Carregando pagina

Alimentação > Comer Bem

Orgânicos podem melhorar a saúde

Conheça os benefícios desses alimentos e entenda como são cultivados

 

Uma boa maneira de evitar problemas de saúde é incorporando alimentos orgânicos no seu cardápio. Esse tipo de produto não possui substâncias químicas tóxicas, geralmente encontradas em alimentos cultivados com agrotóxicos. Os orgânicos ainda preservam em sua composição a qualidade da água, a fertilidade do solo e a vida silvestre.

O cultivo desse tipo de alimento é baseado nas leis da natureza, ou seja, respeita as diferentes épocas de safra e todo o manejo agrícola é voltado para a preservação dos recursos naturais, além de respeitar os direitos de seus trabalhadores.

Apesar dos inúmeros benefícios, comprar orgânicos no Brasil ainda é caro. Isso acontece porque é difícil manter o cultivo saudável e natural do alimento, desde sua germinação até a hora da colheita. Os pesticidas têm função de reduzir as perdas na produção, garantindo uma maior produtividade, tornando o aspecto do produto melhor e aumentando o lucro do produtor.

Os agricultores de orgânicos perdem frequentemente safras inteiras devido à fragilidade de suas plantações. Mas a única maneira de baixarem os preços é se aumentarmos a demanda para reduzir os custos. Por esse motivo, ao incluir produtos orgânicos nas compras incentivamos a produção e torná-los mais baratos a longo prazo. Uma alternativa que pode sair mais barata é comprar cestas de orgânicos.

Para saber se o produto que você está adquirindo é livre de resíduos tóxicos, fique atento ao selo de certificação que acompanha os orgânicos. Vale lembrar que o alimento hidropônico não é considerado orgânico, pois utiliza adubos químicos solúveis. A diferença é que ao invés de ser cultivado na terra, a produção é realizada na água.

Se não for possível consumir somente os orgânicos, dê prioridade aos produtos que no cultivo tradicional são os mais bombardeados de pesticidas, como: tomate, morango, uvas (isso vale para frutas frescas, secas ou sucos de garrafa), pêssego, pimentão e folhas em geral.

Caso opte pelos alimentos de cultivo tradicional (com veneno), o ideal é que você escolha os de tamanho menor. Isso geralmente indica que eles foram menos agredidos pelo uso do agrotóxico. Outra dica é descascar bem qualquer alimento cultivado na maneira tradicional, já que o veneno contido nas plantações sobrepõe-se ao beneficio que a casca do alimento possui.

Confira abaixo algumas lojas brasileiras que entregam produtos orgânicos

Rio de Janeiro

  • Grão Integral

As entregas são realizadas nas terças, quintas e sábado

Rua das Laranjeiras, 43, loja 12. Galeria da Caixa Econômica

Tel.: 2285-6739/2225-4720

Site: www.graointegral.com.br

  • Fontes

Os pedidos são feitos às segundas-feiras, na parte da tarde. A entrega é realizada toda terça-feira, a partir das 13h. Somente na Zona Sul.

Rua Visconde de Pirajá, 605 - Galeria do Cinema Estação.

Tel.: 2512-5900

Site: www.fontesipanema.com.br

  • Sítio do Moinho

Os pedidos devem ser feitos com um dia de antecedência, até às 12h. As entregas são realizadas na Zona Sul, Barra (terças e quintas) e Méier (toda quinta-feira).

Estrada Correa da Veiga, 2405 - Santa Mônica - Itaipava

Tel.:(24) 2291-9171/0300-313-2200

Site: www.sitiodomoinho.com

  • Universo Orgânico

As entregas são feitas diariamente, de segunda a sábado

Rua Conde de Bernadote, 26, lojas 105 E 106

Tel.: 3874-0186/2274 8983

Site: www.universoorganico.com

  • GOB Empório Orgânico

A feira chega nas terças, quintas e sábado. O ideal é fazer os pedidos com um dia de antecedência

Rua Voluntários da Pátria, 448 - Box 80/81. Cobal Humaitá

Tel.: (21) 2526-2640

São Paulo

  • Família Orgânica

Os pedidos podem ser feitos até domingo e as entregas são realizadas às quintas-feiras. A taxa de entrega é definida de acordo com a região

Tels.: (19) 3289-2992/(19) 9714-5507

E-mail: pupin@familiaorganica.com.br

Site: www.familiaorganica.com.br

  • Caminhos da Roça

Os pedidos são feitos pela internet. Os usuários cadastrados no site recebem, toda quinta-feira, uma lista com os alimentos disponíveis. As entregas são realizadas entre terça e quarta-feira.

Site: www.caminhosdaroca.com.br

Pernambuco

  • Comadre Fulozinha

As entregas são realizadas toda sexta-feira, de 8h às 13h. Os pedidos podem ser feitos por meio do site http://www.comadrefulozinha.com.br, na seção "Loja Virtual", ou pelos telefones: (81) 9963-0970/8774-2999, em horário comercial.

Minas Gerais

  • Fradhe Orgânicos

As entregas são realizadas toda segunda-feira, à tarde. Os pedidos podem ser feitos diariamente pelos telefones (31) 3275-1068 / 9245-0257, ou pelo e-mail fradheorganicos@gmail.com.

Site: http://www.organicosbh.com.br

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Julia Comodo

Jornalista, pesquisadora alimentar, acredita que a alimentação natural é uma escolha que pode transformar a vida das pessoas. Mantém o blog http://diariodeumanatureba.blogspot.com/ Saiba mais »

contato: juliacomodo@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS