Carregando pagina

Beleza > Estética

Prepare os cinco sentidos para 2015

Aprenda como fazer um spa em casa e ter um ano novo melhor

Por: Renata de Abreu

 

O fim de ano chegou e está na hora de fazermos um balanço do ano que passou, lembrar das coisas boas que aconteceram e daquilo que não ocorreu como havíamos planejado. Esta fase de transição é ideal para nos reciclarmos, afinal inicia-se um novo ciclo na vida de cada um de nós. Para recomeçar, nada melhor do que um ritual de purificação e beleza. A aromaterapia, a cromoterapia, a musicoterapia e a automassagem podem ajudar você a preparar o corpo e o espírito para o ano que está chegando. Para um perfeito dia de bem-estar e beleza, é importante que você organize previamente os itens necessários para que todos os sentidos sejam estimulados.

Audição

Músicas alegres e estimulantes devem fazer parte da programação. Nada de sons muito altos ou pesados, afinal precisamos estimular o organismo e não cansá-lo. Também não são indicadas músicas muito relaxantes ou tristes. Devemos encher o organismo de autoestima e disposição.

Visão

Para manter o astral a mil, nada como flores coloridas. O verde estimula, traz frescor e a sensação de juventude. O amarelo energiza, mas cuidado, pois também aumenta o apetite. A cor laranja é ideal, pois energiza, estimula, fortalece ossos e pulmões e, de quebra, é afrodisíaca! Para esse dia, no qual o equilíbrio conta a favor, é bom evitar vermelho, azul e cores muito frias.

Paladar

Para estimular esse sentido sem ganhar muitas calorias e sim uma pele linda, opte por um cardápio à base de muita água, chá branco, folhas, iogurte, salmão, quinua e frutas vermelhas. Isso mesmo, durante todo o dia esses serão os ingredientes-chaves de um cardápio estimulante e antienvelhecimento. Entre as cinco refeições, bastante água e chá verde e branco, que ajudam a limpar e desintoxicar o organismo.

Olfato

As vias nasais apresentam muitos receptores nervosos olfativos que são ligados a uma parte do cérebro associada às emoções, chamada de região límbica cerebral. Por isso, os óleos essenciais são poderosas ferramentas terapêuticas e de beleza. Além de escolher um ou mais óleos essenciais para este dia, que poderão estar espalhados pela casa em aromatizadores, devemos preparar infusões para inalações e banhos com esses poderosos ingredientes que, quando 100% naturais, não agridem o olfato, não causam alergias ou dores de cabeça. Essa prepração levanta o astral, a autoestima e faze a pessoa se sentir bela e bem amada!

  • Para aromatizar o ambiente

Em um difusor, misture 6 gotas de essência de hortelã-pimenta, 6 gotas de Ylang Ylang e 4 gotas de gerânio. Essa mistura é afrodisíaca, antidepressiva, refrescante e alivia sinusite e dores de cabeça.

  • Para o banho

Misture na banheira 250ml de leite (que hidrata a pele), 2 colheres de sopa de óleo de abacate ou óleo de amêndoa doce, 4 gotas de óleo essencial de gerânio, 4 de patchuli e 4 de tangerina. Para completar, use pétalas de rosas na cor correspondente ao que deseja para o próximo ano: rosa para amor, vermelho para paixão, amarelo para dinheiro, branco para paz, etc. Mentalize para que o seu objetivo se concretize no ano que chega.

  • Para o escalda-pé

Em uma bacia ou ofurô para pés, faça uma mistura com água quente, sais de banho, 1colher de sopa de óleo vegetal de amêndoas, 2 gotas de óleos essenciais de sálvia esclaréia, 3 de lavanda e 2 de mirra e pétalas de rosa branca. A combinação promove uma limpeza energética. Durante o ritual, mentalize a cor violeta, pense em afastar as energias negativas e em atrair boas energias para o novo ano.

Tato

A automassagem facial e corporal é fácil, rápida e deve ser feita todos os dias, não somente no final do ano. É claro que no dia-a-dia, o ato de se massagear será mais rápido mas, mesmo assim, garante as curvas livres de edema, o intestino funcionando melhor e o cabelo mais bonito e forte!

  • Para o couro cabeludo

Faça uma massagem que estimula a oxigenação do couro cabeludo e a hidratação dos fios. Prepare uma mistura de 150ml de soro fisiológico com folhas de hortelã batidas e um saquinho de chá de ginseng. Com um pente, divida o cabelo e vá aplicando a mistura com um chumaço de algodão. Passe a mistura diretamente no couro cabeludo, por toda extensão da cabeça. Essa combinação limpa, estimula e tonifica o couro cabeludo. Com a ponta dos dedos (não as unhas), faça pequenos círculos da frente da cabeça até a nuca e da lateral as orelhas, até que os dedos se encontrem no topo da cabeça. Emende um círculo ao outro de modo a caminhar sem perder o contato com o couro cabeludo. Nesse movimento, sentimos o chá de gengibre esfoliando o topo da cabeça de forma natural e confortável.

Agora, de volta à frente da cabeça, faça o mesmo percurso com um movimento "para frente e para trás", que também pode ser feito com a ponta dos dedos, de modo a movimentar o couro cabeludo de um lado para o outro em todas as direções, como se ele estivesse sendo descolado da cabeça. Esses movimentos aliviam as tensões mais profundas da cabeça. Nessa última manobra, iremos deslizar os dedos dentro dos cabelos e fechar as mãos fazendo leves trações para cima. Esse movimento pode ser feito rapidamente como uma fricção e puxões para cima, por toda extensão da cabeça, principalmente na nuca. Energiza e estimula o couro cabeludo.

  • Para a face

Para um efeito rejuvenescedor na face, a receita é unir uma esfoliação com loção caseira à base de germe de trigo, uma máscara tensora com clara de ovos e uma drenagem linfática facial modeladora. Lave o rosto abundantemente com água filtrada. Misture 250 ml de leite a 1 xícara de camomila seca, deixe em infusão por alguns minutos, coe e descarte a camomila. Junte mel e germe de trigo e misture bem. Aplique por toda a face e pescoço, em movimentos circulares e ascendentes, sempre caminhando para a lateral do rosto, no sentido das orelhas e das margens do couro cabeludo. No nariz, segure a ponta para um lado e faça os movimentos circulares no lado oposto que ficou esticado. Enxague com água filtrada.

Agora, misture em uma tigela 1 clara de ovo, 1 colher de sopa de salsa picada e 2 colheres de iogurte bio. Mexa bem até formar um creme homogêneo e aplique no rosto e no pescoço. Aguarde 15 minutos e retire a máscara.

Para a drenagem, use um creme facial para seu tipo de pele. Deslize a ponta dos dedos no sentido das orelhas e da base do couro cabeludo, modelando a face com movimentos ascendentes. Na base do pescoço, pressione os centros linfáticos levemente com os dedos. Da mesma forma, faça esse bombeamento atrás da orelha. A massagem começa no pescoço, deslizando toda a palma da mão para cima, até o queixo. Pode-se curvar a cabeça um pouco para trás e intercalar as mãos, fazendo um X, deslizando da base do lado esquerdo do pescoço até a ponta do lado direito do queixo. Repita o movimento durante 10 vezes em linha reta e 10 vezes para cada lado cruzado. No queixo e na boca, os deslizamentos partem do centro até as laterais das orelhas.

  • Para o abdome

Para uma barriga bem sequinha, é necessário um excelente funcionamento do intestino. Além de afinar a silhueta, a pele também agradece muito! Nessa automassagem usamos óleo de abacate (ou óleo de amêndoas) aquecido com 6 gotas de óleo essencial de erva doce e 4 gotas de óleo essencial de lavanda. Pressione levemente com as duas mãos a região das virilhas para acordar os centros linfáticos. Espalhe o óleo aquecido por todo o abdômen em movimentos no sentido horário. Faça 10 círculos, deslizando a palma das duas mãos com pressão.

Com a ponta dos dedos, faça mini círculos localizados, girando ainda no mesmo sentido da manobra anterior. Quando algum ponto incomodar, pare a ponta dos dedos sobre ele, inspire e ao soltar o ar, pressione profundamente sobre o ponto, circulando em sentido horário. Esse passo deve ser executado lentamente para conseguirmos detectar pontos de estagnação. Com as duas mãos posicionadas no centro baixo das costas, na região lombar, deslize-as para a frente do abdômen, com pressão, modelando a cintura, até a virilha. Repetir essa manobra 10 vezes.

Após este ritual você estará com os cinco sentidos energizados para iniciar 2015 com tudo em cima!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Renata de Abreu

Renata de Abreu

É massoterapeuta especializada em técnicas orientais, cromoterapia, aromaterapia e musicoterapia. Há 15 anos fundou os Spas Mais Vida, com sedes em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Renata também assina os spas dos Hotéis Fasano do Rio.

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS