Alexey Dodsworth
Por Alexey DodsworthLeia em 3 min.18/10/2014 Atualizado em 04/06/2018

Restaure o equilibrio com o Yoga dos Chakras

Exercício simples ajuda a se isolar do caos cotidiano

Restaure o equilibrio com o Yoga dos Chakras

Deseja um exercício simples capaz restaurar seu ponto de equilíbrio? Reserve um momento do dia no qual você se permita dez minutos de pausa e experimente o passo-a-passo descrito a seguir.

O ideal é que você realize este exercício todos os dias no mesmo horário. Dificuldades iniciais tendem a ocorrer mas, com o tempo, o hábito é incorporado e se torna tão simples quanto escovar os dentes.

Você precisará apenas – pelo menos nos primeiros dias – de um instrumento musical qualquer que lhe permita ouvir as sete notas musicais. Caso você já conheça as notas musicais, o instrumento é desnecessário.

Um relógio que lhe permita computar o tempo também pode ser usado, mas não é imprescindível. Não há problema algum em ficar mais de um minuto mentalizando um chakra (veja imagem acima). Se sua consciência se fixa por mais tempo num chakra específico, talvez isso seja necessário no seu caso.

Busque um espaço no qual você não seja incomodado(a) e possa se desconectar do mundo por dez minutos. Sente-se com a coluna ereta, pernas descruzadas e as palmas das mãos voltadas para cima.

  1. Por um minuto, inspire profunda e lentamente e solte o ar pela boca, esvaziando a mente dos problemas do dia. Caso não consiga deixar de pensar em algo que lhe incomoda, use a seguinte estratégia: pense no que lhe perturba, e imagine o problema sendo solucionado.
  2. Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra U ao som da nota DÓ. Enquanto faz isso, mentalize uma luz vermelha brilhando na região sexual. Este centro, ao ser fortalecido, estimula a sua coragem, sua estabilidade e confere firmeza para lidar com situações mais difíceis. Se quiser, imagine a si mesmo(a) enfrentando e resolvendo algum problema prático que lhe incomode.
  3. Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra O ao som da nota RÉ. Enquanto faz isso, mentalize uma luz laranja brilhando no lado esquerdo de sua barriga, entre o umbigo e a região genital. Este centro, ao ser fortalecido, estimula a boa disposição física e de humor, conferindo energia para agir na vida. Se quiser, imagine a si mesmo(a) cheio(a) de vida, irradiando saúde.
  4. Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra à ao som da nota MI. Enquanto faz isso, mentalize uma luz amarela brilhando no umbigo. Este centro, ao ser fortalecido, estimula o autocontrole, o equilíbrio emocional, e amplia a sua autoridade saudável. Se quiser, imagine a si mesmo(a) imperturbável numa tempestade.
  5. Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra A ao som da nota FA. Enquanto faz isso, mentalize uma luz dourada brilhando no coração (se você estiver emocionalmente mal, mentalize uma luz rosa). Este centro, ao ser fortalecido, estimula a sua amorosidade, sua compaixão, sua capacidade de dar e receber amor. Se quiser, imagine a si mesmo(a) ao lado das pessoas a quem você ama.
  6. Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra Ê ao som da nota SOL. Enquanto faz isso, mentalize uma luz azul brilhando na região da garganta. Este centro, ao ser fortalecido, aumenta consideravelmente o poder da sua expressão verbal, possibilitando a melhoria da comunicação e dos relacionamentos humanos. Se quiser, imagine a si mesmo(a) dizendo de forma clara e objetiva as coisas que você gostaria de dizer, sem raiva ou agressividade.
  7. Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra E ao som da nota LA. Enquanto faz isso, mentalize uma luz lilás brilhando na região entre as sobrancelhas. Este centro, ao ser fortalecido, estimula clareza da visão, a capacidade de síntese, o entendimento racional e possibilita chegar a soluções eficientes. Se quiser, imagine a si mesmo(a) encontrando soluções para um problema que porventura lhe incomode.
  8. Por um minuto (ou mais), continue inspirando lentamente. Mas, ao soltar o ar pela boca, entoe a letra I ao som da nota SI. Enquanto faz isso, mentalize uma luz violeta brilhando no alto da cabeça. Este centro, ao ser fortalecido, estimula a sabedoria, a capacidade de compreensão e a elevação da consciência. Se quiser, imagine a si mesmo(a) flutuando nas nuvens e vendo o mundo lá do alto.
  9. Por fim, execute o primeiro passo novamente: respire devagar e solte o ar pela boca. Imagine-se ficando maior, até ocupar todo o lugar em que você se encontra.

Esse exercício faz parte do livro Os Seis Caminhos do Amor, da Coleção Personare.

Alexey Dodsworth

Alexey Dodsworth

Astrólogo há 30 anos, é escritor, membro da MENSA e atualmente cursa doutorado em Filosofia e Ética em Veneza. Tem ampla experiência em ensino de Filosofia, já tendo sido consultor da UNESCO e assessor especial no Ministério da Educação.