Carregando pagina

Alimentação > Comer Bem

Reduza a vontade de comer chocolate

Use aroma de chocolate nos ambientes ou no corpo e sacie o desejo

 

Você já parou para pensar ao que o cheiro do chocolate remete? Para algumas pessoas o aroma costuma trazer aconchego, sensação de bem-estar e prazer. Já outras são transportadas de volta à infância, para a casa dos avós, por exemplo. Só de pensar naquela barra de chocolate que desmancha na boca dá vontade de comer o doce, não é verdade?

A memória olfativa registra todos os aromas que sentimos até hoje, fica tudo arquivado como um enorme disco rígido de computador. O olfato é um dos sentidos mais rapidamente processados pelo cérebro, e o aroma funciona como uma espécie de gatilho. Quando disparado, resgata da nossa memória olfativa sensações e emoções.

Controle a vontade de comer o doce

O apelo ao consumo de chocolate costuma ser grande. Algumas lojas exibem em sua vitrines vários tipos e sabores do doce, e a cada momento existe uma novidade no mercado para estimular ainda mais a compra.

Como todos sabemos que o consumo excessivo do doce pode gerar ganho de peso, e consequente prejuízo à saúde, reuni algumas dicas para resgatar na memória olfativa as lembranças positivas que o aroma do chocolate traz, mas sem comprometer a dieta.

Para quem quer controlar a vontade de comer chocolate

Experimente fazer um aromatizador de ambientes Para isso, utilize 70 ml de álcool de cereais, 20 ml de água mineral e 10 ml de essência sintética de chocolate. Misture tudo e coloque em um frasco pet de 100 ml, com borrifador. Borrife a mistura na casa duas vezes ao dia.

Outra opção é fazer um difusor com varetas, em 500 ml. Para isso, misture bem em uma vasilha 350 ml de álcool de cereais, 50 ml de água deionizada, 2 gotinhas de corante na cor marrom e 100 ml de essência de chocolate. Se preferir, pode acrescentar uma essência de fruta à mistura, como amora, morango ou pitanga (50 ml de chocolate e 50 ml da essência escolhida). Depois coloque em um recipiente de vidro ou frasco pet e posicione 10 varetas. Vire-as uma vez ao dia para sentir o aroma no ambiente.

Experimente uma máscara facial de chocolate.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 copo de iogurte desnatado

Misture e mexa bem os ingredientes. Depois disso, aplique uma camada no rosto - evitando a área dos olhos - e deixe agir por até 20 minutos e retire a mistura com água morna.

Essa máscara é indicada para peles secas ou normais, pois hidratam e revitalizam, dando viço e brilho. Vale lembrar que pessoas com peles oleosas ou com acne não devem fazer uso dessa receita.

E lembre-se: consuma chocolate com moderação e respeite os limites do seu corpo, pois isso também significa autoconhecimento. E sua saúde agradece.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS