PUBLICIDADE

Casa e Família > Gravidez

Nós Testamos: fraldas ecológicas

Os prós e contras de não utilizar fraldas descartáveis nos bebês

Por: Equipe Personare

 
A pequena Luiza usa fraldas ecológicas

Quem tem bebê pequeno ou a caminho pode já ter passado por esse dilema: usar fraldas descartáveis por praticidade ou ecológicas, pela preocupação com o meio ambiente? Alguns pais brasileiros já optaram pelas fraldas ecológicas. Porém, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, há alternativas como a gDiapers (que tem parte interna biodegradável), por aqui existe apenas a opção das fraldas de pano (que precisam ser lavadas). A Revista Personare convidou uma mãe de um bebê de três meses, para compartilhar os prós e contras de usar fraldas ecológicas:

"Estou usando fraldas ecológicas desde a terceira semana de vida da Luiza. Esperei pra me adaptar com os horários dela e com a nova rotina. Optei pela versão ecológica para economizar e pela preocupação com o descarte, já que as descartáveis não se decompõe facilmente.

Faço cerca de quatro trocas completas (calça + absorvente) e umas três trocas só de absorvente diariamente. Durante a noite, a Luiza dorme com fralda descartável. Enxáguo logo após tirar, pra retirar os excessos. Esfrego com sabão em pó pra bebê e deixo de molho (fralda de xixi num balde e de cocô em outro). É preciso oxigenar a água todos os dias, pra evitar cheiro (pra oxigenar a água é só mexer nas roupas, movimentando-as dentro do balde). Água quente ajuda a não manchar. Não gasto mais que 15 minutos do meu dia pra cuidar das fraldas. Uma vez por semana, vão todas pra máquina.

Os prós das fraldas ecológicas: são lindas, duráveis, confortáveis, econômicas, práticas (ao contrário do que possa parecer), favorecem o meio ambiente, "aproximam" a dupla mãe-bebê, por que a gente fica mais atenta ao ciclo (de xixis e cocôs) deles... Imagino que isso favoreça muito mais o desfralde no futuro.

Os contras das fraldas ecológicas: roupas pequenas não cabem no bebê quando ele está de fralda de pano, na rua é pouco prático fazer troca (mas não impossível), tem que levar um saquinho pra trazer a fralda pra casa, depois de lavadas demoram um pouco pra secar.

Eu compro fraldas pela internet, no site http://www.babyslings.com.br. Custam R$ 17,00 cada (a calça com 2 absorventes)."

Patricia Merlin, 32 anos, designer gráfico, doula e educadora perinatal. Mãe da Luiza, 3 meses e meio.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS