O que significa sonhar com hospital?

O hospital simboliza atenção para um problema e pausa para recuperação. Saiba mais e veja a interpretação de sonhos com este local | Glossário Personare

O que significa sonhar com hospital?

Sonhar com hospital pode representar, a nível simbólico, uma fase pela qual o sonhador esteja passando e possa ser favorável à compreensão de certos hábitos e atitudes que vêm drenando sua vitalidade e criando obstáculos em seu dia a dia. Pelo fato de o hospital ser um local onde pessoas doentes vão em busca de cura ou diminuição de seus sofrimentos e dores, o sonhador tem a chance de passar por um processo de percepção a respeito do que vem fazendo mal, podendo mudar comportamentos e vícios.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com hospital

  • Você está procurando ajuda no hospital?
  • É uma consulta ou uma situação emergencial?
  • Você é um dos profissionais de saúde deste local?
  • Está ajudando algum paciente?
  • Consegue saber de qual enfermidade está auxiliando um doente a se recuperar?
  • Que pessoa é esta que você ajuda?
  • Está se recuperando ou cuidando de algum problema de saúde no hospital?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com hospital

  • Você está sentindo necessidade de investigar mais a fundo determinado hábito, comportamento ou vício que vem lhe trazendo insatisfação, limitação ou mesmo autossabotagem nesta fase de sua vida?
  • Encontra-se num momento de maior necessidade de descansar e se recuperar de algum problema?
  • Percebe a importância de pedir ajuda a alguém, a fim de lidar com determinada questão ou relacionamento?
  • Você tem sentindo um ímpeto de se doar ao outro, ajudar as pessoas e ter uma postura mais compassiva, prestativa e curativa? Ou os amigos e colegas têm demandando mais de seu tempo, energia, escuta e auxílio?
  • Está observando o quanto suas emoções e seu humor estão oscilando, principalmente quando está em contato com alguém ou frequentando determinado local?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com hospital:

Sonhar que procura ajuda no hospital

Se você está procurando ajuda no hospital, talvez seja indício de que precisa cuidar mais de si, de sua saúde, limpando aqueles hábitos prejudiciais à sua vitalidade, ao seu bem-estar e ao seu processo de amadurecimento e satisfação existencial. E caso procure essa ajuda através de uma consulta normal ou uma situação emergencial, essa necessidade de perceber um hábito sabotador pode ser gradual ou urgente.

Sonhar que é um profissional do hospital

Se você é um dos profissionais de saúde deste local e está ajudando algum paciente, lembre-se de que cada elemento, objeto, ambiente e pessoa no sonho referem-se ao próprio sonhador – simbolicamente, claro. Portanto, será fundamental, caso seja mostrado na cena onírica, saber qual enfermidade está auxiliando ou que pessoa é esta que você ajuda, para ter, assim, detalhes mais claros a respeito do que precisa curar (mudar): o teor simbólico da doença. Por exemplo, se é o coração, pode ser que você esteja num ótimo momento de mudar sua maneira de expressar seus sentimentos. Se for o cérebro a parte enferma do doente, preste atenção em certos pensamentos negativos, obsessivos ou críticos que você está tendo e que podem minar sua clareza e sua saúde.

Sonhar com a pessoa que você está ajudando no sonho

Do mesmo modo, a pessoa que está sendo ajudada por você no sonho tenderá a representar qual a faceta de sua personalidade que merece mais carinho, atenção e mudanças. Por exemplo, se é alguma pessoa conhecida que é percebida por você como alguém muito inseguro, vacilante e indeciso, talvez precise investigar mais a fundo essa atitude que porventura você também está demonstrando em seu dia-a-dia, a fim de ser mais decidido e autoconfiante.

Sonhar que está se tratando no hospital

E se você está se recuperando ou cuidando de algum problema de saúde no hospital, isso é um ótimo indício. Seu inconsciente está revelando que você está envolvido conscientemente com o processo de se conhecer melhor e fazer as devidas alterações comportamentais em certas atitudes que poderiam estar prejudicando suas atividades cotidianas e sua vida como um todo, de alguma forma.

Fique atento às suas necessidades

Toda recuperação deve ocorrer em um período de repouso, especialmente quando se está hospitalizado. Dessa forma, psicologicamente falando, um sonho com um lugar como este pode corresponder à necessidade de diminuir o ritmo, descansar e renovar as baterias através de uma pausa e um maior recolhimento.

Dentro de um hospital, há doentes, pessoas pedindo socorro e outras – os profissionais da saúde – oferecendo auxílio médico. Sendo assim, sonhar com hospital pode revelar que o sonhador vive uma fase em que deve pedir ajuda ou oferecer um amparo a pessoas que estejam necessitadas.

Repense suas atitudes e relações

Ao mesmo tempo, as atividades hospitalares demandam um elevado rigor com relação à limpeza. Por isso, será importante o sonhador avaliar se está precisando se dedicar mais em seu cotidiano a tarefas que precisam de uma maior capacidade de organização, planejamento e limpeza. Em termos mais profundos, a metáfora presente na necessidade de evitar o contágio e o risco de infecções diz respeito ao sonhador prestar muita atenção em toda uma rotina de limpar e desinfetar. Ou seja, ser mais seletivo com os ambientes e companhias com que se envolve nesta fase de sua vida, porque pessoas, grupos e locais que frequenta poderão ter uma forte influência sobre sua saúde (emocional, psíquica e física). Um exemplo é a mudança no humor causada pelo contato com pessoas mais tristes, críticas ou pessimistas.

Nossos especialistas

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.