Carregando pagina

Saúde > Exercício Físico

Pratique Yoga sem esforço ou movimento

Aprenda 2 posturas que amenizam problemas de saúde causados pelo estresse

 
Imagem: Flickr

Você tem, hoje em dia, algum desses sintomas com frequência?

  • Dores musculares e de cabeça
  • Câimbras sem sentido
  • Queda de cabelo
  • Insônia
  • Falta de concentração
  • Ansiedade
  • Angústia
  • Problemas gastrointestinais e cardíacos
  • Alergias

Como o estresse age no corpo?

O estresse é um problema físico, está ligado ao aumento do nível de cortisol na corrente sanguínea. Ocorre da seguinte forma: ao perceber um perigo eminente ou de um evento traumático, a parte do cérebro denominada córtex determina a relevância deste estímulo. O córtex aciona o sistema límbico, que é responsável pelas emoções e comportamentos sociais e, através do sistema nervoso autônomo, comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos, interferindo positiva ou negativamente no funcionamento visceral (coração, vasos sanguíneos, pupilas, sistema gastrointestinal, etc.). Ao ativar as estruturas do sistema nervoso autônomo, o organismo libera hormônios que são a adrenalina e a noradrenalina: responsáveis pela ativação da reação luta-ou-fuga que resultam em dilatação pupilar, palidez, aceleração e aumento da força das batidas cardíacas e da respiração, ereção dos pelos, sudorese e paralisação do trânsito gastrointestinal. Concomitante a esta reação, a glândula hipófise libera o hormônio ACTH, conhecido como o hormônio do estresse, que aumenta a secreção de corticosteroides. Os hormônios corticosteroides têm amplas ações sobre praticamente todos os tecidos do corpo, alterando o seu metabolismo, a síntese de proteínas, a resistência imunológica, as inflamações e infecções provocadas por agressões externas, etc. O seu grau de ativação pode ser avaliado, medindo-se a quantidade de cortisol no sangue.

Se respondeu sim, é possível que se fizer um exame de sangue para investigar algum desses problemas, verá que o hormônio cortisol está fora dos níveis normais em seu organismo. Sabe o que isso significa? Que você está estressado (veja no box ao lado como o estresse age no seu corpo). Depois de ler isso, deve estar pensando: "normal, esse problema atinge milhares de pessoas cotidianamente. Afinal, como posso não sofrer de estresse, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo?".

Acredite: não é natural viver em estado de estresse. E uma das opções para ficar livre do desconforto e dos problemas de saúde causados por este mal é o Yoga Restaurativo. Esta prática não exige nenhum tipo de esforço ou movimento."Esta prática não exige nenhum tipo de esforço ou movimento."

É um carinho que você oferece a si mesmo, funcionará como um momento de recolhimento dos ruídos e estímulos externos, fazendo com que a mente pare de borbulhar e deixe o sistema nervoso relaxar.

Com isso, conseguirá entrar em contato com a sua essência e ter uma vida mais saudável, afastando os efeitos crônicos do estresse. Certa vez uma aluna me disse, após uma prática: "Caramba, a minha sensação era de estar me abraçando com muito carinho durante as posturas (asanas)".

Dormir não é sinônimo de relaxamento. Praticar Yoga sim

Existe uma grande diferença entre relaxar e dormir. Quando a pessoa entra em sono profundo, existem momentos nos quais pode haver tensão muscular e outros efeitos fisiológicos relativos à tensão provocada por um sonho, por exemplo. Já no Yoga Restaurativo ocorre o verdadeiro estado de relaxamento, pois não existe movimento e esforço. Com isso, a mente se aquieta.

Para praticar o Yoga Restaurativo basta ter o que chamamos de "props" - que podem ser almofadões, mantas, blocos, cintos ou pequenos pesos. A prática, além de não exigir esforço ou tensão - ainda proporciona ao praticante a sensação de apoio e segurança."A prática, além de não exigir esforço ou tensão - ainda proporciona ao praticante a sensação de apoio e segurança."

