Solange Lima
Por Solange LimaLeia em 3 min.07/03/2016 Atualizado em 02/05/2018

O que significa usar mesma cor de roupa que alguém próximo?

Cromoterapeuta explica como ocorre sintonia entre pessoas vestindo mesmo tom

O que significa usar mesma cor de roupa que alguém próximo?

Sabe aqueles dias que você coloca uma roupa para trabalhar e quando chega ao escritório encontra uma ou mais pessoas vestindo o mesmo tom? Será coincidência ou sintonia? Como terapeuta holística e especialista em Cromoterapia, acredito na sintonia, na energia e nas necessidades de cada um para aquele momento, que por algum motivo se conectam, o que faz diferentes pessoas usarem, ao mesmo tempo, determinada cor.

Se em uma equipe profissional os funcionários estão estressados, cansados ou ansiosos por conta de algum trabalho que precisam terminar ou entregar em curto prazo, eles tendem a buscar os benefícios da cor verde ou azul, por exemplo – na maioria das vezes de forma intuitiva – que trazem uma sensação de calma, tranquilidade, equilíbrio e harmonia.

Tive uma experiência bem interessante nesse sentido, há alguns meses. Precisava gravar uma entrevista para um programa de TV e não sabia qual roupa iria usar. Sempre penso no laranja nessas horas, pois remete à coragem, ousadia e foco, mas também gosto do azul, pois transmite uma certa imparcialidade e aproxima as pessoas. Então, decidi que usaria um vestido azul, mas com nuances em laranja, para aproveitar a energia das duas cores. Fiquei surpresa quando a repórter chegou ao meu consultório vestindo uma camisa azul, em um tom muito parecido com o da minha roupa.

Eu nunca tinha visto essa profissional e, consequentemente, não a conhecia. Mas como o tema da entrevista era justamente a importância das cores nas roupas e como isso influencia nosso dia a dia, perguntei a ela o motivo da escolha pela camisa azul. A repórter me disse que estava muito ansiosa e agitada, como se o trabalho estivesse consumindo muito sua energia. Escolheu uma peça nesta cor, pois percebeu que só de olhar para o tom ficava mais tranquila, calma e centrada.

O azul realmente acalma, tranquiliza a mente e o coração, mas principalmente aproxima as pessoas. O meu foco na entrevista era passar o conhecimento de forma equilibrada e interagir para que as pessoas entendessem a Cromoterapia, enquanto a repórter precisaria estar serena para fazer um bom trabalho. Acredito muito nessa sintonia que houve entre nós duas, mesmo sem a gente se conhecer.

Convido você, então, a fazer um exercício de observação no dia a dia, no que diz respeito aos seus estados emocionais e o uso de determinadas cores. Repare, principalmente, quando isso afeta uma equipe de trabalho ou até um grupo de amigos.

E ai? Já teve alguma situação de sintonia de uma cor de roupa com alguém? Conte para mim!

Leia mais

Conheça um pouco mais sobre o significado de cada cor no uso das roupas:

Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.