O que significa sonhar com dentes?

Descubra significado de sonhos como perder os dentes, ter vergonha ou orgulho deles e mais | Glossário Personare

O que significa sonhar com dentes?

Sonhar com dentes pode ter diversas representações. Por conta de seu amplo simbolismo, o sonho pode estar associado à agressividade, ao sorriso, a mastigação e à estética, dentre tantas possibilidades.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com dentes

  • Qual o papel dos dentes no enredo do sonho?
  • Esses dentes estão caindo, estão podres, brilhantes, faltando, manchados, coloridos?
  • Qual a importância que os dentes têm para o sonhador?
  • Quais os sentimentos que surgem na interação com esse símbolo?
  • Esses dentes estão em uma boca, estão soltos, são naturais, são próteses?
  • Como está a posição dos dentes, que formato eles têm?
  • Que ações o sonhador tem em relação ao símbolo?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com dentes

  • Como posso equilibrar minha estética com o que sou em meu íntimo? Consigo perceber minhas próprias necessidades?
  • Consigo “mastigar e digerir” os fenômenos que estão ao meu redor?
  • Como lido com a exposição de minhas ideias, meus limites, incômodos? Luto por eles? Acabo sempre cedendo?
  • Estou fazendo escolhas que não me trazem alegria? Estou vivendo uma vida que me tira o encanto?
  • O que precisa amadurecer em mim?
  • Que parte de mim precisa ser extraída para que eu possa me desenvolver melhor?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com dentes:

Sonhar que não tem dentes ou que são feios

Do ponto de vista estético, ter os dentes feios ou não tê-los, implicando vergonha ao sonhador, poderia alertar para uma tentativa do inconsciente de compensar um excesso de preocupação com a própria aparência. Podemos pensar em atitudes como dedicar muita energia a isso, desconsiderando a saúde, o bem-estar ou os próprios sentimentos. Uma atitude como sorrir para manter uma aparência incompatível com os assuntos internos do sonhador, que no sonho, os perde para entrar em contato com essa dimensão psíquica.

Sonhar que troca os dentes infantis pelos permanentes

Trocar os dentes infantis por dentes permanentes pode representar um crescimento e amadurecimento interior, o início de uma nova fase, um chamado para responsabilidades que até então não faziam parte das vivências do sonhador. Uma boca cheia de dentes, voraz, pode remeter a um comportamento compulsivo e desmedido.

Sonhar que perde os dentes permanentes

Perder dentes permanentes, um tipo de sonho muito comum, poderia expressar a perda da alegria, a impossibilidade do riso, a agressividade não expressada, a impossibilidade de “defender” uma ideia própria ou de outros, como fica bem claro no famoso jargão “defender com unhas e dentes”, isto é, utilizando a agressividade, se for necessário. Perder os dentes em um sonho pode revelar uma grande dificuldade em expressar claramente aquilo que incomoda, os limites, os posicionamentos que a vida demanda.

Sonhar que quebra ou perde os dentes

Em muitas vezes, o sentimento de pavor vem acompanhado de sonhos em que há perda ou quebra dos dentes, e isso nos faz pensar que os dentes representam também aspectos fundamentais, preciosos e de imenso valor que estão sendo perdidos. Vale a atenção!

O que os dentes simbolizam?

Em nossas bocas, eles têm funções diversas, como cortar, esmagar e perfurar, e dependendo de como esse símbolo aparece em um sonho, alguma relação pode ser feita com elas. As arcadas dentárias também nos remetem à organização, a um alinhamento, em que há toda uma mecânica lógica para fazer a função da mastigação, a oclusão, o encaixe entre os dentes. Uma mordida comprometida pode gerar muitas disfunções e sofrimentos.

Perder os dentes é algo a se evitar ao máximo como um valor estético e de saúde. Num sonho, pode estar relacionado a experiências tanto positivas quanto negativas. Pode apontar tanto para um real cuidado com os dentes, tão preciosos, quanto para algo que é precioso internamente. Perder os dentes pode ser algo bom, quando representa aquilo que “precisa ser extirpado” e assim gerará alívio ao sonhador.

Relação direta com os ciclos da vida

Os dentes são ossos, e isso é um fato que inegavelmente refere-se a estrutura. Eles indicam aspectos de solidez (ou não), de estruturação da personalidade como um forte representante das fases da vida, como a troca da dentição infantil para a permanente, o aparecimento dos dentes do siso como o marco do início das responsabilidades adultas, a perda de dentes por acidentes que marcam, a dor de dente que precisa ser cuidada, a perda dos dentes na velhice, o uso da dentadura.

Valorização do sorriso

Os dentes também podem nos remeter a questões estéticas num sorriso. Devido ao valor cultural atribuído aos dentes, perdê-los pode causar grande constrangimento e restrição na expressão de um sorriso.

Demonstração do potencial agressivo

Outro aspecto interessante dos dentes é que muitos animais mostram os dentes quando se sentem ameaçados. É como demonstram que estão atentos e prontos para se defenderem e para atacarem. Mostrar os dentes é uma forma de mostrar o potencial agressivo em um conflito e podemos perfeitamente incorporar este simbolismo.

Na Mitologia, encontramos uma referência interessante: Cadmo, o fundador e rei de Tebas, teria matado o dragão de Ares (filho de Zeus e Hera) e, aconselhado por Atena, teria semeado a terra com os dentes do dragão. Deles, nasceram guerreiros espartanos prontos para lutar – um forte símbolo do potencial agressivo/defensivo.

Nossos especialistas

Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.