O que significa sonhar com mar?

Um sonho com mar destituído de emoção pode sinalizar adoecimento psíquico. Descubra outros simbolismos | Glossário Personare

O que significa sonhar com mar?

Sonhar com mar pode indicar, como qualquer símbolo, uma dualidade, que remete tanto à criatividade quanto à destruição.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com mar

  • Como o símbolo se apresenta no sonho?
  • O sonhador entra em contato direto com a água do mar ou orbita em torno dela?
  • Aprofunda-se ou se mantém na superfície?
  • É puxado pelo mar ou devolvido por ele?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com mar

  • Mergulho de corpo e alma ou me mantenho na superfície das experiências?
  • Como reajo a situações que me pedem aprofundamento e um maior contato com meu inconsciente?
  • Sinto-me à deriva ou navego em direção aos meus projetos e relações?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com mar:

Sonhar que se mantém na superfície da água

Em um sonho, quanto maior o contato do sonhador com este símbolo, mais profunda é sua disposição em conectar-se com sua própria vida inconsciente. Um sonho em que o sonhador permanece na superfície, sobrevoa a superfície ou surfa no mar pode indicar um início de contato ou receio do aprofundamento. Demonstra um ensaio para se conectar com tal dimensão da vida psíquica e das próprias emoções.

Sonhar que está à deriva no mar

Estar à deriva no mar ou ser tragado por ele sem qualquer tipo de resistência ou emoção pode indicar uma estado adoecido da psique que demanda atenção. Pode indicar uma invasão inconsciente não saudável.

Sonhar que mergulha no mar

Mergulhar no mar e observar a vida marinha com direção e intenção pode apontar para um contato positivo com o inconsciente, em que o sonhador descobre e se conecta com seus próprios recursos criativos e a fertilidade de suas ideias.

Criatividade x destruição

O mar é um dos símbolos mais representativos do Inconsciente. Sua imensidão, movimento e vida diversificada estão intensamente ligados à imensidão, movimento e vida do Inconsciente.

Como qualquer símbolo, o mar abriga em si uma dualidade que remete tanto à criatividade quanto à destruição.

Um mar tranquilo, navegável, em que se pode mergulhar, certamente traz informações diferentes de um mar revolto com ondas violentas, do ponto de vista simbólico. Essa imensidão, movimento e vida são certamente aspectos tanto fascinantes quanto assustadores e deverão ser considerados particularmente pelo sonhador e sua relação com o símbolo.

O poder das ondas

Além disso, o mar em um sonho pode ser vivenciado de maneira pessoal ou impessoal, por meio de aparatos e mecanismos para navegá-lo. Certamente um mergulho é diferente de um passeio de barco. O aspecto das ondas marinhas nos traz uma reflexão sobre o movimento cíclico de tudo aquilo que vem e vai, isto é, os ciclos da própria vida objetiva ou inconsciente. Da mesma maneira que uma onda traz coisas à praia, ela também as carrega para o oceano e para as profundezas. Esses níveis do mar também podem ser uma informação importante para o sonhador que acessa diferentes informações a respeito de um sonho que se passa nas profundezas abissais, num mergulho e na superfície, ou até mesmo sem estar em contato com a superfície.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Também é autor das análises de Numerologia do Personare.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.