Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

O que significa sonhar com coelho?

Criatividade, fertilidade e contato com o inconsciente são alguns dos simbolismos desse animal. Conheça outros | Glossário Personare

 
Imagem: Mike (@mikebirdy), via Pexels

Uma das características mais evidentes no simbolismo do coelho é o atributo da fecundidade. Logo, isso significa que o sonhador pode estar numa fase mais fértil (literal ou figurada), prestes a conceber ou gerar um filho ou com a sua criatividade acentuada. Outro aspecto interessante associado a esse animal se deve ao fato de ele ter, em sua maior parte, hábitos noturnos. Isto é, comer e mostrar-se ativo durante a noite; e descansar mais, dormindo, durante o dia. Não por acaso, em muitas culturas antigas, o coelho é considerado uma divindade lunar. Em termos psicológicos, isso pode indicar que a pessoa está mais aberta a entrar em contato com o inconsciente, com o mundo dos sonhos e as suas emoções.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.

O coelho também é um animal dotado de comportamento manso, tranquilo e dócil. O sonhador, nesse caso, pode estar buscando um ritmo de vida mais sereno ou agindo dessa forma. Além disso, há um detalhe: o nariz desse roedor encontra-se sempre em movimento, já que, uma vez que sua audição e sua visão não são tão aguçadas, ele depende muito do seu olfato poderoso para se defender do perigo dos predadores.. Consequentemente, a nível simbólico, sonhar com coelho é uma indicação do quanto o sonhador merece se concentrar naquilo que há de mais hábil em sua personalidade, no talento que ele tem mais desenvolvido. Vale a pena também o sonhador observar se não está querendo pular etapas e ir rapidamente ao rumo de suas metas. Afinal, o coelho pode ser bastante veloz e seu andar, feito em saltos.

Perguntas para entender melhor o seu sonho

A amplificação de um sonho consiste em explorar mais a fundo os simbolismos daquilo que o inconsciente escolheu para representar uma situação psíquica para nós. Nesse sentido, as perguntas que fazemos para o sonho nos permitem aprofundar no sentido que o símbolo tem para cada um, individualmente. Elas facilitam a reflexão e estimulam associações entre o sonhador e as suas próprias vivências.

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Como você está reagindo ou interagindo com o coelho em seu sonho? Com aversão, medo, distanciamento ou se aproximando, carregando no colo, fazendo carinho? São muitos coelhos ou é apenas um? Como o coelho tem se comportado no sonho? Com agressividade, pressa, correndo, tranquilo ou manso?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Você se percebe numa fase mais criativa, fértil e com desejos sexuais mais fortes?
  • Tem consciência do quanto vale a pena aproveitar este período para mergulhar no autoconhecimento, entrando em contato com suas emoções e com as mensagens do seu inconsciente?
  • Percebe-se num momento de mais tranquilidade ou buscando se comportar de uma maneira mais "light", menos agressiva e competitiva?
  • Está sentindo vontade de desenvolver melhor um talento que já tem? Ou confiar mais no seu "faro", na sua intuição diante das situações?
  • Tem notado certa impaciência ao cumprir uma etapa de cada vez? Preferiria pular este processo gradual para ir rapidamente até a realização de uma meta ou tarefa? Percebe a importância de ir galgando, degrau por degrau, mais confiança, consistência e agilidade em alguma área de sua vida?

Possíveis Aplicações

Possíveis Aplicações

Caso você esteja reagindo com aversão, medo e distanciamento ao coelho, pode ser que não esteja muito disposto a desenvolver os atributos associados a esse animal, tal como os que foram citados aqui: criatividade, fertilidade, confiar no seu faro/intuição, desenvolver um dom, seguir uma etapa de cada vez. E se está bem próximo ao coelho, tal como o carregando no colo e fazendo carinho, pode ser que você não enfrente tantos obstáculos para conseguir trazer esses atributos para si, para a sua vida.

+ Aprenda a ouvir e a seguir sua própria intuição

Possíveis Aplicações

Se aparecem muitos coelhos em seu sonho, pode ser que as características da fecundidade, da pressa e da impaciência estejam em evidência nesta fase de sua vida. Ou simplesmente o inconsciente esteja mostrando para você o quanto precisa prestar atenção nos atributos desse animal, a fim de expressá-los em seu dia a dia. É como se essa quantidade toda de coelhos apontasse para uma necessidade maior de se envolver com essas características representadas pelo coelho.

+ Ser fértil vai além do físico. Sinaliza capacidade de realizar sonhos

Dependendo do comportamento do coelho em seu sonho, você poderá ter mais clareza a respeito dos benefícios ou malefícios desses atributos. Por exemplo: se o coelho causa muitas complicações no sonho, talvez as características negativas desse simbolismo estejam pedindo uma maior atenção de sua parte, tal como um aviso para você não correr demais, não pular etapas afoitamente, porque isso poderá trazer complicações ao seu cotidiano e à resolução das situações que você vive.

Nossos especialistas

Nossos especialistas

- Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Nossos especialistas

- Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

+ SOBRE SONHOS

O que significa sonhar com galinha?

O que significa sonhar com escorpião?
O que significa sonhar com onça?

O que significa sonhar com cavalo?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais »

contato: yubertson-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS