Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

O que significa sonhar com ossos?

Ossos podem indicar aspectos da sua vida que precisam de mais cuidado e um novo olhar | Glossário Personare

 
Imagem: Meta Zahren (@aurificina), via Unsplash

Os ossos, do ponto de vista simbólico, facilmente remetem à morte. No entanto, é importante destacar que eles também nos ajudam a resgatar nossas origens e os eventos que nos fizeram chegar até aqui, uma vez que carregam consigo importantes informações sobre todo o percurso da vida na terra.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.
+ Você dá atenção aos seus sonhos?

Devido ao longo período que levam para se deteriorar - especialmente quando bem conservados, como acontece com fósseis de dinossauros e de civilizações anteriores à nossa -, por meio deles é possível compreender fenômenos que ocorreram muito antes de nós, como traduzem arqueólogos, biólogos e historiadores.

Não por acaso, muito da história da humanidade e dos animais é conhecido por meio dos ossos. A partir de ossadas encontradas em cavernas e cemitérios antigos, por exemplo, é possível reconstituir um tempo que estava aparentemente perdido.

+ O que significa sonhar com morte?

As imagens mais usuais que vêm à mente quando pensamos em ossos talvez sejam o crânio de Hamlet e/ou a ossada que o hominídeo descobre como ferramenta em "2001: uma odisseia no espaço" (como mostra foto ao lado). Entretanto, o simbolismo dos sonhos pode apresentar muitas variações, como ossos humanos, ossos de animais, ossos quebrados e ossos enterrados. Caberá ao sonhador contextualizar e observar o símbolo tal qual se apresenta.

Simbologia dos ossos

Os ossos são a parte mais rígida dos organismos que os possuem. Na maioria dos animais vertebrados, o esqueleto é o responsável pela estrutura, sustentação e movimento, em conjunto com ligamentos, tendões e músculos. Além disso, alguns ossos também têm uma função protetiva."Na maioria dos animais vertebrados, o esqueleto é o responsável pela estrutura, sustentação e movimento, em conjunto com ligamentos, tendões e músculos. Além disso, alguns ossos também têm uma função protetiva."

É o caso da caixa torácica e da caixa craniana, as quais abrigam órgãos muito sensíveis e importantes. No entanto, vale ressaltar que muitas doenças podem acometer os ossos, e tais detalhes também podem aparecer nos sonhos. Eles evocarão simbolismos diferentes. Por exemplo: ossos deformados, ossos muito frágeis e quebradiços, fraturas, artroses, tumores etc.

Culturalmente, o Dia dos Mortos no México e o próprio Halloween popular nos Estados Unidos usam os ossos entre outros objetos para celebrar os mortos e também a própria mortalidade e o senso de finitude em suas festas. Na bandeira dos piratas e nas embalagens de veneno, as caveiras com os ossos cruzados atestam o perigo e evocam a necessidade de cautela e precaução.

+ Dia dos Mortos e suas diferentes celebrações

Perguntas para entender melhor seu sonho

A amplificação de um sonho consiste em explorar os simbolismos daquilo que o inconsciente escolheu para representar uma situação psíquica para nós. Nesse sentido, as perguntas que fazemos para o sonho nos permitem ir mais fundo no significado que o símbolo tem para cada um individualmente. Elas facilitam a autorreflexão e estimulam associações pessoais com as próprias vivências do sonhador.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Quais tipos de ossos aparecem no sonho? São ossos humanos, ossos de animais? São esqueletos completos ou apenas alguns ossos? Esses ossos estão quebrados, inteiros, deformados? Em que contexto o símbolo se apresenta? Estão enterrados, aparentes em uma fratura, pendurados?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Conheço minha própria história? Acesso informações mais profundas sobre a minha própria estrutura psíquica?
  • O que de acontecimentos passados ainda perdura em mim? Como lido com essas reminiscências?
  • Sinto-me estruturado na vida e em minhas decisões ou estou fragilizado e tudo pode entrar em colapso a qualquer momento?
  • Sou rígido demais ou me flexibilizo diante dos acontecimentos?
  • Sou capaz de reverenciar a morte ou temo demasiadamente minha finitude?

Possíveis aplicações:

Possíveis aplicações:

Sonhar com uma fratura exposta pode colocar o sonhador em contato com aspectos de si mesmo que precisam ser olhados e que, ainda que tragam dores ocultas, devem receber atenção e cuidados.

Possíveis aplicações:

O sonho com ossos enterrados que são descobertos em uma escavação pode indicar um movimento de autodescoberta, em que o sonhador se conecta com aspectos esquecidos e profundos da personalidade que se tornam mais evidentes.

Possíveis aplicações:

Usar ossos como ferramenta em um sonho pode apontar tanto para o uso criativo de recursos internos, como para métodos ultrapassados, os quais precisam de atualização, dependendo do contexto.

Possíveis aplicações:

Ossadas de animais em sonhos podem indicar certa desvitalização dos instintos ou desconexão com a própria vida.

Nossos especialistas

Nossos especialistas

- Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Nossos especialistas

- Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

+ SOBRE SONHOS

O que significa sonhar com sangue?

O que significa sonhar com cemitério?
O que significa sonhar com dentes?

O que significa sonhar com hospital?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais. Saiba mais »

contato: thais.khoury@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS