Carregando pagina

Saúde > Exercício Físico

Posições de Yoga revelam seus desafios na vida

Aprenda posturas fáceis que trabalham medo, timidez, ansiedade e mais

Por: Fabiano Benassi

Página 1 de 6
 
Imagem: Life of Pix

No Yoga, os asanas - que são as posições (ou posturas) feitas com o corpo - não trabalham apenas o corpo físico, fortalecendo-o e alongando-o, como também podem amenizar alguns desafios que você possui na vida."No Yoga, os asanas - que são as posições (ou posturas) feitas com o corpo - não trabalham apenas o corpo físico, fortalecendo-o e alongando-o, como também podem amenizar alguns desafios que você possui na vida."

Isso acontece porque esta prática milenar contribui em mudar positivamente a forma com que os Samskaras (hábitos) estão enraizados em nosso corpo. E os Samskaras são justamente tudo que temos programado na nossa mente inconsciente e que determinam muitas escolhas que fazemos na nossa vida, seja por medo, segurança, limitação, apego ou desejo de mudar ou conquistar. É onde também estão os seus princípios, valores, noção de moral e ética. Neles, ficam programadas as formas como você reage às situações do dia a dia. O Samskara é a lente que revela a sua forma única de enxergar o mundo.

Mas você deve estar se perguntando como acontece, na prática, a relação do Samskaras com o Yoga e as possíveis dificuldades que enfrenta. Para entender melhor, vou usar como exemplo uma aluna tímida que participava das minhas aulas. Ela tinha uma postura curvada para frente, deixando uma leve corcunda em suas costas, e não costumava falar muito. Era sempre a última a sair da sala e nos bate-papos em grupo ficava em um canto separado dos outros apenas observando, sem participar, mesmo quando era chamada.

+ Aprenda posturas de Yoga para principiantes

Comecei a trabalhar com ela o asana (postura, posição) de abertura da caixa torácica e fortalecimento das costas. Depois de um tempo de prática percebi que a postura dessa aluna melhorou e a deixou mais alta, fazendo com que seu olhar se projetasse para frente e não para baixo. De uma pessoa que se colocava em "exclusão", ela passou a aparecer e participar mais dos grupos e conversas. Dava para perceber nitidamente que ficou mais extrovertida.

Desenvolver o corpo significa desenvolver a mente

Esse é um exemplo de como as posições de Yoga têm um trabalho importante que vai além do corpo, pois também refletem na mente e nas emoções. Justamente por isso que os asanas podem revelar uma limitação física que temos em nossa vida, mas que está relacionada com um comportamento inconsciente (Samskara). E como se diz em um trecho de um texto clássico do Hatha Yoga: quem controla o corpo, controla a mente. E quem controla a mente, controla o corpo.

Ou seja, se você começa a desenvolver o seu corpo, inevitavelmente isso vai refletir na sua vida, mudando seu comportamento e, consequentemente, despertando um potencial que já tinha, mas que provavelmente não usava por causa desta limitação."se você começa a desenvolver o seu corpo, inevitavelmente isso vai refletir na sua vida, mudando seu comportamento e, consequentemente, despertando um potencial que já tinha, mas que provavelmente não usava por causa desta limitação."

Passo a passo de 5 posições para trabalhar suas limitações

Selecionei 5 posições que vão ajudar você a identificar algumas limitações e, consequentemente, superá-las. As posturas são simples, para que qualquer pessoa consiga fazer. Todos os asanas têm um tempo estabelecido para a prática, mas é importante que faça com bastante atenção e dentro do seu limite para não se machucar. Como diz um dos meus professores: "faça o que pode para chegar aonde quer".

Durante a execução das posições, mantenha sua respiração profunda, lenta e consciente, usando apenas o nariz para inspirar e expirar. Por último, é importante levar em consideração que os asanas abordam um aspecto geral, e não específico. Para fazer um trabalho voltado exclusivamente para seu caso, a recomendação é que consulte um profissional. Praticar Yoga é um trabalho em que você é o cientista e a experiência ao mesmo tempo.

Dito isto, vamos à prática!

Na próxima página você descobrirá qual limitação corporal tem a ver com problemas de autoestima e emoções. E o melhor: aprenderá 2 posturas para reverter estas dificuldades. Clique abaixo!

Página 1 de 6

Esta matéria foi útil para você?

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS