O que significa sonhar com enchente?

Em sonho, enchentes podem alertar quanto a risco de 'transbordamento' de emoções não canalizadas | Glossário Personare

O que significa sonhar com enchente?

Sonhar com enchente pode representar simbolicamente, a necessidade de olhar para dentro de si e perceber sentimentos que estão sendo negligenciados. Afinal, uma enchente traz à tona o esgoto que está subterrâneo.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com enchente

  • Como se dá a enchente?
  • Como o sonhador se posiciona em relação a ela?
  • Que emoções o contato com este símbolo evoca?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com enchente

  • Negligencio minhas emoções a ponto de não conseguir mais lidar com elas de maneira saudável?
  • Lido com minhas crises de maneira objetiva ou me distancio de confrontar aquilo que é necessário em minha personalidade?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com enchente:

Sonhar que é arrastado por uma enchente

Os sonhos com enchentes apontam para a necessidade de buscar formas mais efetivas de lidar com as próprias emoções. Ser arrastado por uma enchente pode indicar que uma situação já não pode mais ser evitada e o sonhador terá que lidar com ela de qualquer maneira.

Sonhar que observa uma enchente de um local alto

Observar uma enchente de um local alto pode ser um sinal de que o sonhador ainda não está entrando em contato com aspectos de si mesmo necessários ao amadurecimento da personalidade. Pode ser uma prospecção de que em algum momento esse contato será necessário e pode também ser um preparo para esse contato. O sonhador ainda está orbitando uma questão que vem do inconsciente, evocada ou não por fatores externos.

Sonhar que está protegido da enchente

Estar em um local protegido de uma enchente pode também representar que o sonhador está protegido de situações críticas que ocorrem externamente a ele.

Tomada de consciência dos próprios sentimentos

As enchentes são causadas primordialmente pela falta de escoamento da água de uma superfície demasiadamente selada ou insuficientemente permeável. Geralmente ocorrem por um excesso de chuvas cujo solo não comporta, não absorve ou não dissipa de forma eficiente. O simbolismo da enchente nos remete ao inconsciente que transborda. Não há escoamento saudável da energia e o sonhador precisa lidar com esse excesso de maneira forçada.

A enchente traz à tona aquilo que está no subterrâneo, se pensarmos no contexto urbano. Os canais de escoamento estão sobrecarregados e o que está no esgoto vem à superfície. Também com este símbolo, como em todos os outros, é fundamental observar com o sonhador se relaciona com o símbolo.

Observar a enchente ocorrer do alto de um edifício obviamente traz informações diferentes de se estar no meio de uma enchente ou sendo carregado por ela. Podemos refletir aqui sobre a disposição psíquica do sonhador em lidar com sua própria sombra e outros conteúdos inconscientes que se apresentam de maneira inevitável.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza interpretação de sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo. Também é autor das análises de Numerologia do Personare.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.