar um gasto desnecessário de água.

- Apague as televisões na hora de dormir e tire os eletrodomésticos da tomada. Além de ajudar a diminuir o consumo de energia, isso também contribuirá para uma noite de sono mais tranquila e bem dormida.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS