O que significa sonhar com pessoas?

Sonhos com amigos, ex ou desconhecidos revelam pistas sobre si mesmo

O que significa sonhar com pessoas?

Sonhar com pessoas – sejam estas conhecidas, desconhecidas, vivas, mortas ou famosas – é algo comum e frequente em quase todos os sonhos. Assim como cada componente do sonho (cenário, objeto, animal, ação) retrata o sonhador, não é diferente sobre quem sonhamos. Todavia, há alguns detalhes que podem nos ajudar muito a entender os significados de cada específica pessoa sonhada.

O primeiro deles – e o mais complexo – é dividido em duas partes e cada qual merece um tipo de questionamento:

1 – Se o sonho for com uma pessoa conhecida (seja famosa, do nosso cotidiano ou já falecida)

Essa primeira parte poderá ser melhor entendida com a ajuda das seguintes perguntas: Qual a fase mais marcante que essa pessoa já passou em sua vida ou está passando? O que ela já viveu ou está vivendo que lhe chamou (ou lhe chama) bastante atenção? Essa pessoa foi demitida? Se divorciou? Foi aprovada num concurso? Teve um filho? Conseguiu superar uma perda? Mudou de curso ou de emprego?

Então, quando surge em nosso sonho, essa pessoa tende a representar esse tipo de situação ou atitude que estamos vivendo e que são semelhantes às dela. Vamos pegar um exemplo. Um homem sonhou com uma conhecida dele. Recentemente, na vida real, essa mulher passou pela experiência da maternidade, tendo um filho. E foi algo tão intenso na vida dela que gerou uma significativa mudança no comportamento dela diante da vida, tal como adquirir hábitos alimentares mais saudáveis. Isso pode dizer que, o fato do homem ter sonhado com ela, indica o potencial dele em criar algo marcante (tal como um novo projeto profissional, criativo ou artístico, “como se fosse” o filho que ela gerou) ou de iniciar uma nova fase em que cuidará melhor de sua alimentação.

Lembre-se, a linguagem do sonho é baseada em “como se fosse”. Ou seja, ao ter sonhado com essa conhecida, é como se o homem adotasse atitudes similares às da pessoa em situações que podem ser ou não idênticas as que ela viveu ou vive. Se for atitudes positivas, ótimo, continue desenvolvendo-as e expressando-as. Caso sejam negativas, fique atento para não agir como essa pessoa negativamente agiu.

2 – Também é preciso se questionar

Quais as características desta pessoa que mais chamam sua atenção? O que mais admira nela? O que mais lhe irrita e lhe incomoda em sua aparência, estilo e personalidade?

Sendo assim, se você sonha com o ex-técnico da seleção brasileira, o Luís Felipe Scolari, por exemplo, você precisa se perguntar quais as qualidades e os defeitos na personalidade dele que mais causam admiração e irritação em você. Não importa se o que você considera positivo ou negativo no jeito de ser dele seja real, verdadeiro ou divulgado na mídia. O ideal é você simplesmente se basear naquilo que você vê, nota e sente em relação a tal pessoa.

E, depois disso, o ideal é notar se você não está numa fase em que precisa ficar atento para não reproduzir em sua vida cotidiana esses defeitos. E de que forma tem buscado desenvolver e expressar em seu dia a dia o que há de admirável na pessoa sonhada.

Sonhar com conhecidos

Já o segundo detalhe sobre sonhar com pessoas gira em torno da reflexão a respeito do nosso relacionamento, na vida real, com quem apareceu em nosso sonho. Claro que isso só vale se a pessoa for nossa conhecida. Neste caso, o ato de sonhar pode estar mostrando quais ajustes precisam ser feitos na relação que temos com determinada pessoa.

Neste caso, o ato de sonhar pode estar mostrando quais ajustes precisam ser feitos na relação que temos com determinada pessoa.

Se for alguém com quem você tem algum tipo de vínculo, observe como foi a interação de vocês no sonho. Vamos supor que, no sonho, essa pessoa está lhe enganando e você percebe que ela lhe trairá. Então, observe até que ponto você tem traído a si mesmo, na vida real, ao não tomar consciência de certos hábitos comportamentais (como uma grande dificuldade de confiar no outro). Ou de que forma o fato de você não desenvolver uma atitude admirável em relação à personalidade da pessoa sonhada não está atrapalhando seu processo de autoconhecimento e autorrealização na vida. Afinal, essa também é uma forma de trair a si mesmo.

Sonhar com ex

Caso seja uma pessoa com a qual já teve um relacionamento, tal como um(a) ex-namorado(a), é importante observar se não está se comportando do mesmo modo como agia quando tinha essa relação ou convívio.

Por exemplo, se você tinha muitos ciúmes da pessoa e isso atrapalhou bastante o vínculo entre vocês, ou se você não se dedicava carinhosamente a ela, sendo distante e mais voltado para os amigos. Portanto, será importante analisar até que ponto não está repetindo esse mesmo padrão de comportamento no seu atual relacionamento afetivo, o que pode acabar gerando os mesmos efeitos ou resultados. Será um alerta do inconsciente para mudar sua atitude e fazer diferente, caso queira ter uma aliança mais satisfatória com quem atualmente se relaciona.

Confira os significados de outros sonhos comuns 

Sonhar com desconhecidos

Se o sonho for com uma pessoa desconhecida, esta pode representar uma faceta de nossa personalidade que ainda não temos consciência.

Se o sonho for com uma pessoa desconhecida, esta pode representar uma faceta de nossa personalidade que ainda não temos consciência.

Talvez atitudes ou hábitos que estamos começando a desenvolver e expressar.

A nossa interação com essa pessoa no sonho vai revelar muito o que precisamos fazer para lidar com essa faceta que ela representa sobre nós e nossa vida. Por exemplo, se tal pessoa que não conseguimos ver o rosto ou identificar quem seria está agindo de forma muito passiva ou submissa às outras que estão no sonho, ela tende a nos incitar a fazer as seguintes perguntas: estou reivindicando meus direitos e desejos? Deixo comodamente quem se relaciona comigo tomar as decisões relativas à nossa vida em comum? Acabo me anulando em prol do outro para evitar conflitos ou mesmo a separação?

Então, quando aparece alguém (seja conhecido ou não) em nossos sonhos, é preciso observar quais as características dessa pessoa (qualidades, defeitos), bem como sua fase na vida e o modo como interagimos com ela (tanto na vida real quanto no sonho). E seguir o roteiro de perguntas acima escrito para termos indicações do que mudar em nosso comportamento. Desse modo, conseguiremos agir de forma mais madura com ela na vida real (caso seja conhecida e presente em nosso cotidiano) ou em nossos outros contatos sociais.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.