Carregando pagina

Beleza > Estilo

O que significa usar mesma cor de roupa que alguém próximo?

Cromoterapeuta explica como ocorre sintonia entre pessoas vestindo mesmo tom

 
Imagem: Dollar Photo Club

Sabe aqueles dias que você coloca uma roupa para trabalhar e quando chega ao escritório encontra uma ou mais pessoas vestindo o mesmo tom? Será coincidência ou sintonia? Como terapeuta holística e especialista em Cromoterapia, acredito na sintonia, na energia e nas necessidades de cada um para aquele momento, que por algum motivo se conectam, o que faz diferentes pessoas usarem, ao mesmo tempo, determinada cor.

Leia mais

Conheça um pouco mais sobre o significado de cada cor no uso das roupas:
Leia mais
Vermelho - energia, vigor, vitalidade, motivação, disposição
Leia mais
Laranja - coragem, ousadia, bom humor
Leia mais
Amarelo - foco, alegria, atrair a atenção
Leia mais
Verde - equilíbrio, decisão, serenidade
Leia mais
Azul - tranquilidade, mantém o controle da situação, envolvimento
Leia mais
Índigo - aprendizado, controle, paz, aproxima as pessoas
Leia mais
Violeta - autoridade, equilíbrio, poder, elevação espiritual
Leia mais
Rosa - gentileza, afeto, emoção, comunicação, beleza
Marrom - segurança, firmeza, seriedade, maturidade
Preto - elegância, isolamento, poder
Branco - paz, serenidade, pureza, despertar o estado interior
Cinza - neutralidade, indecisão, carência

Se em uma equipe profissional os funcionários estão estressados, cansados ou ansiosos por conta de algum trabalho que precisam terminar ou entregar em curto prazo, eles tendem a buscar os benefícios da cor verde ou azul, por exemplo - na maioria das vezes de forma intuitiva - que trazem uma sensação de calma, tranquilidade, equilíbrio e harmonia.

Tive uma experiência bem interessante nesse sentido, há alguns meses. Precisava gravar uma entrevista para um programa de TV e não sabia qual roupa iria usar. Sempre penso no laranja nessas horas, pois remete à coragem, ousadia e foco, mas também gosto do azul, pois transmite uma certa imparcialidade e aproxima as pessoas. Então, decidi que usaria um vestido azul, mas com nuances em laranja, para aproveitar a energia das duas cores. Fiquei surpresa quando a repórter chegou ao meu consultório vestindo uma camisa azul, em um tom muito parecido com o da minha roupa.

Eu nunca tinha visto essa profissional e, consequentemente, não a conhecia. Mas como o tema da entrevista era justamente a importância das cores nas roupas e como isso influencia nosso dia a dia, perguntei a ela o motivo da escolha pela camisa azul. A repórter me disse que estava muito ansiosa e agitada, como se o trabalho estivesse consumindo muito sua energia. Escolheu uma peça nesta cor, pois percebeu que só de olhar para o tom ficava mais tranquila, calma e centrada.

O azul realmente acalma, tranquiliza a mente e o coração, mas principalmente aproxima as pessoas. O meu foco na entrevista era passar o conhecimento de forma equilibrada e interagir para que as pessoas entendessem a Cromoterapia, enquanto a repórter precisaria estar serena para fazer um bom trabalho. Acredito muito nessa sintonia que houve entre nós duas, mesmo sem a gente se conhecer.

Convido você, então, a fazer um exercício de observação no dia a dia, no que diz respeito aos seus estados emocionais e o uso de determinadas cores. Repare, principalmente, quando isso afeta uma equipe de trabalho ou até um grupo de amigos.

E ai? Já teve alguma situação de sintonia de uma cor de roupa com alguém? Conte para mim!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS