Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Prosperidade

Reprograme sua mente para atingir o sucesso

5 dicas simples de PNL para conquistar objetivos com mais facilidade

 
Imagem: Dollar Photo Club

Para quem ainda não conhece o termo, a Programação Neurolinguística (PNL) é uma metodologia que sugere que tudo o que pensamos e falamos programa nossa mente inconsciente. A PNL é uma ferramenta prática e pode ser muito útil quando bem utilizada.

Mas por que vou querer reprogramar minha mente?

Essa é a pergunta de "um milhão de dólares". E a resposta é: porque sim! Tudo o que você sonha em conquistar só assim é feito quando reprograma sua mente inconsciente para o objetivo desejado."Tudo o que você sonha em conquistar só assim é feito quando reprograma sua mente inconsciente para o objetivo desejado."

Pode ser ganhar mais dinheiro, ter um corpo dentro do que considera ideal, ser mais feliz no trabalho, resolver conflitos em relacionamentos, entender e aprofundar sua espiritualidade, tanto faz! Qualquer objetivo que você consiga mentalizar pode ser potencializado e alcançado com a ajuda da PNL.

Isso acontece pois o ser humano funciona baseado em programações. Chamamos essas programações de nomes diferentes, dependendo do seu nível de profundidade no nosso inconsciente. Por exemplo, hábitos, tradições, superstições, crenças, dogmas, manias, tendências, "achismos" e por aí vai. Quando falo desses termos, nenhum tem conotação negativa ou positiva, apenas são o que são: programações.

Quando entendemos isso, percebemos que podemos alterá-las para alcançar um objetivo mais rápido e/ou desprogramar o que está bloqueando um objetivo, só precisamos aprender como criar antídotos e reprogramar a mente.

Confira abaixo 5 dicas poderosas para reprogramar e programar sua mente inconsciente de maneira para conquistar objetivos com maior facilidade. Lembre-se de não acreditar somente no que escrevo, mas sim colocar em prática para saber se realmente funciona. Só a sua experiência vai comprovar se algo é verdadeiro ou não.

5 dicas poderosas da PNL

1 - Corte todos os palavrões e palavras negativas do seu vocabulário

Quando nos acostumamos com um vocabulário negativo, o fracasso, o desânimo, a miséria, a intolerância, nos são normais! Normal no sentido de estar na normalidade e na conformidade do cotidiano diário. Isso é um ácido corrosivo para nossos sonhos mais elevados. Por isso, elimine palavrões e palavras como: "mas", "não", "nunca", "não consigo", "não mereço", por exemplo. Se identificar outras palavras e termos negativos, corte-os na hora e crie uma intenção de não mais repeti-los.

Nossa mente inconsciente funciona por programação, e programações mentais são construídas por repetição. Quanto mais repetimos algo, mais aquilo se torna verdadeiro para nós. Se repetimos termos negativos, para nossa mente inconsciente eles se tornam verdadeiros, mudando, portanto, a maneira como o inconsciente gerencia nosso corpo, processos endócrinos, sentimento de bem-estar e até a maneira como percebemos o mundo, entre uma infinidade de outros processos que a mente inconsciente comanda. Corte todos os dizeres negativos, sem dó e exceção. Você vai sentir uma subida no seu nível de bem-estar no curto prazo.

2 - Evite hipóteses

Os "e se..." abrem espaço para a dúvida e criamos um padrão de derrapar e patinar na vida. As hipóteses só são permitidas em um momento de deliberação consciente e planejamento de possibilidades. Em qualquer outra ocasião são programações negativas que atrasam nossa vida. É como viver os dias com o freio de mão puxado. O aprendizado acontece no erro, então escolha uma opção e parta para a ação, mesmo que erre. Evite hipóteses a todo custo.