Os asanas restaurativos promovem o movimento da coluna vertebral e equilibram os Chakras (entenda aqui o significado dos Chakras). As posturas invertidas melhoram as taxas hormonais e a pressão arterial, diminuem a excitação cerebral e aliviam retenção líquida. O Yoga Restaurativo também alterna o estímulo e o relaxamento dos órgãos e balanceia as energias femininas e masculinas do nosso corpo. Esta prática é tudo de bom!

Comece a praticar agora

Veja abaixo dois asanas restaurativos básicos, que podem ser feitos ao final do seu dia, depois de um banho morno e antes do jantar. Você gastará apenas 30 minutos do seu dia para colocar a técnica em sua ação. Depois disso, sua qualidade do sono, seu humor e sua saúde vão melhorar.

Separe 1 manta (para cobrir o chão), edredom, almofadões, toalhinha de mão, almofadas, travesseiros. Tudo que seja fofo e macio, disponível em casa. Vista uma roupa solta, confortável e limpa. Se você tiver o tapete de Yoga, use-o no lugar da esteira e do edredom.

O local onde fará as posturas deve ser fresco, arejado, limpo e silencioso. Durante toda a prática, procure estar confortável na posição. Sempre respire pelo nariz: inspire naturalmente e expire bem devagar. Essa respiração limpa a sua mente e relaxa o seu corpo. Coloque uma música suave e em volume baixo. Entregue-se ao "nada a fazer". O objetivo não é dormir, mas se acontecer, não se preocupe, certamente seu corpo e sua mente precisavam do sono.

Side shavasana

Side shavasana

Você vai precisar de:

- 2 cobertores (1 comprido e 1 outro dobrado na forma de um pequeno quadrado, que deve ter a altura do seu ombro)

- Mantas

- 1 almofada ou travesseiro

- 1 almofadão

- 1 pequena toalha de lavabo

A postura pode ser feita no tapete de Yoga, na esteira de praia ou no chão, sobre uma manta ou edredom.

Side shavasana

Primeiro você vai escolher de que lado quer se deitar. Depois, apoie o almofadão em suas costas, flexione os joelhos e, entre as suas pernas, coloque o cobertor comprido. O cobertor dobrado deve ser colocado abaixo da cabeça, deixando-a paralela ao chão. O braço que está encostado no tapete deve estendido no chão na mesma linha de seu ombro. Por fim, cubra seus olhos com a toalha e coloque a almofada em cima de seu braço estendido, apoiando o outro braço sobre ela.

Permaneça na postura por 15 min. Ao término, volte a se movimentar lentamente e sente-se.

Shavasana

Shavasana

Você vai precisar de:

- 2 cobertores

- 1 pequena toalha de lavabo

- Objetos que façam peso em sua mão, mas que não lhe incomodem

A postura pode ser feita no tapete de Yoga, na esteira de praia ou no chão, sobre uma manta ou edredom.

Shavasana

Deite-se de costas, coloque a manta quadrada embaixo da sua cabeça e pescoço. Sob os seus joelhos, coloque a manta retangular e observe se a posição está confortável. Cubra seus olhos com a toalha de lavabo e coloque os pesinhos em suas mãos. Solte o peso do corpo para o chão e vá relaxando cada músculo, começando pelas extremidades e, por último, o seu rosto.

Permaneça na posição por 15 minutos. Ao terminar, role lentamente para o lado direito, fique um pouquinho na postura fetal, e depois empurre o chão com as duas mãos e sente-se.

+ de Yoga

Posições de Yoga revelam seus desafios

Acessórios para praticar Yoga

Posturas de Yoga para iniciantes
Como escolher o tapete ideal para Yoga?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Rosine Mello

Formada em Educação Física, é praticante de Hatha Yoga desde 1998. Atua como professora desde 2005, certificada pelo Simplesmente Yoga. Atualmente estuda e pratica Iyengar Yoga. Saiba mais »

contato: rosine.mello@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS