Katia Leite
Por Katia LeiteLeia em 6 min.17/10/2011 

O horário de verão afetou seu sono?

Confira dicas simples para dormir melhor e acordar com mais disposição

Confira dicas simples para dormir melhor e acordar com mais disposição

O horário de verão afetou seu sono?

Com a entrada do horário de verão, perdemos pelo menos uma hora de sono. Essa alteração pode impactar nosso relógio biológico e, por isso, até o organismo sincronizar seus ritmos ao novo horário, podemos notar dificuldades para dormir e consequentemente, sonolência diurna e alterações de humor.

Para dar uma ajudinha nessa adaptação ao novo horário é interessante preparar-se o sono. Você pode utilizar estratégias muito simples, como um banho relaxante, uma técnica básica de respiração, a aromatização do quarto com um óleo essencial, uma breve meditação ou escutar uma música. O importante é descobrir o que te acalma e relaxa. Abrace uma bela noite de sono e o dia seguinte te receberá muito melhor!

Confira algumas sugestões para obter uma noite de sono profundo e relaxante:

  1. O banho antes de dormir pode ser um importante aliado do sono para a maioria das pessoas. Mas é importante que você se observe: há pessoas que despertam com o banho!
  2. Receber uma massagem é sempre muito relaxante, mas na impossibilidade disso ocorrer, dedique alguns minutos antes de dormir massageando os seus próprios pés.
  3. Deitado de barriga para cima coloque suavemente suas mãos abaixo do umbigo. Respire lenta e profundamente procurando “empurrar” suas mãos com a barriga. O ideal é que o seu peito mova-se minimamente. Insufle o ar e segure a respiração pelo tempo que puder. Ao expirar, sopre pela boca todo o ar que conseguir. Repita este ciclo sete vezes. Você se surpreenderá com o nível de relaxamento que este exercício respiratório tão simples promove!
  4. Coloque no quarto onde vai dormir um aromatizador, de preferência elétrico, com três gotas de óleo essencial de lavanda. Se você não tiver o aromatizador pode pingar uma gota do mesmo óleo debaixo de seu travesseiro.
  5. Meditar antes de dormir pode ajudar muito.
  6. Desligue a TV! Dormir embalado pelos programas televisivos pode não ser a melhor opção. Se você tiver este hábito, substitua-o por música suave ou mantras usados para meditação.
  7. Dirigir sua imaginação para ambientes e situações relaxantes e acolhedoras também pode ser um aliado excelente na hora de dormir. Visualizar paisagens, pensar em si mesmo tomando um banho de mar ou caminhando numa estrada agradável pode ajudar a afastar outras imagens e pensamento recorrentes.
Katia Leite

Katia Leite

Com formação universitária em Naturologia, dedica-se a atendimentos individuais e em grupo em São Paulo. Busca nos elementos da natureza os instrumentos que ajudam a manter e recuperar a saúde.