PUBLICIDADE

Saúde e Alimentação > Comer Bem

O poder dos sucos verdes

Bebida ajuda a melhorar funcionamento do intestino

Por: Katia Leite

 

Num mundo cheio de apelos comerciais, nada mais comum do que lançar moda. Porém, um tanto incomum, é o fato que, eventualmente, essas modas estão baseadas em estudos sérios e pesquisas científicas e trazem grandes e verdadeiros benefícios à saúde, de maneira rápida e prática. Esse é o caso dos sucos verdes. Frequentemente abordados pela mídia, esse tipo de bebida é feito a partir de alimentos crus, frutos secos e frescos, vegetais, sementes e grãos germinados, todos de origem orgânica.

O trabalho de conclusão de curso das naturólogas Beatriz Eksterman Mastroeni e Larissa Mazza Lepri Macedo Savazzoni tratou de forma científica o tema, relacionando-o a um incômodo também muito em pauta: a constipação, popularmente chamada de "intestino preso". Na entrevista abaixo as naturólogas falam um pouco de seu trabalho e dos resultados apurados em sua pesquisa.

De onde surgiu o interesse de vocês pelo estudo científico do suco verde?

Especialistas: O nosso interesse teve início quando incorporamos a bebida em nosso dia-a-dia. A Beatriz teve a oportunidade de participar, em 2008, de um curso de Alimentação Viva com o Dr. Alberto Gonzalez, onde aprendeu uma receita de suco verde. A partir de então começamos a consumi-lo praticamente todos os dias em casa. Essa experiência trouxe ótimas mudanças em nós mesmas e em nossas famílias, tanto físicas como comportamentais. Foram essas observações que despertaram o interesse em estudar cientificamente os aspectos do suco verde em conjunto à proposta da Naturologia.

Por que vocês pensaram em usar o suco verde em relação à constipação?

Especialistas: Sempre fomos muito interessadas pela influência do trato gastrointestinal na saúde e já sabíamos que queríamos focar mais precisamente o intestino, bem como o suco verde. Acabamos concluindo que seria ideal a realização de um estudo sobre a constipação intestinal. Esse sintoma é frequente e prevalente em mulheres, potencialmente desencadeador de diversas patologias e capaz de apresentar melhoras a partir de medidas educacionais e hábitos alimentares.

Como foi realizado o estudo?

Especialistas: A pesquisa contou com 15 mulheres adultas (de 20 a 59 anos) selecionadas através dos Critérios de Avaliação ROMA II - instrumento usado para considerar a constipação intestinal. Em um restaurante localizado na praça de alimentação da universidade realizamos 18 encontros, três vezes por semana, no período da manhã, para o consumo do suco preparado por nós.

Era oferecida a cada participante uma porção de 250ml do Suco Verde Padronizado. O aspecto educacional e a abordagem naturológica foram aplicados por meio de uma palestra inicial explanatória sobre conceitos e noções relacionados à constipação intestinal e à saúde, além de "cartinhas educativas" distribuídas às voluntárias a partir da segunda semana de pesquisa.

O que foi mais surpreendente nos resultados que vocês encontraram?

Especialistas: Observamos melhoras muito positivas como: aumento na frequência de evacuações, 90% de melhora na consistência das fezes; diminuição da intensidade da constipação; e aumento do consumo de verduras e de alimentos integrais. Muitas voluntárias também relataram por depoimentos escritos, ao final da pesquisa, melhora em aspectos como humor, disposição e atenção. Além disso, mencionaram mais atenção em relação aos seus hábitos alimentares e intestinais, começaram a notar e respeitar seus próprios organismos e uma das participantes, em especial, que chegava a ficar até 15 dias sem evacuar, após a pesquisa melhorou sua frequência para 3 vezes por semana.

Quais as principais conclusões que vocês tiraram desse trabalho?

Especialistas: Observamos que o Suco Verde Padronizado contribuiu positivamente para a melhora da constipação funcional das voluntárias que participaram da pesquisa. Esse efeito justificou-se principalmente pelo teor de fibras do suco, que também se mostrou capaz de ajudar na introdução ou mesmo na readaptação de hábitos alimentares saudáveis - o que é fundamental para a reversão da constipação intestinal funcional. Apesar disso, entendemos que a abordagem Naturológica contribuiu, de forma fundamental, para a melhora observada, em função das medidas educacionais e da relação de troca estabelecida entre as pesquisadoras e as voluntárias.

No trabalho de vocês o suco foi usado como um fator de estímulo ao equilíbrio fisiológico. Mas o suco verde também pode ser usado como alimento?

Especialistas: Com certeza! O Suco Verde Padronizado é um alimento. Ele pode ser incorporado no dia-a-dia das pessoas e foi elaborado justamente para se tornar uma opção simples, acessível e prática de promover a saúde. Além de ser composto por ingredientes que, com exceção da maçã, são encontrados durante todo o ano. Isso facilita a escolha por alimentos orgânicos.

Como preparar uma receita simples e eficaz de suco verde para quem quer cuidar de sua saúde intestinal? E para uma refeição leve e nutritiva, de fácil digestão?

Especialistas: Para fazer o Suco Verde Padronizado, separe os seguintes ingredientes:

  • suco de 2 laranjas peras
  • 2 folhas de alface (qualquer variedade)
  • 4 folhas de escarola,
  • 2 folhas de couve manteiga,
  • 1/2 cenoura com casca,
  • 1 maçã Fuji,
  • 1 colher de sopa de linhaça hidratada*

*Hidratação: deixe a semente de linhaça de molho, em um recipiente de vidro, com água filtrada. O pote deve ficar tampado durante a noite (mais ou menos por oito horas), dentro da geladeira. Feito isto, despeje as sementes em uma peneira e lave-as em água corrente filtrada.

Como preparar: Coloque o suco de laranja no copo do liquidificador junto com os seguintes ingredientes: alface, escarola e couve. Com o auxílio da cenoura, bata todos estes ingredientes até formar uma substância homogênea. Após este processo, coe com o coador de voil. Transporte o líquido que foi coado de volta para o copo do liquidificador (previamente higienizado) e bata junto à maçã fuji picada e à semente de linhaça hidratada. Assim feito, beba o suco imediatamente!

Obs.: Dê preferência aos ingredientes orgânicos. Em caso de não tê-los, utilize a cenoura sem casca.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Katia Leite

Com formação universitária em Naturologia, dedica-se a atendimentos individuais e em grupo em São Paulo. Busca nos elementos da natureza os instrumentos que ajudam a manter e recuperar a saúde. Saiba mais »

contato: katiaaj@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS