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Mito da proteína: ela não está presente apenas nas carnes

Além disso, pessoas consomem mais proteínas do que é recomendável

Por: Ricardo Laurino

 
Imagem: Lukas Budimaier (@lukasbudimaier), via Unsplash

Muito se fala que, ao decidirmos adotar uma alimentação baseada no reino vegetal, comumente chamada de "vegana" (que exclui carnes, laticínios, ovos, etc.) corremos o risco de apresentar carência de um nutriente muito importante para nossa saúde: as proteínas.

Para que fique mais fácil de entender, é bom sabermos que as proteínas são compostas de aminoácidos, e que não existe nenhum aminoácido essencial necessário ao organismo humano que não seja facilmente encontrado nos alimentos do reino vegetal. Um exemplo simples é pensarmos no tão conhecido e festejado arroz (cereal) e feijão (leguminosa). Com essa simples união encontramos todos os aminoácidos essenciais necessários ao organismo, mas em proporções diferentes das apresentadas nos alimentos de origem animal.

Pessoas consomem mais proteínas do que precisam

Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de cereais e leguminosas, como o arroz e o feijão. Não necessariamente estes alimentos precisam estar na mesma refeição, basta ingeri-los no mesmo dia. Os alimentos de origem vegetal de forma geral (exceto feijões) contêm menos proteínas do que as fontes animais, mas, mesmo assim, em teor maior do que o organismo humano necessita."Os alimentos de origem vegetal de forma geral (exceto feijões) contêm menos proteínas do que as fontes animais, mas, mesmo assim, em teor maior do que o organismo humano necessita."

Esse é um fator importante que devemos destacar: em geral, as pessoas consomem mais proteínas do que é recomendável.

A ingestão de proteínas numa dieta equilibrada deve permanecer entre 10% a 15% do volume calórico ingerido, é o que diz a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Dessa forma, ao se alimentar equilibradamente, com a ingestão calórica recomendada e incluindo com frequência os já citados cereais e feijões, automaticamente a sua cota proteica é atingida, incluindo todos os aminoácidos essenciais.

Proteínas em excesso viram gordura no corpo

Além disso, as fontes mais proteicas de origem vegetal contêm boa quantidade de fibras e diversos micronutrientes (como vitaminas e minerais) com baixo teor de gordura. Como o nosso organismo não estoca proteínas, todo excesso ingerido se transforma em carboidrato e gordura."Como o nosso organismo não estoca proteínas, todo excesso ingerido se transforma em carboidrato e gordura."

O consumo de proteína animal acima do recomendado, que é comumente visto no hábito alimentar da maioria dos brasileiros, também traz excesso de gorduras saturadas, pouco ou nenhum carboidrato e nada de fibras.

+ A gordura que faz bem à saúde

Não existe diferença entre proteínas encontradas nas carnes ou vegetais

Outro fator importante a ser citado são os estudos científicos que comprovam tais informações. Um deles (chamado "Meta-analysis of nitrogen balance studies for estimating protein requirements in healthy adults"), que foi um amplo estudo de revisão sobre o assunto (metanálise), demonstrou que não há diferença na incorporação da proteína no corpo humano, seja ela do reino animal ou vegetal. A proteína é um dos nutrientes mais fáceis de se obter, e pessoas que consomem apenas produtos de origem vegetal podem, com facilidade, obter todos os aminoácidos essenciais com tranquilidade e segurança, usufruindo assim, de todos os benefícios que sua escolha traz para sua saúde.

* Base do texto extraída do livreto "Alimentação Vegetariana" publicada pela SVB, escrito pelo Drº. Eric Slywitch.

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O evento ocorrerá de 30 de agosto a 3 de setembro, em Campos do Jordão (SP). O festival terá a presença de palestrantes, ativistas, chefs e artistas brasileiros e internacionais, com o intuito de mostrar para as pessoas uma forma de vida mais saudável.

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SOBRE O AUTOR
Ricardo Laurino

Ricardo Laurino

É presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira: acesse svb.org.br. Conheça também o www.Desafio21DiasSemCarne.com.br

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