Solange Lima
Por Solange LimaLeia em 9 min.26/09/2017 Atualizado em 06/05/2018

Massagem facial rejuvenesce e beneficia saúde

Aprenda técnica que ajuda na vitalidade da pele e do organismo

Aprenda técnica que ajuda na vitalidade da pele e do organismo

Massagem facial rejuvenesce e beneficia saúde

O Shiatsu Facial é um tipo de massagem terapêutica da medicina chinesa – assim como a Acupuntura. O método ajuda a tratar problemas de saúde e ainda favorece a estética. Alguns pontos na face estão diretamente relacionados ao corpo e visam equilibrar a pele e organismo.

Por exemplo: a região abaixo dos olhos está ligada aos rins. Já o espaço entre as sobrancelhas está conectado ao fígado, e a testa ao intestino. Sendo assim, podemos interpretar que as olheiras são sintomas de que algo não vai bem nos rins. As rugas entre as sobrancelhas, além de sinalizarem raiva e irritabilidade, também podem significar que o fígado está mais sensível.

Apesar dos benefícios que a massagem oferece, é importante consultar um médico antes de fazer uso do método. O Shiatsu Facial não é indicado em casos de febre ou infecções, por exemplo.

Veja abaixo algumas dicas de massagem facial que você pode fazer em casa, em frente ao espelho.

  1. Para aliviar as dores de cabeça – Na região das têmporas, localizada no término da sobrancelha, apenas pressione e circule com o polegar 20 vezes.
  2. Para combater insônia, nervosismo, ansiedade, depressão e pânico – No topo da cabeça (a partir de uma distância de oito dedos, contados do meio da testa até a região indicada), pressione com o polegar durante alguns segundos. Esse ponto acalma a mente.

Por uma pele mais jovem

Outros exercícios faciais são indicados para prevenir o envelhecimento. Faça, no mínimo, três séries de 10 repetições de cada exercício, sempre com um intervalo entre elas. A duração de cada exercício pode ser de 5 segundos. Adotar esse hábito três vezes na semana, durante 15 minutos diários, já é suficiente. Confira abaixo o passo-a-passo para cada área do rosto.

Para a área da testa:

  1. Eleve as sobrancelhas com a ajuda dos dedos e volte ao normal.
  2. Depois puxe as sobrancelhas uma de encontro a outra, como se estivesse fazendo cara de mau, conte até 10, volte ao normal e relaxe.

Para a área das pálpebras:

  1. Arregale bem os olhos e volte ao normal, relaxando.
  2. Depois olhe para a ponta do nariz, conte até 10 e relaxe.

Para os lábios e boca:

  1. Abra bem a boca e feche devagar, relaxando.
  2. Faça um bico por alguns segundos e relaxe.
  3. Faça um bico e movimente em círculos de um lado para o outro, sentido horário e anti-horário. Faça uma série de 10 repetições para cada lado.
  4. Esfregue os lábios um no outro como se estivesse espalhando o batom, se preferir use um gloss ou hidratante labial, e relaxe.
Solange Lima

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.