3 - Diminua superlativos

As pessoas que usam os superlativos em excesso - como "importantíssimo, certíssimo, péssimo" - querem passar um senso de domínio e confiança sobre os assuntos da vida maior do que o que realmente têm. Isso vem de uma profunda insegurança com relação aos assuntos e, por isso, tentam buscar fora o que falta dentro de si: afirmação e confirmação. Quando diminuímos/cortamos os superlativos, abrimos espaço para perceber as situações de maneira mais realista. E isso faz com que sejamos mais precisos, aumentando a nossa produtividade.

Por exemplo, ao cortar os exageros na comunicação com nosso cônjuge, muito provavelmente os conflitos que normalmente temos vão diminuir de frequência. Isso porque o ego da outra pessoa não se sente invadido com os exageros e não tenta se defender, atacando você. No trabalho a mesma situação pode ocorrer quando você para de exagerar na apresentação de resultados positivos ou negativos, dando lugar a uma explicação mais real e menos dramatizada. Isso faz com que os méritos verdadeiros e as falhas reais não sejam encobertas por ilusões verbais, trazendo a verdade ao primeiro plano antes. Com isso, você aumentará a produtividade, porque quanto antes reconhecermos os fatos, mais rápido podemos agir de acordo com a situação.

4 - Aprenda a arte da gentileza

No longo prazo, as reais pessoas de sucesso dominam a arte de se comunicar com os outros, visto que o sucesso é algo compartilhado e não solitário. A gentileza abre portas improváveis ao longo da vida porque conecta na essência os seres humanos, e não apenas na personalidade e no papel que a persona/ego está exercendo naquele determinado momento. A gentileza nos dá a oportunidade de conhecer como as pessoas realmente são, revelando quais vivem em um estado de abundância ou miséria. Nada mais revelador do que ser gentil com alguém e essa pessoa ser ranzinza ? o que sugere miséria pura do outro! A revelação que essa prática tão simples traz nos dá clareza para sabermos com quem queremos trilhar a nossa vida pessoal, profissional ou espiritual.

5 - Crie uma intenção para cada dia

Do momento que abrir seus olhos pela manhã até, no máximo, a hora que se olha no espelho do banheiro, crie uma intenção clara de como quer que seu dia seja hoje. Depois, emita esse comando para você mesmo. Olhe no fundo dos seus olhos no espelho e, em silêncio, diga, por exemplo: "Hoje você vai se divertir", "Hoje você vai dar o seu melhor", "Hoje você vai prosperar". A ideia é que este comando sempre seja emitido de forma positiva e construtiva, evitando palavras negativas! Evite falar, por exemplo: "Hoje você não vai sentir dor" ou "Hoje você não vai engordar". O comando é sempre o que você quer que aconteça, e não o que você não quer que aconteça.

É necessária muita coragem para olhar continuamente e profundamente dentro dos seus olhos no espelho. Apenas esse ato desarma camadas consideráveis do seu ego que bloqueia seus resultados. Somando isso à intenção para o dia, você criou um contexto de sucesso para todas as suas atividades.

Resultados costumam ser percebidos em menos de um mês

Essas 5 dicas poderosas, apesar de simples, têm a capacidade de revolucionar sua vida se feitas com sinceridade em um curto espaço de tempo. Em menos de 30 dias os resultados costumam ser práticos e palpáveis, mas peço que, mais do que acreditar nestes dados, confie na sua própria experiência. Pequenas mudanças no longo prazo são responsáveis por grandes conquistas. Então, permita-se mudar pequenos padrões e construa seu sucesso baseado em um estilo de vida de sucesso, e não em fórmulas rápidas. Assim, o sucesso será duradouro, pois está baseado em quem você é, e não no que faz ou tem. Boas descobertas!

Sobre o autor

Sobre o autor

Lucas Scudeler Gomes - É Trainer de Alta Performance da Pandora - Evolução Consciente. Formado em Planejamento Estratégico e Coaching com Psicologia Positiva. Clique aqui para acessar seu blog ou aqui para o Canal do Youtube.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Pandora - Evolução Consciente

É uma empresa de Treinamentos que inspira as pessoas a encontrarem a sua essência e despertarem o máximo de seu potencial. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS