Carregando pagina

Família > Relações Familiares

O exemplo que vem do papai

Dieta dos pais influencia os hábitos alimentares dos filhos

 

Quem disse que as mães devem ser as principais responsáveis pelo cardápio da família? De acordo com a nutricionista da Rede Mundo Verde, Flávia Moraes, os pais também podem influenciar os hábitos alimentares das crianças. A especialista acredita que quando o chefe da família se alimenta corretamente, os filhos têm mais chances de se tornar adultos saudáveis.

De acordo com Flávia, a busca pelo bem-estar e qualidade de vida começa pela geladeira. Alimentos como frutas, legumes e verduras podem e devem ser incorporados na rotina da casa. "Se uma criança de dez anos já apresenta um peso acima da média, ela terá mais chances de desenvolver diabetes e hipertensão na vida adulta, por exemplo. A solução para evitar esse tipo de problema é adotar uma alimentação balanceada", explica a nutricionista.

Vale lembrar que os pais devem ensinar seus filhos por meio do exemplo, ou seja, é fundamental que eles não só ofereçam alimentos saudáveis, mas também incluam esses produtos na dieta familiar. "De nada adianta o pai encher a despensa de frutas se ele não estimula o consumo do alimento dentro de casa", lembra a nutricionista. E o que fazer com as crianças que são loucas por refrigerantes? De acordo com a especialista, a ingestão de líquidos durante as refeições atrapalha. "O estômago de uma criança é naturalmente menor que o de um adulto. Ao beber refrigerante enquanto come, ela fica saciada com o líquido e deixa de almoçar ou jantar", alerta Flávia.

Calorias vazias

O mesmo acontece quando os papais resolvem levar seus filhotes aos famosos fast foods ou permitem que eles comam muitos doces. Geralmente esses tipos de alimentos possuem calorias vazias, ou seja, não fornecem nenhum tipo de nutriente aos pequenos. "A maioria das crianças não trocaria um biscoito recheado por um prato de arroz com feijão. Isso ocorre porque elas já associam que a comida de casa é ruim", explica a nutricionista.

 
Rodrigo e sua filha Janaína

O papai Rodrigo Castro costuma ficar atento à alimentação de sua filha de quatro anos, Janaína. "Como não estimulo o consumo de açúcar e fritura, ela é o tipo de criança que já pede naturalmente para comer uma fruta, ao invés de alimentos que não são saudáveis. Ela sabe que não pode comer tudo que quer, na hora que deseja. Rotina alimentar é fundamental!", ensina.

Almoço no Dia dos Pais

Todo pai gosta de comemorar o seu dia bem perto de seus filhotes. E que tal começar a adotar bons hábitos alimentares desde já? Para fazer um almoço caprichado, prepare uma salada com rúcula, alface, agrião e tomate-cereja. Os pequenos costumam adorar alimentos coloridos! De prato principal, uma boa dica pode ser cozinhar um bacalhau com brócolis e batata, regado ao azeite. Na sobremesa, opte por uma opção diferente. Leve uma fruta ao forno, como maçã ou pêra, e jogue cacau e mel por cima. Essas substâncias dão o sabor doce que as crianças tanto gostam, sem ter adição de gordura. Aproveite!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS