Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Qual o sabor da sua infância?

Alimentos trazem recordações felizes de momentos especiais

 

Banana amassada com farinha láctea, bolinhos de chuva, arroz, feijão, bife e batata-frita... Só de escutar esses nomes nossa imaginação dá voltas ao lembrar dos gostinhos da infância. Cada pessoa guarda um sentimento bem vivo dentro de si de momentos únicos vividos. Todos temos uma história para contar sobre as férias que costumávamos passar na casa de nossas avós e os pratos que elas preparavam para nós ou de um quitute feito por nossas mães em tempos de festa. Ainda hoje o cheiro traz a memória à tona. E nos mostra o valor dos pequenos gestos e tradições familiares presentes no nosso mundo.

O importante é sabermos reconhecer estes momentos de integração dos alimentos com as recordações e cuidarmos para transmitir esses ensinamentos para as gerações que nos seguem. Uma comida carrega um cuidado, um carinho especial que poderá ser um pensamento que acalentará nossas crianças no futuro. O valor não está somente no alimento em si, mas na história contada em torno dele, do afeto que aquela lembrança é impregnada."O valor não está somente no alimento em si, mas na história contada em torno dele, do afeto que aquela lembrança é impregnada." Isto será guardado sempre.

Estamos no mundo do fast food, das comidas instântaneas, da correria e nem sempre percebemos quanto o que ingerimos está ligado às nossas emoções. Um pedaço de bolo de laranja, por exemplo, pode remeter a um universo de magia infantil, de contato com parentes queridos que nos traziam uma sensação de harmonia e pertencimento. Esse sentimento pode ser transpassado para nossos dias atuais somente através do gesto de conexão com um alimento especial.

Reflita: que tipo de alimento é capaz de levar você a um momento de satisfação e amor em seu passado?

Ao pensar em gostinhos de infância, a chef de cozinha, consultora gastronômica e professora de cozinha brasileira, Cris Leite, revela: "Tenho alguns sabores que me fazem reviver a infância. Os que mais mexem comigo são mesmo os sabores natalinos, todos os pratos, os aromas me remetem aos natais felizes".

Recordando sua infância, Cris Leite desenvolveu a receita de brigadeiro de farinha láctea que você encontra logo abaixo. "Os sabores de infância podem ser despertados a qualquer tempo, acredito que vivemos sempre atrás deles. Pratos que despertam as lembranças da alma alimentam o coração. O resultado é felicidade!".

Brigadeiro de farinha láctea

Ingredientes:

  • 100 g de farinha láctea
  • 2 caixinhas de leite condensado
  • 60 g de manteiga sem sal
  • Mais 200g de farinha láctea para a cobertura

Como preparar:

  • 1Misture o leite condensado, a farinha láctea e a manteiga.
  • 2Leve ao fogo baixo, mexendo sempre atá desgrudar do fundo da panela.
  • 3Coloque em uma tigela e deixe esfriar.
  • 4Coloque a farinha láctea da cobertura no tabuleiro e leve ao forno a 200º C por 5 minutos para que fique mais crocante.
  • 5Faça as bolinhas do brigadeiro e passe pela farinha láctea.

Para continar refletindo sobre o tema

Blog da chef Cris Leite - http://sabordeinfanciachefcrisleite.blogspot.com

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Rachel Lopes

Rachel Lopes é jornalista e produtora de conteúdo com enfoque gastronômico. Apaixonada por culinária, fez diversos cursos no Senac do Rio de Janeiro. Escreve sobre alimentação, saúde e beleza. Saiba mais »

contato: rachelopes2013@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS