Carregando pagina

Beleza > Estilo

Moda sustentável para as festas de fim de ano

Entenda como é possível se vestir bem e ainda ajudar o meio ambiente

 

O fim do ano chegou e já começou a correria para as compras, os preparativos para as festas, as viagens e os presentes. Quase todo mundo participa deste cenário, especialmente porque ele vem embalado pelos bônus de salários extras, promoções relâmpago, lançamentos de produtos, facilidade de crédito e vitrines espetaculares. Em tempos de consumo sustentável não precisamos nos proibir desses hábitos tão prazerosos, mas é fundamental consumirmos de forma consciente. E isso também vale para a roupa que você vai usar nas festas de fim de ano.

Algum tempo atrás muitas pessoas acreditavam que a tendência de atitudes sustentáveis era apenas uma onda passageira. Mas dia-a-dia vamos percebendo a necessidade dessas atitudes para que o nosso planeta continue existindo em condições habitáveis. Felizmente estamos aprendendo a adaptar nossos hábitos e, aos poucos, construindo um novo estilo de vida, melhor para todos nós e para os que virão também. Mas, quando o assunto é moda, especialmente sobre roupas e calçados, ainda temos muitas dúvidas. Chega a ser contraditório pensar sobre sustentabilidade quando a moda sobrevive do consumo exagerado e de coleções de produtos que são promovidos com tempo pré-determinado de uso.

Conforme o senso geral pensa, a moda é "arte do efêmero", ou seja, arte das criações que são feitas para ser desejadas, consumidas, descartadas e esquecidas, num curto espaço de tempo. E por isso é tão importante pensarmos sobre consumo consciente para a moda. Chegou o momento em que precisamos viver e vestir o hoje sem ignorar o amanhã, pensando em como fazer um presente feliz para um amanhã muito melhor.

Para ajudar você a entrar nessa corrente do bem, confira abaixo algumas dicas simples, porém muito válidas, de como escolher roupas e fazer compras de modo sustentável no final de ano:

1 - Planeje suas compras

Pare por alguns instantes e faça uma lista com tudo que precisa comprar para você e sua família, de presente. Imagine produtos que atendam às necessidades e onde você poderia encontrá-los. Lembre-se que mais vale um presente realmente útil do que um presente que mostre que custou caro, mas que não agrade a quem recebe. Com isso você evitará as trocas pós-festas, que são muito desgastantes e quase sempre não-satisfatórias. Quanto mais antecedência nessa lista, melhor. Com planejamento e organização você poderá otimizar o seu tempo, gastar menos e deixar todos mais felizes, inclusive você. A lista evita que você compre por impulso e ajuda a realizar uma compra guiada pelo consumo consciente.

2 - Consulte seu guarda-roupa

Antes de sair para as compras, consulte suas opções em casa mesmo. Através dessa análise você poderá relembrar compras que realizou por impulso e que depois acabou não usufruindo, além de poder encontrar peças que quase não usa e que seriam ideais para as ocasiões de festas de final de ano. Aproveite para doar peças que não pretende usar e tenha segurança nos itens que realmente precisa adquirir. Compre para atender necessidades de uso real e com o tempo você perceberá que com esse método de compra se arrependerá menos e estará mais feliz e satisfeito.

3 - Use a criatividade

Que tal reciclar ou reaproveitar peças de roupas e calçados, gastando pouco e se divertindo muito? Como primeira opção, você pode brincar de sobrepor ou diversificar peças que você já tenha. Por exemplo, use uma saia longa como um vestido, ou uma segunda pele de renda por baixo de um tomara que caia, acrescentando acessórios, cintos, amarrações, etc.

Outra opção é customizar detalhes especiais em peças antigas. Atualmente, existem em armarinhos e bazares, aplicações semiprontas de bordados, brilhos, fitas e pérolas, que você pode facilmente costurar ou mesmo colar em diversos tipos de tecido, obtendo um acabamento profissional e gastando bem pouco. Com carinho e dedicação você poderá ganhar uma peça nova, exclusivamente sua, com seu estilo e feita por você.

4 - Descubra as oportunidades

Enquanto os shoppings trabalham para promover compras impulsivas e estão sempre cheios demais, você pode encontrar oportunidades melhores. Especialmente no final do ano, acontecem, em todo país, bazares e feiras ocasionais. Esses eventos podem ser temáticos ou não, voltados à cultura do artesanato ou não, mas em geral têm uma enorme variedade de opções e preços. Pesquise na sua cidade e não deixe de experimentar. Algumas marcas também aproveitam para limpar os estoques e assim promovem bazares de liquidação, pesquise e aproveite, mas cuidado: mesmo com preço especial evite o desperdício.

5 - Seja você mesmo

Muita gente gostar de inovar no visual ou usar peças novas de roupa, especialmente no ano novo. Mas isso pode fazer com que você adquira roupas e sapatos que não são confortáveis, penteados e maquiagens exagerados, ou outra opções que já nos primeiros momentos da festa deixa você desconfortável e muito incomodado.

Sendo assim, nas festas de fim de ano, procure manter o seu estilo próprio e fazer escolhas que realmente combinem com você. Já não precisamos usar vestidos longos e brilhantes, ou ternos e black tie. Sua elegância depende de você estar se sentindo bem, confortável e mantendo sua autenticidade. Esteja certo que um simples detalhe fará toda diferença, pois muitas vezes um acessório diferente, um detalhe delicado, ou uma peça nova já dão todo charme e requinte que você precisa para se sentir devidamente ?bem vestido? para ocasião.

É importante lembrar também que estamos vivendo num tempo onde menos é mais, e o chique é ser consciente. Caso você realmente decida por comprar roupas novas, busque também opções na moda ecofriendly, ou seja, moda amiga da natureza. A variedade de peças em algodão orgânico, malhas de garrafa PET, e reciclagem de tecidos está aumentando. Priorize seu estilo próprio e busque as novas alternativas para o bem de todos. Seja feliz com você e mantenha o compromisso com a paz e o amor ao próximo. Boas festas!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Keka Ribeiro

Formada em Design de Moda, é especialista em moda sustentável. Atua em marca própria, desenvolvendo ações sociais e coleções temáticas através do conceito de vestuário ecofriendly. Saiba mais »

contato: contato@kekaribeiro.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare