Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Naturologia, a ciência do bem-viver

Saiba mais sobre esta profissão

 

O olhar sobre a saúde e a forma de abordá-la, vem sofrendo mudanças no mundo inteiro. A procura cada dia maior por práticas complementares de saúde nos apontam para uma quebra de paradigma quando falamos de saúde humana. Este conceito de saúde é definido pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS), como sendo um equilíbrio dinâmico físico, mental e emocional, e esta ainda possui o registro de um número significativo de práticas complementares.

O profissional naturólogo no Brasil tem sua formação em um curso de graduação realizado em duas universidades: Anhembi Morumbi - SP e Unisul - SC. Caracteriza-se por uma abordagem integral na área da saúde pela relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente, com o objetivo de prevenção, manutenção e recuperação da saúde e da qualidade de vida.

Durante a formação, com duração de 4 anos e 6 meses, o naturólogo cursa disciplinas que abrangem o conhecimento científico sobre o corpo humano, que lhe dão uma base sólida para aplicar técnicas baseadas na Antroposofia, Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Indiana/Ayurveda e nas Terapias vibracionais e Ocidentais.

Abordagem integral da saúde

O diferencial desse novo profissional é a retomada de uma abordagem integral de saúde com ênfase na humanização dos atendimentos que consiste em uma escuta acolhedora e respeitosa para formação e fortalecimento do vínculo terapêutico. Entre as práticas utilizadas pelos Naturólogos estão a fitoterapia, Iridologia, terapia floral, Auriculoterapia, aromaterapia, massoterapia, reflexologia, geoterapia, cromoterapia, watsu e muitas outras.

Algumas formas de atuação do naturólogo

  • Atendimentos individuais, avaliando junto ao interagente suas necessidades e estabelecendo um plano de tratamento. A primeira avaliação tem duração média de 1h30min, e o naturólogo irá levantar dados gerais de saúde do interagente(cliente) desde aspectos físicos, emocionais, e sociais. Após isto é feita uma foto da íris para no retorno ser dada a avaliação física (iridologia alemã) e comportamental (Método Rayid), além do início de seu processo terapêutico e plano de tratamento. Esta abordagem individual poderá ter variações dependendo da especialização do naturólogo e linha terapêutica utilizada.
  • Programas de qualidade de vida para empresas.
  • Palestras e eventos de saúde, com temas ligados a naturologia, saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Quem pode se beneficiar com a naturologia?

Crianças, jovens, adultos e idosos que:

  • Sentem-se bem e gostariam de introduzir novos hábitos de vida.
  • Sentem-se bem, mas gostariam de recuperar a tranquilidade, vitalidade e equilíbrio.
  • Buscam autoconhecimento.
  • Estão em tratamento e desejam minimizar sintomas e adquirir equilíbrio integral.
  • Querem se beneficiar de tratamentos complementares e naturais de saúde buscando a causa da alteração de saúde e não somente sintomas.

"Quantidade de vida é uma decisão divina, qualidade de vida é uma decisão humana".

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Giane Honorato

Naturóloga formada pela Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Possui pós-graduação em Iridologia Alemã e Método Rayd, e em Fitoterapia Clínica e Nutracêutica. Saiba mais »

contato: gianenaturologa@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS