O que significa sonhar com piscina?

Sonhos em que nos divertimos na piscina podem indicar abertura para experiências prazerosas ou necessidade delas | Glossário Personare

O que significa sonhar com piscina?

Sonhar com piscina pode simbolizar emoções que perderam a naturalidade em sua expressão. Como a água está relacionada ao contexto das emoções, a piscina, por não ser uma construção não natural, pode representar sentimentos forjados pelo sonhador.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com piscina

  • Como é essa piscina?
  • Como o sonhador se relaciona com ela?
  • Em que contexto ela aparece no sonho?
  • Está cheia?
  • É funda?
  • O que há dentro dela?
  • O sonhador mergulha ou apenas contempla?
  • Que emoções são evocadas no contato com este símbolo?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com piscina

  • Contenho minhas emoções de maneira natural ou me forço a contê-las?
  • Sinto-me repleto ou vazio? A expressão de minhas emoções se dá de maneira profunda ou fico na superfície dos acontecimentos?
  • Mergulho nas minhas experiências ou observo de longe, sem entrar em contato com elas?
  • Que tipo de emoções eu preciso conter ou expressar?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com piscina:

Sonhar que se diverte na piscina

Sonhar com uma piscina em um contexto de diversão, em que se mergulha, pode indicar que o sonhador está disponível para experiências prazerosas ou precisando vivenciá-las. Mergulhar é entrar em contato com essas experiências emocionais.

Sonhar que a piscina está vazia

Uma piscina rasa ou vazia pode sugerir escassez ou “ressecamento” das experiências e das emoções. Pode indicar certa apatia ou empobrecimento das reações diante da vida.

Sonhar que a piscina está suja

Uma piscina suja ou cheia de lama pode indicar que as emoções do sonhador estão turvas e há a impossibilidade de enxergar o que está mais profundo e contido.

Sonhar que a piscina está transbordando

Uma piscina que transborda pode indicar que a formatação das emoções forjadas pelo sonhador não é mais suficiente, e que é preciso ampliá-las. Às vezes, o transbordamento aponta para certo descontrole emocional ou um assunto que vem à tona e desestabiliza totalmente o sonhador.

Contexto por trás da diversão

Piscinas são muito associadas a diversão e confraternização e podem ser rasas, profundas, limpas, sujas, grandes ou pequenas e cheias ou vazias. Entretanto, vale lembrar que elas, assim como represas e açudes, são água represada, contida e muitas vezes com um formato pré-definido.

A água contida pode representar emoções contidas, disciplinadas ou controladas. Diferente de um rio ou do mar, a piscina é uma construção não natural; é forjada e feita com materiais sintéticos, segundo um planejamento. Essa ideia simboliza emoções que são forjadas e lapidadas e que podem perder a naturalidade na expressão.

No sentido da diversão, a piscina pode representar um refrescamento ou um local de natação, jogos e brincadeiras. Cabe ao sonhador conectar-se com suas experiências a fim de compreender melhor o próprio sonho. Uma piscina também pode não conter somente água; pode estar cheia de insetos, peixes, sapos, lama ou até mesmo de lava, o que certamente modifica a compreensão do sonho.

Há, na natureza, piscinas naturais, e elas também podem aparecer nos sonhos, mas a contenção não é artificial ou forjada; é espontânea. Tal informação também deve ser considerada.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.