Carregando pagina

Amor > Relacionamento

Sem estresse antes do casamento

Dicas ajudam noivos a organizar a festa com calma e longe da tensão

 

Casar-se nos moldes tradicionais costuma ser bastante complexo, pois são muitos detalhes para analisar e decidir: quem será convidado, se haverá banda ou DJ, qual a música com a qual a noiva entrará na igreja, qual cardápio será servido na recepção, o que estará na lista de presentes, etc. Como tudo isso tem um preço e, nem sempre os noivos têm dinheiro suficiente para se contratar um "wedding planner" - aquela pessoa que toma conta de todos os detalhes para que você possa tomar apenas decisões importantes, como o estilo da festa, seu vestido ou onde passar a lua de mel - recai sobre a noiva, na maioria das vezes, o peso da responsabilidade em tocar este planejamento até o fim, incluindo aí o orçamento e a logística da festa.

A questão é que a noiva moderna não tem mais tempo disponível para cuidar de tudo com calma, já que ela geralmente, assim como noivo, trabalha ou estuda em tempo integral. Desse modo, o esperado "dia da noiva" deixou de ser o suficiente para esta mulher que, até este momento, terá sofrido muitos meses de ansiedade, tensão, dúvida e estresse.

Para piorar a situação, não é todo noivo que se engaja em escolher o melhor tipo de prato, arranjo de mesa ou mesmo o sabor do bolo. Isso sem contar as inúmeras intervenções da família e de amigos que, na ânsia de ajudar, acabam atrapalhando e confundindo ainda mais a noiva atarefada.

Então, o que esta noiva pode fazer para passar por todo este processo sem irritação ou desespero, levando tudo de forma tranquila e relaxada, descansando, se divertindo e ainda conseguindo os melhores resultados no final? Veja abaixo algumas dicas que poderão ajudar:

  • 1Esqueça o ideal de perfeição - Por mais que você se planeje e cuide de todos os detalhes, ainda existe a possibilidade de vários imprevistos acontecerem. Então, se você fizer muita questão de perfeição, com certeza vai se estressar e poderá até sofrer alguns problemas de saúde, como gastrite ou outros mal-estares, por causa do excesso de controle.
  • 2Estabeleça limites - Mesmo que você esteja perdida e cheia de dúvidas, não deixe todo mundo intervir no seu casamento, muito menos tente agradar a todos os gostos e demandas. O casamento é dos noivos. Portanto, decidam sozinhos e procurem ajuda de pessoas neutras.
  • 3Definam o orçamento - Antes de começarem a planejar qualquer coisa, estabeleçam quanto podem ou pretendem gastar nos preparativos. Assim não correrão o risco de fazer dívidas que depois não poderão arcar. Além disso, ter o limite de gastos ajuda a decidir as melhores opções para sua festa.
  • 4Convide o noivo a participar de todas as decisões - Quando o homem não se sente merecedor de respeito naquilo que pensa, é muito provável que deixe a noiva decidir tudo sozinha, o que pode acabar sendo um grande peso para ela. Portanto, a mulher deve ser humilde e conciliadora, sabendo ouvir e cheguem a acordos com seu par.
  • 5Divida tarefas - Você não precisa dar conta de tudo. Se existem pessoas se oferecendo para ajudar, descubra naquilo que são melhores e delegue. Alguém pode cuidar do cardápio, outro da música, um terceiro dos convites e assim por diante.
  • 6Não queira agradar todo mundo - Mesmo que seu casamento seja maravilhoso, algumas pessoas na sua festa poderão reclamar, fofocar e até falar mal do evento, pois nem todo mundo está conectado ao seu relacionamento. Então, se você não fizer uma festa só para pessoas íntimas e queridas, críticas são muito possíveis de acontecer. Se você for se importar com isso, sofrerá à toa.
  • 7Planeje seu casamento com antecedência - Ter uma boa margem de tempo lhe ajuda a tomar decisões de forma mais espaçada, sem prejudicar todo seu tempo livre. Você pode, por exemplo, dividir todas suas tarefas pela quantidade de meses antes da grande data e ir fazendo uma coisa de cada vez. Muitos sites na internet, aliás, lhe ajudam a definir melhor as prioridades e já possuem listas de pendências prontas.
  • 8Leve as coisas mais na brincadeira - Não se leve tão a sério, nem faça dessa data o momento mais importante da sua vida, pois isso só gera ansiedade. Assim, quando efetivamente chegar o grande dia, você já estará tão exaurida, que não conseguirá aproveitar muita coisa. É claro que se trata de um momento muito especial, mas geralmente nos divertimos mais quando não nos impomos grandes expectativas.
  • 9Noivas, cuidado com o complexo de beleza - Não ache que você tem que ser a mulher mais bonita que já pisou sobre a Terra. Casar-se é selar um compromisso de amor com alguém e mostrar isso àqueles que convivem conosco. Não é um momento para que todas as mulheres tenham inveja de seu corpo ou do seu vestido. Por isso, cuide sim da sua beleza e da sua saúde, mas faça disso algo habitual que permanecerá depois que estiver casada, não uma corrida insana para perder 10 quilos só para entrar no vestido e depois voltar aos velhos hábitos de antes. Ou seja, se deseja mudar, use o casamento como uma inspiração, mas não torne isso motivo para estresse.

Você verá que, se souber soltar as situações e pessoas, se permitindo ser ajudada, sem perder sua força de decisão; se fizer disso uma fase excitante, cheia de descobertas, reforçando ainda mais sua parceria e companheirismo com seu amor, o sucesso do seu casamento não ocorrerá só na data marcada, mas durante todos os meses que a antecederem, assim como depois, durante a lua de mel.

Assim, este momento poderá ser um marco feliz na vida dos dois, contribuindo para que comecem uma nova vida, cheia de desafios e realizações. Portanto, não estrague tudo isso se preocupando demais com os outros e menos com si mesma. Afinal, este é seu grande dia, não o dos outros.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Mazza

Graduada em Comunicação Multimídia pela UMESP, é taróloga há mais de 15 anos. Estuda as abordagens desta prática, com o fim de decifrar a complexidade humana, abrangendo em suas consultas temas como feng shui, i ching, astrologia e numerologia. Saiba mais »

contato: vanne.furquim@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare