Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

O que significa sonhar com arco-íris?

Mudanças significativas podem estar por vir em sua vida | Glossário Personare

 
Imagem: Binyamin Mellish, via Pexels

Arco-íris é algo que chama a atenção. E, de fato, é esse o significado essencial desse simbolismo: apontar para algo fora da rotina. O arco-íris representa algo mágico e impactante. Pode despertar desde uma pequena curiosidade, nos menos sensíveis, até uma bela emoção, nos mais conectados.

Conforme está no Dicionário de Símbolos, em muitas culturas, ele "é a ponte de que se servem deuses e heróis entre o outro mundo e o nosso". Como uma conexão entre o mundo prático e o mundo celestial (o céu e a terra), o arco-íris é interpretado por muitos como um sinal dos deuses, de Deus, da natureza. Um sinal de que algo muito importante (bom ou ruim) está acontecendo ou vai acontecer."Um sinal de que algo muito importante (bom ou ruim) está acontecendo ou vai acontecer."

Para alguns povos, como os Incas, é um presságio negativo. Para outros, como os Pigmeus da África Central e para o povo do Tibet, é algo sagrado.

Portanto, o simbolismo do arco-íris é um anúncio de que há algo mais do que o rotineiro, o trivial e o comum por vir, como uma experiência impactante que pode modificar nossa vida. Existe uma conotação de ponte, isto é, de passagem, de ir de um ponto até o outro. Uma mudança de nível, uma ida para outro estágio. Daí a atribuição comum de que há "algo no ar". Algo, além do nosso controle, irá acontecer ou está acontecendo. Alguns temem essa visita do inesperado em nosso dia a dia. Outros se sentem abençoados, em sintonia com algo maior, divino e transcendente.

Interpretação de sonhos ajuda no autoconhecimento e na tomada de decisões

O primeiro passo para interpretar um sonho é familiarizar-se com os símbolos nele contidos e seus significados. O segundo passo é saber que os sonhos sempre dizem respeito ao sonhador, a características da personalidade dele e a atitudes que ele toma e que devem ser observadas. Feito isso, é possível usarmos os sonhos como uma importante ferramenta de autoconhecimento e orientação na vida.
+ Você dá atenção aos seus sonhos?

Primeiro passo: refletir sobre o contexto do sonho

Você viu o arco-íris ou está caminhando por ele? Como você reage ao arco-íris: fica encantado, temeroso, descrente ou não acredita no que está vendo? Alguma pessoa está com você na cena onírica do arco-íris? O arco-íris aparece em algum ambiente perto da sua casa, do escritório ou da escola?

Segundo passo: refletir sobre o que o inconsciente pode estar sinalizando

  • Você está numa fase de transição? Percebe-se mudando e alcançando outro nível de consciência, de maturidade ou de sentimento?
  • Está em busca de um propósito maior para o que está vivendo ou quer viver? Está almejando encontrar um significado em determinado evento, relação ou objetivo?
  • Sente-se mais sensível, romântico e encantado com os mistérios da vida?

Possíveis aplicações:

No sonho, se você vir um arco-íris ao longe no horizonte, pode ser que, no dia a dia, esteja com uma atitude mais de observador e procurando encontrar um propósito maior para as situações em que se encontra ou que está prestes a viver.

+ Você já descobriu seu propósito de vida?

No entanto, se está andando por um arco-íris, pode ser que, por meio de alguma decisão que vá tomar conscientemente, você se sentirá em harmonia com o seu Destino, com seu caminho. Ou seja, com a sensação de que poderá criar uma vida com mais propósito, significado, magia e encantamento.

+ 3 etapas para definir e seguir seu propósito de vida

Além disso, dependendo da sua reação frente ao arco-íris, o sonho pode indicar uma resistência a algo fora da rotina, a alguma surpresa que talvez impacte a sua vida e seja um divisor de águas (saindo de um ciclo e entrando em outro, por exemplo). Ou uma receptividade a algo que você não tem controle, mas que pode te levar para outro patamar, em direção a uma vida mais significativa no dia a dia. E você aceita, flui, se entrega a essa passagem, a essa transição marcante que está por vir.

+ Você tem coragem de mudar?

Caso esteja acompanhado no sonho, a(s) pessoa(s) que está com você na cena do arco-íris pode representar características que você está desenvolvendo e que criarão novos hábitos (mais significativos e importantes para você).

+ Mude hábito, transforme o futuro

Se o arco-íris está vinculado a um ambiente profissional, familiar ou escolar, talvez isso mostre em que área da sua vida essa mudança impactante ou transição tende a ocorrer de forma mais evidente.

+ Que tal redescobrir sua motivação profissional?

Nossos especialistas

Nossos especialistas

- Thaís Khoury é formada em Psicologia pela Universidade Paulista, com pós-graduação em Psicologia Analítica. Utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos.

Nossos especialistas

- Yubertson Miranda, formado em Filosofia pela PUC-MG, é simbologista, numerólogo, astrólogo e tarólogo.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais »

contato: yubertson-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS