Yubertson Miranda
Por Yubertson MirandaLeia em 8 min.26/09/2017 Atualizado em 06/05/2018

O que eu posso aprender com a Filosofia?

Reflita sobre como é possível usar o estudo no dia a dia

Reflita sobre como é possível usar o estudo no dia a dia

O que eu posso aprender com a Filosofia?

Você é daqueles que quando lê a palavra “filosofia” já começa a bocejar ou se remexer na cadeira, pois imagina que encontrará palavras difíceis e muitas citações de diversos filósofos? Então, deixa eu lhe confessar um segredo: a filosofia pode fazer parte do seu dia a dia, e estar presente nas rodas de conversas com amigos, por exemplo.

Descobri que Filosofia não é um privilégio para o meio acadêmico. Filosofia, na verdade, é uma maneira de enxergar a si mesmo, o outro e a vida através de um olhar questionador. É uma habilidade para refletir de forma mais profunda sobre cada questão do ser humano em seu cotidiano.

Filosofia na prática

Eu esperava encontrar na Filosofia de cada pensador estudado a verdade absoluta. Mas cada um tinha a sua visão existencial. E, no fundo, cada qual me mostrava que o mais importante não eram as respostas. O que é realmente válido é o processo dialético (tese-antítese-síntese). Ou seja, na “Filosofia do dia a dia” você tem uma ideia (tese), seu amigo tem outra (antítese) e ambos dialogam a respeito para chegarem a uma conclusão (síntese). Todavia, essa conclusão não precisa ser uma concordância. Muito pelo contrário. É uma apreciação e valorização dos pontos de vista do outro. E essa outra visão enriquece sua própria perspectiva de ver as coisas. Esse processo gera aprendizado, nem que seja uma maior compreensão sobre os ângulos abordados pelo outro no assunto conversado.

É o que ocorre a cada dia em nossa vida. Seja em casa, no ambiente de trabalho, na vida social ou afetiva. Estamos constantemente refletindo a respeito do que pensamos sobre os fatos e aquilo que ocorre em nosso dia a dia. Nem sempre concordamos com o que nos é apresentado. Mas o detalhe crucial do filosofar é não depreciar o outro, não se fechar a ideias contrárias por preconceitos e nem se sentir ofendido pelo fato de alguém discordar de nós.

Mas, afinal, o que é filosofar?

Filosofar, portanto, é ter uma reflexão madura na troca de ideias em nosso cotidiano. E também desenvolver cada vez mais um pensamento que vai atrás de informações, livros, pessoas e ambientes favoráveis ao aprendizado. Isto é, que nos estimulem a abrir a mente e expandir nossos horizontes perceptivos, religiosos, culturais e existenciais. Filosofar nos permite ampliar e aprofundar o nosso olhar, os nossos valores e os princípios que nos guiam em nossa jornada pessoal de autoconhecimento e autorrealização.

Filosofar nos permite ampliar e aprofundar o nosso olhar, os nossos valores e os princípios que nos guiam em nossa jornada pessoal de autoconhecimento e autorrealização.

Assim, saiba que quando você estiver interagindo com as pessoas, poderá aplicar a filosofia em vários momentos. Afinal, filosofar demanda uma maior receptividade ao outro, a fim de ouvir os pensamentos, ideias e conhecimentos que ele tem. E, claro, buscar oportunidades para que a pessoa também lhe escute. E nesse intercâmbio prazeroso, respeitoso e empático, vocês alcançarão um novo nível de compreensão sobre o ser humano e os assuntos que lhe interessam. Boa prática!

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare.