Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

O que aconteceu com o Brasil?

Trânsitos astrológicos indicaram aumento de poder do povo

 

O Brasil foi para as ruas. Em junho de 2013, em diversos cantos do país, aqueles que estavam acostumados ao famoso "ativismo de sofá" do brasileiro se surpreenderam com as manifestações realizadas em diversas capitais, com a presença de um grande número de manifestantes. Tudo começou como uma reivindicação por melhores condições de mobilidade urbana. Mas esse foi só o grito inicial, o detonador de uma voz que o brasileiro havia esquecido que tinha.

Com o aumento de 20 centavos nas passagens de ônibus em algumas capitais, o brasileiro encontrou a sua coragem e bravura para ir às ruas pleitear por aquilo que merece e tem direito. Desejava ser ouvido. Queria mostrar para os seus governantes e para o mundo inteiro que sabia que estava sendo roubado e enganado, e que as coisas precisavam mudar. Queria mostrar que não era tão alienado como muitos pensavam. Que sabia, se informava e queria mudanças. As pessoas decidiram falar em voz alta, em conjunto, em uníssono aquilo que pensavam. Independente do resultado, queriam mudança. A última grande manifestação com repercussão internacional similar foi em 1992 e não teve nem metade dos manifestantes que foram às ruas na última semana. Estou falando da manifestação dos 100 mil pelo impeachment do então presidente Fernando Collor. Mas, afinal, o que aconteceu no Brasil?

Mapa Astral do Brasil sugere que povo tende a evitar brigas

Astrologicamente, alguns trânsitos podem nos ajudar a entender essas manifestações. Com Sol em Virgem na casa 7 e Ascendente em Peixes, o Mapa Astral do Brasil também tem Lua em conjunção a Júpiter em sua casa 4 - casa que representa (entre outras coisas) o povo brasileiro, assim como a democracia e a oposição ao governo. A Lua, domiciliada por casa no Mapa do Brasil, representa várias coisas. Mas para fins desta análise consideremos apenas dois dos seus significados básicos: o povo e a democracia.

Júpiter é um planeta que fala de generosidade, otimismo, grandeza e fé no futuro. Então podemos dizer que o povo brasileiro é otimista por natureza, generoso, "boa gente", além de pouco predisposto a brigas e conflitos, pouco dado a manifestações, etc. Afinal, ele acredita profundamente que "no final tudo vai dar certo", e que qualquer problema ou desagrado é momentâneo. Portanto, quando as coisas ficam ruins, a população busca formas de agradar a si mesmo, como faz uma boa Lua-Júpiter: praia, chopp, amigos, futebol, samba e programas que estão ao alcance do seu bolso e que trazem alegria - ainda que esta seja momentânea.

Trânsitos astrológicos indicavam mudanças na mentalidade do brasileiro

Só que esse padrão está sendo modificado. Trânsitos sobre os ângulos do Mapa Astral do país - como Netuno transitando pelo ascendente, e Júpiter que entrou na casa 4 do Mapa do Brasil há aproximadamente dois anos - estavam modificando a percepção do brasileiro a respeito de problemas recorrentes e antigos. A quadratura que Netuno fez com Júpiter e Lua na casa 4 do Mapa do país fez aparecer todo tipo de escândalos, a desonestidade dos líderes brasileiros e toda forma de crime praticada por baixo dos panos.

A imagem do país ficou comprometida e a sensação foi de colapso. Mas colapso de quê? De tudo aquilo que Júpiter representa: a fé, o otimismo, a crença de que no futuro tudo será melhor."A imagem do país ficou comprometida e a sensação foi de colapso. Mas colapso de quê? De tudo aquilo que Júpiter representa: a fé, o otimismo, a crença de que no futuro tudo será melhor."

Os valores (Júpiter), as leis e a justiça que conduzem o país não foram vistas como justas e nem como honestas (Netuno). Perdeu-se a confiança no legislativo. Por outro lado, este mesmo Netuno aumentou significativamente o poder do povo, colocando os processos democráticos em evidência. A combinação de ambas influências fez surgir mais manifestações populares, como as que vimos em 2013, que não devem ser nem as primeiras e nem as últimas.

Mas a quadratura, apesar de ter sido um aspecto tenso, não foi de todo negativa. Ela contribuiu para a dissolução do padrão automático de resposta - ou não resposta - do povo brasileiro. Se sempre fomos ativistas de sofá, pode ser que tenhamos assumido uma postura mais ativa e informada a respeito dos assuntos cruciais do país, com uma maior união do povo e um aumento do uso das ferramentas democráticas.

Por que só agora o "gigante" acordou?

Há aproximadamente dois anos Júpiter entrou no signo de Gêmeos e na casa 4 do Mapa Astral do país. Sempre que um luminar (Sol ou Lua) recebe um aspecto de Júpiter, o primeiro sentimento que surge é de insatisfação. Isso porque Júpiter deseja a expansão de horizontes e o crescimento. O planeta sabe que pode fazer mais e melhor. Assim, surge a insatisfação com a situação estabelecida e a busca por opções.

O que quero dizer com isso é que essa insatisfação, como muitos indicam, realmente não foi por causa dos 20 centavos: ela veio em um crescente desde que Netuno começou a transitar pelo ascendente do país, aumentou com a entrada de Júpiter na casa 4 e explodiu com o planeta Marte transitando essa conjunção-quadratura. Com esse trânsito, a insatisfação tomou conta e o povo ganhou a coragem, a energia e a disposição para lutar. Em outras palavras, o aumento da passagem foi a gota d"água.

Saturno transitante em aspecto de trígono exato a Netuno contribuiu para essa luta, porque favoreceu o estabelecimento de leis que beneficiem o povo, favoreceu mudanças políticas e reformas. O lado democrático da vida nacional ganhou força. Processos reguladores foram melhorados e a administração de serviços públicos também melhorou."O lado democrático da vida nacional ganhou força. Processos reguladores foram melhorados e a administração de serviços públicos também melhorou."

Saturno é o planeta da vontade em ação, mas é uma ação que deriva mais de uma avaliação fria das situações do que da emoção. Isso parece significar mais uma vez que este processo de saturação vem ocorrendo há algum tempo, e não tem nada de repentino ou impulsivo.

Um dos significados básicos para Netuno na Astrologia é a dissolução. Ele dissolve lentamente tudo o que toca. Talvez, o que esteja em dissolução seja essa fé irreparável que temos no futuro, de que tudo vai ficar melhor em algum momento. Talvez esteja em dissolução o nosso hábito de buscar satisfações compensatórias para problemas fundamentais. Talvez esteja em dissolução nossa generosidade com todos, inclusive com um governo que não é nada generoso com a gente.

O que podemos afirmar, porém, sem sobra de dúvida, é que o nosso poder democrático estava em jogo. O povo resolveu fazer um uso mais amplo de um poder que sempre foi seu: o de exigir que os governantes que escolheu sejam mais responsáveis pela forma como conduzem o país. Esperamos que Netuno venha modificar definitivamente a nossa consciência democrática e envolvimento político para jamais voltarmos a viver passivamente escândalos e corrupções como vivemos nos últimos anos.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais. Saiba mais »

contato: astronews2010@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS