Rachel Lopes
Por Rachel LopesLeia em 2 min.20/12/2017 Atualizado em 30/07/2018

Natal recheado com afeto

Reúna a família na cozinha e prepare cupcakes para a data

Natal recheado com afeto

Embalagem redonda, consistência macia e recheio saboroso. Cupcakes são feitos de açúcar e amor! Velho conhecido dos americanos, o doce chegou ao Brasil e tem agradado crianças e adultos. Por aqui, os famosos bolinhos com cobertura estão presentes nas festas infantis e até mesmo em casamentos. Por que não prepará-los para alegrar a noite de Natal?

Aproveite o sentimento de união que as festas natalinas costumam trazer e reúna sua família na cozinha! A concentração, a capacidade de associação e a criatividade ficam ativadas em situações como essas. Segundo a psicóloga Daniele Azevedo Dornelles, a convivência dos pais com os filhos gerada por momentos na cozinha, pode ser valiosa: “As crianças se sentem mais independentes e capazes cozinhando com seus pais, além de estimular a criatividade”, explica.

Coloque a mão na massa junto com sua família ou com amigos e garanta momentos preciosos. Confira a seguir uma receita simples para adoçar a noite de Natal:

Massa

  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 300 g de manteiga (em temperatura ambiente)
  • 1 xícara de leite integral
  • 3 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sobremesa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • Essência de baunilha a gosto
  • Óleo de cozinha e farinha para untar
  • Forminhas próprias para cupcakes (são vendidas em lojas de festas)

Preparo

Bata na batedeira a manteiga com o açúcar até ficar bem cremoso. Acrescente os ovos e a essência de baunilha e continue batendo. Acrescente a farinha de trigo com cuidado para não espalhar (se preferir, desligue a batedeira e depois retorne a ligar). Depois acrescente o leite e continue batendo até ficar bem misturado. Junte o sal, o fermento em pó e o bicarbonato.

Unte as forminhas próprias para cupcake com o óleo de cozinha. Jogue um pouco de farinha por cima e espalhe bem, principalmente nas laterais. Jogue o excesso da farinha fora e reserve. Coloque a mistura até 1/4 da forminha e leve ao forno pré-aquecido.

Verifique se o cupcake está assado com um palitinho. Se este sair seco, está pronto!

Cobertura

Ganache de chocolate

  • 1 colher (sopa) de mel
  • 2 colheres (sopa) de creme de leite
  • 400 grs de chocolate meio amargo

Preparo

Derreta duas colheres de creme de leite, deixe ferver na panela. Desligue, acrescente o chocolate meio amargo e derreta junto com o creme de leite, misturando. Após, acrescente uma colherzinha de mel para dar liga. Pronto, já pode colocar com uma colher a mistura no topo dos cupcakes!

Para dar asas à imaginação

Para o Natal, você pode enfeitar com mini miçangas (vendidas em supermercados ou lojas com produtos de festas) nas cores verde e vermelho ou acrescentar um biscoitinho natalino em cima do seu cupcake.

Você também pode enfeitar seus bolinhoss com frutas cortadas por cima, raspas de chocolate branco ou coco. O visual fica bonito e atraente. Também é válido utilizar glitter comestível vendido em lojas de gastronomia ou de produtos de festas. A cobertura ganha um tom mágico e brilhante, ideal para eventos especiais!

Rachel Lopes

Rachel Lopes

Rachel Lopes é chef de cozinha e possui descendência céltica portuguesa. Atua como terapeuta em Homeopatia, Cura Céltica, Sistemas Florais, Reiki, Frequências e Sistema Arcturiano de Cura Multidimensional, no Rio de Janeiro e em consultas online. Agendamentos por e-mail. Saiba mais: www.cozinhadojardim.com