O que significa sonhar com traição?

Descubra o que a traição simboliza e veja significados de sonhos deste tipo | Glossário Personare

O que significa sonhar com traição?

Sonhar com traição pode revelar, simbolicamente, muito mais sobre o seu interior do que sobre outra pessoa. Portanto, não se deve entender a traição necessariamente por algo que ocorre entre indivíduos. Ela pode ocorrer também entre organizações e instituições.

Confira a seguir mais detalhes para entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com traição

  • Como se dá essa traição?
  • Com quem a traição ocorre?
  • Como o sonhador se sente ao tomar conhecimento desse ato no sonho?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com traição

  • Passo por cima de meu próprio desejo em prol de outras pessoas?
  • Consigo ser claro em minhas relações de forma a expressar minhas necessidades?
  • Comprometo-me com meu próprio desenvolvimento ou traio a mim mesmo, agindo contra meus princípios?
  • Estabeleço relações autênticas ou me aprisiono em experiências destrutivas que minam meus propósitos de vida?
  • De que maneira traio a mim mesmo? Com atitudes que me distanciam do que é significativo e importante para mim?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com traição:

Sonhar com uma traição

Sonhar com uma traição pode indicar que o sonhador vem se submetendo a experiências que vão contra suas próprias necessidades e desejos.

Sonhar que é traído pelo cônjuge

Ser traído pelo cônjuge em um sonho pode demonstrar que um contato com aspectos mais sombrios e menos conscientes de si mesmo. As emoções relacionadas a este símbolo no sonho são importantes para sua compreensão.

O que está por trás da traição?

Na natureza, a ideia de traição não existe. Ela é uma construção absolutamente humana e é compreendida, majoritariamente, como infidelidade, deslealdade ou ruptura com um compromisso previamente assumido. Entretanto, a traição está muito vinculada à noção de posse, fortemente aceita em nossa sociedade carregada de valores rígidos e pré-definidos culturalmente.

A traição pode ser motivada por diversos fatores, como insatisfação, um vínculo frágil, a dificuldade de se retirar da relação ou de assumir um novo compromisso em detrimento da relação atual, vingança, imaturidade etc. De qualquer forma, a traição é sempre sentida de maneira muito negativa, já que não é naturalizada em nossa cultura, o que não acontece em todas as culturas ou todas as relações, a exemplo das relações abertas ou do poliamor.

Olhe para os dois lados da situação

A traição diz mais a respeito de como esta relação se configurou do que de um verdadeiro caso vilão/vítima, embora essa sensação e esse tipo de acusação sejam bastante comuns. Tanto quem trai quanto quem é traído participam dessa configuração e, em muitos casos, ambos sofrem, de um lado por culpa e confronto com a própria escolha, de outro pelo sentimento de perda e engano.

Quando uma traição ocorre, não é simplesmente por uma questão individual de quem traiu, mas por uma configuração da relação que é validada por ambos.

Muitas vezes, um terceiro elemento em uma relação pode ser justamente o catalisador para transformar a relação e torná-la mais íntima e mais verdadeira. Em outras circunstâncias, contudo, pode ser o catalisador da finalização da relação de maneira definitiva. A dor dessa experiência pode ser um caminho para o crescimento individual dos envolvidos ou pode ser trágica.

Em nossa cultura, somos levados a crer que toda traição deve ser punida, vingada, o que incorre em muitos crimes passionais e relações precipitadamente destruídas.

Simbolismo de sonhar com traição

Simbolicamente, a traição diz mais sobre a incapacidade de expressar claramente o desejo ou a falta dele do que uma ação proposital e consciente. A partir desse entendimento, podemos pensar a traição num sonho, já que este sempre se refere ao próprio sonhador.

Seria equivocado pensar que um sonho com traição necessariamente revela ao sonhador uma traição real, concreta, por parte do(a) cônjuge.

Vale lembrar que a traição não necessariamente ocorre entre indivíduos, podendo também ocorrer entre organizações e instituições.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.