Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 3 min.31/10/2016 

O que é ascendente?

Entenda o que este signo representa e como é feito o cálculo | Glossário Personare

O ascendente é o signo que estava surgindo no horizonte leste no momento do nascimento de uma pessoa. Ao ser interpretado junto ao signo do Sol e da Lua, ele representa uma das características mais importantes em um Mapa Astral, já que mostrará os aspectos desse alguém assim que ele se coloca no mundo. As qualidades ascendentes são percebidas na personalidade, na maneira como essa pessoa é percebida pelos outros e em como ela deseja ser notada.

Como funciona?

O cálculo do ascendente depende dos seguintes fatores:

  • o conhecimento da hora em que a pessoa nasceu;
  • a latitude e a longitude de seu local de nascimento.

Por ser um cálculo complexo, o ascendente não pode ser identificado com perfeição a partir do uso de tabelas e cálculos simplificados disponíveis em alguns veículos de publicação. Estas tabelas possuem uma margem de erro elevada demais. O ascendente só pode ser calculado com precisão por um astrólogo treinado ou por um bom programa de computador.

Para um estudo mais completo do ascendente, deve ser levado em consideração não apenas o signo, mas eventuais planetas colocados no setor astrológico do ascendente (a chamada casa I). A localização do planeta que rege o signo ascendente também é importante. Segundo um conceito astrológico tradicional, este planeta é o chamado “senhor” do Mapa Astral, que evidencia toda a identidade de uma pessoa.

Aplicação

Por meio do cálculo do ascendente, podem ser evidenciados os dons naturais, a individualidade e, principalmente, a maneira como cada um se expressa. Além disso, ele define a parte externa do ser, como aparência e corpo físico. Também é pelo posicionamento do ascendente nos signos que é possível observar o jeito de ser da pessoa. Quais são os pontos de vista dela? De que maneira ela enfrenta as situações? Usa algum tipo de “escudo protetor” no convívio com as pessoas? Como vende a própria imagem?

Para conhecer o próprio ascendente, é imprescindível que a pessoa saiba a hora do seu nascimento. A certidão de nascimento pode conter essa informação.

Curiosidade

Não é verdade que o ascendente fica mais forte na personalidade das pessoas depois dos 30 anos. Ao contrário! Quem conhece o seu Mapa Astral tende a controlar melhor os impulsos de seu ascendente, pois passa a lidar melhor com ele. As qualidades ascendentes são poderosas desde cedo e tendem a ser vistas com mais facilidade do que as qualidades do signo solar.

No vídeo abaixo, o astrólogo Alexey Dodsworth fala mais sobre o assunto:

Descubra seu ascendente

Para saber qual é o seu ascendente, clique aqui e descubra gratuitamente. Depois, confira abaixo algumas interpretações para seu ascendente. No entanto, é importante lembrar que para uma melhor análise do seu jeito de ser, você precisa considerar todos os pontos de seu Mapa Astral.

Mais sobre o que é ascendente

O que é ascendente? – Artigo de autoria da astróloga Vanessa Tuleski, publicado em 18/06/98;

Após os 30 anos o ascendente fica mais forte? – Artigo de autoria do astrólogo Carlos Hollanda, publicado no site Constelar em outubro de 2006;

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.