O que é o Feng Shui?

Técnica para harmonizar ambientes atrai prosperidade e boas vibrações. Saiba mais | Glossário Personare

O que é o Feng Shui?

 QUAL É A PROPOSTA DESSA PRÁTICA?

O Feng Shui é a arte milenar de harmonização energética dos ambientes. Essa prática chinesa tem como base diferentes filosofias, como o I Ching, o Confucionismo e o Taoísmo, por exemplo. Acredita que cada ambiente possui uma energia específica, mais conhecida como “Chi”.

O Feng Shui existe há mais de 4 mil anos e foi preservado por antigos mestres chineses, que tinham como costume e filosofia observar os efeitos positivos e negativos da natureza ao escolherem o espaço ideal para fazer suas plantações e moradias. Esse conhecimento foi transmitido ao longo dos anos, e praticado nas mais diversas regiões da China. Vale lembrar que cada uma delas interpreta e pratica a arte do Feng Shui de diferentes maneiras e de acordo com a cultura da região, razão pela qual existem hoje muitas escolas de Feng Shui, tais como: a Escola da Forma, a Escola do Chapéu Negro e a Escola da Bússola.

A palavra Feng Shui, cuja tradução literal quer dizer “Vento – Água”, considera que existem vibrações nos ambientes em que vivemos, ou em seu entorno, que podem agir de forma benéfica ou prejudicial ao nosso corpo e mente. O Feng Shui, portanto, considera a interação entre o ser humano e as forças da natureza.

Entre os objetivos do Feng Shui, podemos destacar:

  • a conservação das influências positivas e da distribuição destas no ambiente que nos cerca;
  • o redirecionamento das energias negativas e das influências nocivas ao local;
  • a mudança ou interação entre os elementos presentes no meio – alterações arquitetônicas ou da forma, da cor, e do posicionamento dos objetos no local -, a fim de atrair saúde, dinheiro, amor e prosperidade, entre outras energias, para os seus praticantes.

COMO USAR O FENG SHUI NO DIA A DIA?

O Feng Shui pode ser aplicado em ambientes ou em pessoas para alcançar os seguintes benefícios:

– Em casas: é usado para atrair proteção para a casa e quem vive nela, ajuda a conciliar família e amigos e, ainda, a encontrar um par amoroso ou melhorar o relacionamento, entre outros aspectos.

– Em empresas e estabelecimentos comerciais: usado para aumentar as oportunidades de negócio, equilibrar o relacionamento entre a equipe de trabalho e aumentar a motivação, além de atrair o lucro e a prosperidade para o empreendimento.

– Para uso pessoal: ajuda a alcançar o equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual, além de atrair prosperidade no trabalho e nas finanças e de melhorar os relacionamentos pessoais (na família, no trabalho e no amor).

CURIOSIDADES

O vão no centro deste prédio, em Hong Kong, foi pensado com base no Feng Shui. Segundo as crenças locais, ele foi feito para que dragões que residem nas montanhas no entorno da cidade possam se deslocar por entre os prédios até o mar, onde bebem água e se refrescam. Assim, esses dragões retribuiriam com riqueza e prosperidade à população (Imagem: Foter)

Uma curiosidade sobre o Feng Shui diz respeito aos sábios chineses. Eles desenvolveram métodos baseados na filosofia taoísta e nos conhecimentos da Escola da Bússola, que são capazes de mapear, as características magnéticas de uma edificação, mesmo antes dela ser construída.

NOSSOS ESPECIALISTAS

– Aline Mendes é arquiteta e consultora de Feng Shui e Geobiologia. É representante oficial no Brasil do Feng Shui Research Center há 12 anos e escreveu o livro “Feng Shui – Terapia de Ambientes”.

– Cristina Ventura é consultora de Feng Shui, formada pelo Instituto Brasileiro de Feng Shui Silvana Occhialini, de São Paulo. Sua trajetória inclui formações em Letras e em Marketing.

– Sandro de Oliveira é consultor de Feng Shui, Geobiologia e Radiestesia para ambientes.

– Adriana Di Lima, além da formação em Comunicação Social e da graduação em Filosofia em andamento, é professora e consultora de Feng Shui e Astrologia Chinesa em instituições como o Senac de São Paulo.

– Andrea dos Santos Leandro é uma profissional certificada pelo Selo Casa Saudável e consultora em Harmonização de Espaços desde 2007.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.