Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Vida Profissional

Não encare o trabalho como tortura

Saia do papel de vítima e descubra o prazer de exercer sua função

 

Mais uma jornada de trabalho se inicia. Antes mesmo de começar suas tarefas você já está tenso e preocupado com os resultados que vai obter? Fica pensando se irá conseguir dar conta de tudo e atender às expectativas?

Será que toda essa tensão e ansiedade são necessárias? Será que relaxar um pouquinho não ia lhe ajudar a ter mais leveza e criatividade? E quanto ao seu corpo, você não acha que essa pressão que você sente dentro de você não é demonstrada na expressão do seu rosto? E as dores que você costuma sentir, não podem ser sintomas dessa grande tensão acumulada?

Algumas pessoas têm a mania de achar que para trabalhar bem têm que levar toda uma tensão para o corpo e até mesmo para o ambiente onde trabalham. Assim, esquecem de uma energia capaz de mover montanhas dentro delas: o simples prazer de trabalhar com leveza.

Qualquer trabalho pode se tornar uma tortura se você assim escolher que ele seja."Qualquer trabalho pode se tornar uma tortura se você assim escolher que ele seja." Claro, pode ser um trabalho dos sonhos, mas se você encarnar um personagem ranzinza, que não fica satisfeito com nada, realmente nada vai lhe realizar mesmo, nem um bom salário, nem mesmo ter colegas de trabalho maravilhosos.

Mude a perspectiva

Se antes mesmo de sair de casa você já visualiza o seu local de trabalho como cinza, sem graça, entediante, reflita: esse tédio está dentro de sua cabeça ou está no seu local de trabalho? Observe a grande força que você está usando - mesmo sem ter consciência - a Lei da Atração. Responda com sinceridade: o que você tem atraído para si mesmo pensando assim?

Ter leveza, ver o trabalho como uma possível fonte de diversão, de fazer novas amizades e de tecer bons relacionamentos muda todo esse cenário dramático e pesado que você criou para si. Não tente se colocar no papel de vítima reclamando que tem um chefe muito difícil e que os outros funcionários não gostam de você.

Olhe para dentro: qual é o tipo de energia que você emite para o seu ambiente? De uma pessoa que atrai relações profissionais boas ou ruins? Então, como os outros funcionários vão poder se aproximar de você pelo que você é?

Experimente sair de casa mais relaxado para ir trabalhar, encarar o trabalho com menos preocupação e acreditando mais nas suas competências. Tente descomplicar um pouco a sua maneira de ver seu trabalho e a sua postura e você verá as mudanças que vão começar a acontecer ao seu redor.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Bruna Rafaele

Mestre em Estudo da Linguagem (PUC-Rio) e Mentora (FGV), atua dando consultas pessoalmente e pela internet. Saiba mais »

contato: contato@brunarafaele.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare