Karin Fromm
Por Karin FrommLeia em 2 min.13/01/2010 Atualizado em 11/10/2018

Pés quentes e cabeça fria

Faça um escalda-pés para relaxar e reduzir a sensação de sobrecarga

Pés quentes e cabeça fria

Escalda-pés é um remédio antigo, indicado por nossas avós para esquentar todo o corpo e afastar resfriados. Mas seus efeitos benéficos vão muito além desses… É excelente para aliviar dores de cabeça, cansaço, tensões musculares, preocupações ou acalmar uma mente muito inquieta. Na medicina chinesa quando os pés estão bem aquecidos é um sinal de saúde e energia circulando bem. O escalda-pés age positivamente no seguinte princípio: o bem-estar acontece quando temos os pés quentes e a cabeça fria! Portanto use e faça sempre que precisar, sem contra-indicações!

Apenas mergulhar os pés por 20 minutos numa bacia com água quente (na temperatura que você aguentar) já é suficiente para que estes pequenos milagres ocorram no seu corpo e na sua mente. Mas confira algumas receitas e aditivos para incrementar o seu ritual de bem-estar… Para relaxar Adicione à água quente 5 gotinhas de óleo essencial de lavanda. Ou um copo de chá de camomila bem concentrado. Inale o perfume das ervas, deixe o local pouco iluminado e tente pensar em nada.

Para limpar

Quando você se sentir muito sobrecarregado ou com aquele mal estar difuso, uma limpeza pode ajudar a clarear as coisas. Adicione um punhado de sal grosso e outro punhado de folhas de manjericão à água quente e sinta a diferença.

Para ativar

Inchaço, dores ou sensação de cansaço nas pernas podem indicar sinais de má circulação. Para ajudar o sangue a ficar mais “esperto” adicione três gotas de óleo essencial de alecrim (ou Rosmarinus) à água. Se você não encontrar o óleo, pode substituí-lo por um copo de chá de alecrim concentrado. Para efeitos ainda melhores, coloque alguns cascalhos ou pedregulhos no fundo da bacia e role os pés sobre eles.

Para hidratar

Quais são os pés que não precisam de uma hidratação? Você pode aproveitar este momento de relaxamento e fazer duas coisas ao mesmo tempo. É só adicionar à água uma colher (sopa) cheia de óleo de amêndoas.

Para demonstrar seu amor

Seja por você mesmo ou para presentear alguém… Prepare um escalda-pés com quatro gotas de óleo essencial de ylang-ylang e duas gotas de óleo de lavanda. Enxugue os pés delicadamente, use um creme e finalize com uma inesquecível massagem.

Karin Fromm

Karin Fromm

Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer.