Carregando pagina

Família > Filhos

Qual estilo de mãe você quer ser?

Descobrir a forma ideal de lidar com a maternidade pode ser mais simples do que se imagina

 
Imagem: iStock

Muitas mulheres se sentem inseguras antes de tomarem a decisão de engravidar: será que este é o momento certo? Será que estou pronta? E minha carreira? Terei que mudar radicalmente meu estilo de vida? E que tipo de maternagem é ideal para o meu bebê? Essas dúvidas são naturais e, acredite, a resposta para cada uma delas está dentro de você.

O primeiro passo para solucionar essas questões é descobrir o que faz sentido para você. Tudo o que fazemos em nossas vidas deve ter significado. E o que seria isso? É estar conectado com nossos valores, crenças e tudo aquilo que acreditamos ser importante para nós. Atualmente, pela velocidade e quantidade de informações que temos acerca de tudo e todos, acabamos perdendo um pouco essa conexão conosco e, consequentemente, deixamos de saber o que realmente faz sentido para nós."Atualmente, pela velocidade e quantidade de informações que temos acerca de tudo e todos, acabamos perdendo um pouco essa conexão conosco e, consequentemente, deixamos de saber o que realmente faz sentido para nós."

Quando as pessoas se (re)conectam com aquilo que dá significado às suas vidas, elas passam a se sentir mais plenas e felizes.

Como saber o momento e a forma de lidar com a maternidade?

Não existe receita, não existe certo ou errado; o que existe são formas que variam de acordo com cada mãe, filho, contexto e família. Por isso, confie na sua intuição, estabeleça uma relação mais estreita com si mesma e seus valores, respeite-se e escute. Não busque respostas em outrem sobre o que é melhor para o seu filho e para você, seja com profissionais, mães mais experientes, avós etc. Essas pessoas podem lhe aconselhar, mas, em regra, a resposta certa está dentro de você.

A verdade é que quando nasce um filho, nasce uma nova mãe e, junto com essa mãe, a melhor maneira de criar um filho: a sua própria maneira, aquela que faz sentido para você.

Cada pessoa possui um estilo que atende uma determinada demanda, portanto, o que é apropriado para um, pode não ser para outro. Algumas mães preferem uma maternagem em que se respeita cem por cento o tempo do bebê, enquanto outras preferem voltar logo a uma rotina intensa de treinos e dieta para retomar a boa forma. Para algumas mulheres, voltar com tudo ao trabalho é o que traz mais segurança, mas para outras mães, faz sentido deixar o emprego para se dedicar exclusivamente à maternidade. E não há nada de errado com nenhuma dessas escolhas, desde que elas façam sentido para quem as escolhe. O mais importante é entender que as diferenças existem e que não há mal nenhum nisso.

Antes de fazer uma escolha, um bom exercício é se perguntar se essa é uma opção segura e sustentável. Avalie, então, se existe congruência sistêmica nessa escolha, ou seja, se ela interfere negativamente em outras pessoas. Caso positivo, o ideal é que você repense essa decisão de modo que a mesma interfira apenas positivamente no seu meio. Pronto! Com esse senso ecológico você poderá escolher o que for, pois todos sairão ganhando. Pregue sempre este mantra: mamãe feliz, bebê feliz - e, consequentemente, entorno feliz.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Amanda Figueira

Psicóloga, coach e consultora de carreira. Possui formação em Reiki e Pranic Healing, atua também como terapeuta holística. Atendimento presencial e online. Saiba mais »

contato: amanda@amandafigueira.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS