Carregando pagina

Alimentação > Comer Bem

Pratos natalinos saudáveis

Saiba como preparar a ceia sem descuidar da saúde

 

Natal geralmente é sinônimo de mesa farta. No entanto, nem sempre os pratos escolhidos para essa noite especial são saudáveis. Segundo a nutricionista Flávia Morais, é possível preparar uma típica ceia natalina com alimentos saborosos e menos calóricos. Na hora de celebrar na companhia da família ou dos amigos, evite servir carnes gordurosas como lombo, tender e pernil. "Além de possuírem cerca de 400kcal, para cada 100g, essas comidas são ricas em gordura e colesterol e difíceis de digerir", alerta a especialista, que trabalha na Rede Mundo Verde.

A alternativa é optar por alimentos menos calóricos como o peru assado, regado com suco de laranja, ou o bacalhau feito com tomate, pimentão, brócolis, cebola e alho. O primeiro possui aproximadamente 180kcal, enquanto o prato feito com o peixe tem cerca de 200kcal. "Quando ingerimos mais calorias do que nosso corpo é capaz de gastar, ganhamos peso. Por esse motivo, é importante ter na mesa alimentos ricos em nutrientes e com pouca gordura", explica Flávia.

Acompanhamentos

Para acompanhar as carnes e os assados, a tradicional farofa e o arroz natalino não precisam ficar de fora da ceia. A ideia é adaptar a preparação dos pratos. "Ao invés de incrementar a farofa com bacon ou presunto, use frutas secas ou legumes, como nozes, damasco e milho. Já o arroz pode ser enriquecido com lascas de amêndoas ou uvas passas. Se for integral, melhor ainda. Além de ser mais saudável, as fibras ajudam a aumentar a saciedade", ensina a especialista.

De acordo com a nutricionista, uma outra dica rápida e saudável para a noite de natal é investir nas saladas verdes, ao invés das misturas cremosas, feitas com maionese e creme de leite. "A salada de folhas frescas com tomate cereja e palmito deixa a mesa bonita e serve como um complemento interessante para a noite. Para temperar, aposte no molho vinagrete ou mostarda, que dão um sabor especial ao prato", orienta.

Na hora de preparar as delícias que farão parte da ceia, é importante não descuidar dos temperos. Para dar gosto aos alimentos, as melhores opções são as naturais, como alho, cebola, louro, orégano, alecrim, manjericão ou cravo. Os condimentos industrializados, como caldos prontos, devem ser evitados. "Alimentos carregados de sal, glutamato monossódico e gordura fazem mal à saúde. Quando consumidas em excesso, essas substâncias ainda acarretam no aumento de peso e podem causar problemas cardíacos ou de retenção de líquido", informa a nutricionista.

Aperitivos e bebidas

Enquanto a ceia de natal não fica pronta, seus convidados podem se deliciar com aperitivos saudáveis. Segundo a especialista, as oleaginosas, como nozes, amêndoas, pistache, avelã e castanhas, são fontes de gordura insaturada, que funciona como uma aliada à saúde do coração. Como essas opções de entrada também ajudam a diminuir a fome, é possível que no momento de fazer o prato da ceia, a pessoa se contente com porções menores.

No Brasil, o natal ocorre durante o verão. Por esse motivo, é importante a ingestão de líquidos durante a festa. Água aromatizada com raminhos de hortelã ou alecrim melhora a digestão. Já a água de coco, servida com bolinhas de melancia, e chá de frutas gelado são opções bonitas e saborosas, que ajudam a hidratar o corpo. Se você não quer abrir mão da bebida alcoólica para celebrar a data, pode diluir o vinho tinto seco com água com gás, acrescentando algumas frutas. "A água ajuda a diminuir o teor alcoólico da bebida e permite que todos façam o brinde de fim de ano sem abusar", destaca a nutricionista.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS