Pesquisar
Loading...

Pelo fim da síndrome da perfeição

Entenda como a rigidez mental é um obstáculo ao bom desempenho

Atualizado em

Você é daqueles que no trabalho sempre acha que poderia ter feito um pouquinho melhor, mesmo tendo se dedicado de corpo e alma a um projeto? Ou revê, revê e revê a tarefa realizada e continua encontrando detalhes a serem aprimorados ad infinitum? Então, talvez você, como muitos outros, sofra da síndrome da perfeição.

Acho que um dos sinais do nosso tempo é o excesso de tarefas a cumprir ao longo de um dia. E se tudo isso já exige um bocado de esforço, imagina o que não acontece quando se quer fazer tudo com perfeição total? A cobrança interna é enorme. Resultado: a cabeça não pára, os músculos vão se retesando… E, se a agenda não é cumprida à risca, o pior: culpa, culpa, culpa!

Afinal, qual o parâmetro da perfeição, se é que existe um? O que o motiva? Ser o melhor? O mais capaz? O mais certinho? O impecável? Que padrões movem você?

Jogo de cintura

Na verdade, a busca pela perfeição é fonte de sofrimento, pois o nível de apuro nunca á atingido. A questão aqui não é a qualidade do trabalho – que, sim, deve ser boa – mas a de quem tem atitudes muito rígidas em relação a tudo o que faz. Um carrasco de si mesmo.

Por isso, indico sempre: Rock Water! Única essência de Bach que não é preparada a partir de uma planta e sim de uma nascente, o nome em si já diz tudo.

Rock Water ajuda a desfazer os padrões rígidos que impomos a nós mesmos e nos faz ter mais flexibilidade interior para fluir de maneira mais suave com a vida: o famoso jogo de cintura.

Ao invés de deixar suas capacidades cristalizarem em dogmas rígidos, o floral auxilia a ter maleabilidade diante das tarefas; a ser menos severo consigo, aprender a contornar obstáculos e seguir adiante.

As metas de perfeição são impostas por ninguém menos do que você mesmo. E esta rigidez mental não permite as adaptabilidades necessárias para fluir sem culpa, estresse ou excessos ao longo do dia. É aprender a ser como a água na natureza, que ao encontrar as pedras no caminho não as perfura e nem as destrói, mas as contorna harmoniosamente – sem interromper o próprio fluxo.

Onde encontrar:

Rio de Janeiro
Quintessência – (21) 2205-0505
http://www.quintessencia.com.br/

São Paulo
HNCristiano – (11) 2979-9868
http://www.hncristiano.com.br/portal/
Equilíbrio – (11) 3815-1386.
http://www.equilibrio.com.br/

Belo Horizonte
Officinalis – (31) 3296-8917/3344-2922
Chlorantha – (31) 3241-5212/3224-8533

Fortaleza
Farmácia Farmaverde – (85) 3261-1566

Nota importante sobre a escolha dos florais:

A automedicação de florais parece bem fácil. A pessoa procura por palavras-chave e escolhe as essências. Você não precisa se identificar com 100% das características de uma essência para tomá-la. Eles não apresentam contraindicação, mas para fazer a escolha correta é preciso conhecer os sistemas florais e, ao mesmo tempo, ter capacidade de perceber claramente as questões pessoais ou das pessoas próximas, o que nem sempre é simples. Por isso, um profissional capacitado é sempre a melhor opção.

Carolina Arêas

Carolina Arêas

Iniciou sua formação como terapeuta floral através do Healing Herbs, da Inglaterra, estudando as essências de Bach. Também trabalha com Reiki nível II e massoterapia ayurvédica, e é co-criadora do projeto "Word Rocks" e “Love it Forward List”.

Saiba mais sobre mim