Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Nós testamos: livros de colorir

Hobby tem objetivo antiestresse, mas vem sendo motivo de competição em redes sociais

 
Imagem: Divulgação

Como cromoterapeuta e apaixonada por cores, fui surpreendida no último mês pela febre dos novos livros de colorir para adultos, da ilustradora escocesa Johanna Basford: "Jardim Secreto" e "Floresta Encantada". Os desenhos coloridos estão nas redes sociais, nos programas de televisão e em vários outros lugares.

Fiz uma pesquisa na internet e encontrei vários outros livros no mesmo estilo, como o "Jardim Encantado", o "Fantasia Celta" e o "Mandalas Mágicas" I e II. Cada vez que procurava, encontrava mais e mais - a maioria com o destaque na capa de que é antiestresse, um mal que afeta muitas pessoas nas grandes cidades.

Na realidade, a atividade acalma, relaxa e trabalha a concentração, a coordenação motora e o equilíbrio. Algumas pessoas que sofrem de TPM me relataram que perceberam melhora nos sintomas, porque soltaram a criatividade e se esqueceram de todos os problemas ao redor. Curioso como uma prática tão simples pode desencadear comportamentos assim, não é?

Colorir combate estresse e remete à infância

Resolvi comprar o livro "Jardim Secreto" para testar. A riqueza de detalhes dos desenhos me encantou. O livro é lindo e não é apenas para colorir, você encontra objetos escondidos entre os minuciosos traços, além das páginas incompletas para que possa desenhar figuras de acordo com o tema, usando sua imaginação.

Nas horas que paro para colorir o meu livro, percebo que nada me incomoda. Coloco o celular no modo silencioso para não me atrapalhar, e durante aquela hora do meu dia me sinto como criança, brincando de colorir e vendo aquele mundo de cores se transformando em algo maravilhoso, cheio de vida. Quando acabo, me sinto mais tranquila, mais centrada, pronta para continuar meu dia. Até meu humor melhora."Quando acabo, me sinto mais tranquila, mais centrada, pronta para continuar meu dia. Até meu humor melhora."

Mas onde entra o universo das cores nisso tudo? Será que escolher uma determinada cor tem a ver com o estado de espírito naquele dia? A minha dica é a seguinte: faça a pintura sem se importar muito com isso. A ideia é se divertir! Depois, se tiver curiosidade para entender o porquê de ter escolhido uma determinada cor, consulte o significado aqui.

Prática pode afastar do mundo virtual ou acirrar competitividade online

Para muitas pessoas, os livros para colorir serviram como um detox virtual. Elas acabaram se desconectando de seus tablets, smartphones e notebooks. Sem perceber, esvaziaram a mente dos compromissos por alguns minutos. Mas, ainda assim, tenho visto em redes sociais justamente o contrário: os livros estão gerando uma competição de quem termina mais rápido, de quem faz o desenho mais bonito."tenho visto em redes sociais justamente o contrário: os livros estão gerando uma competição de quem termina mais rápido, de quem faz o desenho mais bonito."

Consequentemente, fotos e mais fotos são postadas todos os dias desses trabalhos, criando-se comunidades, grupos e até hashtags, como #jardimsecreto e #florestaencantada.

A ideia dos livros de colorir, no meu ponto de vista, é realmente fazer com que a pessoa se desconecte e proporcionar um momento prazeroso e divertido, trazendo a alegria de ser criança. Depois de terminado, por que não compartilhar sem a intenção de competir, simplesmente com o orgulho do desenho feito?

Bom, se você ainda não conhece nenhum desses livros, convido a experimentar e tirar suas próprias conclusões. Afinal, quem disse que pintar e colorir é coisa de criança? Não mais! Adulto agora também pode brincar.

Novidade da autora

Solange Lima faz um trabalho em grupo para ensinar a desenhar mandalas e colori-las, um trabalho direcionado ao autoconhecimento. Se você tem interesse em conhecer, entre em contato com as especialista para mais informações, pelo e-mail atendimento@solangelima.net.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS