Pesquisar
Loading...

Fim de ano, chance de recomeçar

Aproveite dezembro como um bom momento para passar a vida a limpo

Atualizado em

Entra ano e sai ano, muita coisa se repete. Correria no final do ano para fazer compras, organizar e participar de eventos, atender a convites, lidar com a solidão ou com a casa cheia, planejar o pagamento de contas, administrar o tempo, driblar o cansaço… Depois chegam as famigeradas promessas que não se cumprem, todo tipo de plano que fica para a próxima segunda-feira, o próximo mês, o próximo ano. Vamos protelando as ações, esquecendo, ou tentando ignorar, que assim estamos protelando a vida.

O tempo que temos nas mãos é esse instante. O ontem são sequências de imagens que nos causam a ilusão de que ainda existem, porém não passam de memórias registradas em nosso íntimo. O amanhã é uma promessa constante que se realiza a cada dia, porém insistimos em não enxergar (o hoje é o amanhã do ontem). Persistimos na ideia de um amanhã que nos salvará de nossos medos, que atenderá todos nossos anseios, como num passe de mágica. Excluímos de nosso campo de visão duas palavras-chave: liberdade e responsabilidade.

Persistimos na ideia de um amanhã que nos salvará de nossos medos, que atenderá todos nossos anseios, como num passe de mágica. Excluímos de nosso campo de visão duas palavras-chave: liberdade e responsabilidade.

Somos livres para criar e responsáveis pelas consequências advindas do que criamos. O seu hoje é o retrato da sua liberdade de ontem. Não agir? Ficar olhando o tempo passar ou simplesmente atropelá-lo? Tudo isso são escolhas veladas que fazemos ao negarmos a nossa responsabilidade sobre a vida que temos nas mãos.

Oportunidade de recomeçar

Finais de etapas carregam em si convites muito especiais, pois nos permitem lidar com a possibilidade de avaliar, ritualizar a passagem, recomeçar. Sentimos em nós algo diferente, como se o tempo remoçasse e nós embarcássemos junto. Mas para aproveitar essa dádiva precisamos de algo mais: um senso de responsabilidade (sim, ela de novo!) sobre o tempo que nos é oferecido dia a dia. Avalie com carinho, com certa dose de seriedade e outra de leveza: como foi o ano que passou? Como você viveu seu tempo?

Avalie cada campo de sua vida: saúde física, saúde mental, trabalho, família, espiritualidade, afetividade, sexualidade… Como você tem vivido cada um deles? Como você tem se cuidado? Se achar que pode lhe ajudar, anote, registre. Deixe que os sentimentos lhe apontem essa avaliação e aprofunde: quais aspectos precisam ser trabalhados? De que maneira posso viver mais plenamente?

A partir de uma avaliação sincera, inteira, interessada e amorosa de seu próprio processo, você pode dar outros passos. Aqueles ligados ao planejar. Não um planejamento rígido, mas uma definição de metas tangíveis e divididas em passo-a-passo. Dedique tempo e espaço para construir essa visão de propósitos. Registre da maneira que tenha mais a ver com sua alma: faça um mural com recortes de revistas e palavras-chave, elabore um planejamento com tópicos, escreva uma carta para si mesmo, faça uma obra artística que simbolize suas reflexões, enfim, escolha o meio que possa melhor traduzir suas impressões e seus ideais. E vá até o fim. Tome essa tarefa como um exercício de atenção para com você mesmo, por isso será importante concluir e ir acompanhando o que esse projeto irá despertando em você.

Não ceda à tentação de deixar para amanhã. Inicie seu novo projeto de vida já mudando este padrão de procrastinar, postergar, protelar.

Não ceda à tentação de deixar para amanhã. Inicie seu novo projeto de vida já mudando este padrão de procrastinar, postergar, protelar.

Dê um passo hoje, agora mesmo. Cuide-se, trate aquilo que se refere a você com todo zelo que se dedica a alguém muito amado: isso é exercitar a autoestima, isso é usar sua liberdade com responsabilidade para gerar bons frutos.

Prepare-se para uma nova etapa, para um novo ano, renovando já suas atitudes, apostando já em seu potencial criativo!

Juliana Garcia

Juliana Garcia

Escritora, criadora, consultora, psicóloga, psicodramatista. Seu trabalho gira em torno da Autenticidade e da Criatividade. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Cursou formações em Coaching pela Abracoaching e Condor Blanco Internacional. Foi professora do curso de pós-graduação em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno. Criadora de diversos cursos livres e conteúdos mais livres ainda. Contato: contato@julianaggarcia.com.br

Saiba mais sobre mim