Carregando pagina

Família > Filhos

Os benefícios dos brinquedos ecológicos

Peças estimulam imaginação e causam menos impacto ambiental

 

Em época de Dia das Crianças, muita gente pensa em presentear os pequenos com brinquedos. No entanto, mais do que buscar agradar quem você ama, é importante ter consciência na hora de escolher um presente que faça bem para a criança e todo o ambiente ao seu redor. E os brinquedos ecológicos podem cumprir bem esse papel.

Os brinquedos ecológicos são feitos com materiais naturais, como madeira certificada, tecidos orgânicos e borracha natural, obtida através no látex da seringueira, recurso natural e renovável cuja extração não tem impacto ambiental. De acordo com Maria Xavier, mestre em cadeia de produção aplicada ao comércio e sócia da empresa "Brinquederia", há no mercado a predominância de brinquedos de borracha sintética, mas até as peças feitas de plástico podem ser consideradas ecológicas, desde que o plástico utilizado tenha sido reciclado.

A produção de brinquedos naturais costuma ter um impacto menor no meio ambiente em comparação com os brinquedos comuns. Mas para ter certeza de que o produto não será agressivo à natureza, a matéria-prima usada deve ser avaliada com cuidado, já que esse tipo de brinquedo pode ser reciclado sem problemas. Segundo Maria, o material deve ser biodegradável, não ter causado a derrubada de árvores em sua extração e estar livre de compostos químicos que podem afetar a saúde de seu dono, como os ftalatos ou o BPA. Essas informações devem ser encontradas junto ao produto.

Quando livres de qualquer substância danosa, os brinquedos ecológicos são adequados para qualquer faixa etária, inclusive para os bebês. Porém, é sempre importante estar atento ao selo do Inmetro, que serve de referência para a escolha de um brinquedo seguro, inclusive os ecológicos.

Mesmo que o brinquedo seja feito de forma natural, os pais precisam estar atentos se os filhos são alérgicos à matéria-prima usada na composição da peça. Se for o caso de sua criança, opte pelos brinquedos de borracha natural, que são hipoalergênicos (ou seja, que tende a não causar alergia), antibacterianos e resistentes ao ácaro, além de não acumular mofo ou poeira.

Brinquedos naturais instigam curiosidade e ajudam a desenvolver intelecto

Sem componentes mecânicos ou eletrônicos, os brinquedos naturais são mais simples do que os comuns. Como não produzem sons ou se movem, as crianças precisam inovar na imaginação e fazer os próprios movimentos e sons. Segundo Maria, muitos educadores indicam este tipo de brinquedo para estimular o desenvolvimento criativo e intelectual de bebês e crianças pequenas, já que elas não estão lidando com um brinquedo pronto. "A manutenção desse tipo de produto também é simples. A limpeza dos brinquedos ecológicos deve ser feita preferencialmente com um pano úmido ou com uma escovinha macia, já que a máquina de lavar pode danificar o material", aconselha Maria.

Além dos brinquedos naturais, que divertem as crianças sem trazer problemas para elas o ambiente em que vivem, os demais produtos ecológicos beneficiam a sociedade como um todo, alertando para um tipo de consumo mais consciente. "Atualmente, notícias sobre condições de trabalho degradantes chocaram consumidores mundo afora. Mais do que produtos ecológicos, os consumidores passaram a se interessar por produtos sustentáveis, oriundos de práticas éticas de negócios", pontua Maria.

Além de garantir a diversão da criança que receber um brinquedo ecológico, adquirir um produto natural ajuda a fortalecer a ideia de que a sustentabilidade é um dos melhores caminhos para que os recursos do planeta durem mais. Além de não fazerem mal para a natureza, trarão benefícios e ótimas recordações para os pequenos.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS