O que significa sonhar com chuva?

Conheça simbolismos e aprenda a interpretar sonhos com chuva, que sugerem desde obstáculos a uma forte criatividade | Glossário Personare

O que significa sonhar com chuva?

Sonhar com chuva pode representar tanto um processo criativo fértil quanto um obstáculo ou um impedimento para a realização de algum intento. Cabe ao sonhador perceber sua relação com o símbolo.

Confira a seguir mais detalhes para lhe ajudar a entender melhor o que sonhou.

Reflita sobre o contexto de sonhar com chuva

  • Como é a chuva que se apresenta no sonho? Contínua, desejada, indesejada, rápida, necessária, inoportuna, insuficiente?
  • De que maneira o sonhador atua em relação a ela? Aproveita-a, abriga-se, foge, contempla?

Reflita sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando ao sonhar com chuva

  • Sou capaz de reconhecer e aceitar oportunidades criativas em minha vida?
  • Atendo minhas próprias necessidades de maneira adequada ou busco-as de maneira inconveniente?
  • Permito que minha criatividade flua de maneira fértil ou me sinto ressequido e sem vida?

Entenda possíveis aplicações de sonhar com chuva

Sonhar que observa a chuva

Contemplar a chuva em um sonho pode apontar para a necessidade de repouso, aceitação e acolhimento das emoções que se apresentam.

Sonhar que foge da chuva

Fugir da chuva pode demonstrar tanto uma fuga do contato com uma dimensão mais criativa quanto o fato de que o sonhador possui recursos para lidar com aspectos inconvenientes e inoportunos que se apresentam.

Sonhar com falta de chuva

A falta de chuva e a aridez podem representar uma psique sem vida, um sonhador desinteressado, um humor mais deprimido e pouco criativo.

O que a chuva simboliza?

A chuva, diferente da tempestade, tem intensidade moderada e um escoamento ou uma absorção mais possíveis. A chuva é muitas vezes esperada como um fator de umidificação de um sistema árido, como uma forma de limpeza e purificação do ar. Simbolicamente, é importante analisar como a chuva se apresenta ao sonhador, se ela é esperada, se ela ocorre em momento inoportuno. Há uma expressão em inglês “Rain on a parade” que expressa algo como estragar a festa ou prejudicar um momento de evidência e satisfação que também pode ser um aspecto da chuva.

A falta da chuva pode ser também uma informação em um sonho. Uma expectativa de fertilidade, de criatividade ou purificação que não vem, provocando aridez e secura psíquicas. A chuva está muito ligada à fertilidade, já que ela, em contato com o solo, permite que a vida aconteça. Uma região sem chuva é uma região com escassez de recursos.

 

Thaís Khoury

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.