Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

Marcas que Virgem e Peixes deixarão no mundo

Trânsitos pelos signos sugerem mudanças para os próximos 14 anos

 

Há muito pouco tempo, no final de 2011, a estrela Regulus saiu de Leão - depois de mais de dois mil anos - e ingressou no signo de Virgem, onde irá ficar por um período tão longo quanto o anterior. E em 2012 Netuno saiu de Aquário e começou a transitar pelo signo de Peixes. Isso significa que os valores de Virgem e Peixes lentamente passarão a ter cada vez mais destaque, mas esta será uma transformação progressiva.

Mas já dá para notar que algo muito marcante aconteceu: até 2012, tivemos um destaque absoluto de Leão e do seu signo complementar, Aquário. E agora vamos ter mais 12 anos com um destaque do eixo Virgem-Peixes. E com isto muita coisa vai mudar. Mas não é de uma hora para outra. A natureza de Netuno é lenta e insidiosa. Pense em água mole em pedra dura. É assim que ele funciona. A água não fura a pedra de imediato, mas um dia a vence.

Eixo Virgem-Peixes pode sugerir mais engajamento social

O par Leão-Aquário durou entre 1998 e 2012. Aquário é o signo da tecnologia, e estes anos viram novidades sem fim nesta área: dos computadores pessoais, passando por aparelhos celulares, o boom da internet, até a chegada dos tabletes e das redes sociais, e por aí vai. A tecnologia (Aquário) foi simplesmente uma enxurrada (não por acaso, Netuno rege as águas), da qual ninguém saiu incólume. Ela também trouxe o signo oposto, Leão, ligado à vaidade, ao desejo de se destacar e ser autoral. E assim multiplicaram-se sites, blogs e perfis. Todo mundo querendo reivindicar o seu espaço de celebridade (o desejo mais caro de Leão). Pessoas postando "acordei feliz" como se fosse uma notícia de interesse coletivo - e sentindo que realmente é assim.

Muitos especialistas acreditam (veremos com o tempo se assim será) que o eixo Virgem-Peixes reduza o interesse - hoje muito grande - em entretenimento (como foi Leão-Aquário) e traga (principalmente para os mais jovens) mais engajamento social, mais interesse por assuntos sérios, como ecologia, descarte de lixo, etc. Assim, ao invés de os jovens sonharem com 15 minutos de fama (Leão-Aquário), vão começar a sonhar em serem médicos sem fronteiras ou com profissões similares. Acredita-se que a juventude Virgem-Peixes será mais "engajada" do que a juventude anterior, que foi mais "antenada". Veremos se este prognóstico irá mesmo se confirmar até 2026, tempo em que Netuno ficará em Peixes. Espera-se, inclusive, que as redes sociais venham a ter um viés de questionamento social, como já aconteceu no Oriente, o que derrubou vários ditadores.

Netuno traz o melhor e o pior. Com qual deles você fica?

Netuno é um planeta poderoso, porque ele simplesmente hipnotiza. Faz crer que aquele modo de ser, de viver e de agir é simplesmente o melhor de todos. Isto se parece bastante com a Publicidade, que é regida por este planeta, e que tem por arte e engenho seduzir para tornar o dispensável em indispensável.

A última década consagrou o estilo Leão-Aquário de ser, pensar e agir: livre, autoconfiante, fóbico a compromissos, distanciado e apaixonado pelas aparências. A liberdade como um valor supremo e inquestionável (Netuno em Aquário) e a tecnologia como a principal maneira de se incluir no mundo. Algo como "se está fora da rede social, está fora do mundo". Se não podemos conectar um celular à internet é porque o aparelho está velho e ultrapassado (isto quando não se pensa que é o dono do celular que está assim!). O querido e enganoso Netuno, que governa as modas, talvez seja um tirano que não perdoa que ninguém fique fora dos lindos limites de seu paraíso.

Quando Netuno troca de par, causa a mesma distorção por reforçar demais determinados valores. Virgem-Peixes não são melhores do que Leão-Aquário, pois não há signos melhores do que os outros. No entanto, como o hipnotizador trocou de signo, cedo ou tarde passaremos a enxergar os valores de Virgem-Peixes como os melhores, os absolutos, assim como Netuno nos deixou totalmente cegos pelo brilho tecnológico, fóbico e individualista do par Leão-Aquário. Vai acontecer, quer queiramos ou não. É fenômeno de massa, coletivo. Netuno traz o melhor e o pior, sempre. Os dois vêm juntos, misturados, como gosta este planeta.

Podemos esperar, portanto, nos próximos anos uma ênfase no melhor e no pior de Peixes e Virgem. De Peixes: empatia, doçura, crescimento da espiritualidade e das terapias (mais pessoas querendo e podendo ser tratadas), mas também confusão, fragilidade, falta de limites e até de educação (isto já lhe soa familiar?). De Virgem: ao contrário de Peixes, Virgem separa, segrega, e estamos vendo uma crescente xenofobia na Europa. Mas Virgem também pode aumentar a consciência crítica, para que as pessoas se deixem enganar menos. Estes são apenas alguns dos possíveis efeitos da troca de par, mas há muito mais.

Ser mais ou ser menos influenciável: eis a questão

Mesmo que o eixo Leão-Aquário tenha sido deixado há dois anos, demora um pouco para que "troquemos de canal". Há quem troque rápido, mas a maioria precisa de uns bons anos (cerca de cinco a sete) para isto. Mas esta mesma maioria, depois que troca, adere totalmente, sem pensar, aos valores do novo eixo.

O que tenho notado é que quanto mais se resiste à troca, mais ela tenderá a dominar depois. Os que trocam de canal mais rápido não demoram muito a perceber onde Netuno está criando seus excessos (característica deste planeta), que tanto pode inspirar quanto cegar. Prova disso foram os primeiros aficionados por tecnologia. Ficavam horas e horas na internet, nas chamadas salas de bate papo e seus similares. Depois de caírem de boca no vício virtual, um dia notaram que estavam vivendo uma vida atrás das telas, e que perdiam a vida real. Então passaram a monitorar seus tempos virtuais para que não invadissem suas vidas. Enquanto isto, outros passaram a endeusar o mundo virtual e hoje são incapazes de se desligar por um minuto que seja de seus celulares e redes sociais, verdadeiras "chupetas eletrônicas".

Com Netuno agora em Peixes, os valores de Peixes-Virgem praticamente já imperam. Do lado positivo, as máscaras (que, como foi dito anteriormente, foi apreciada pelo par Leão-Aquário) podem cair, o que talvez facilite para que as relações fiquem mais espontâneas e verdadeiras, como você verá nos exemplos de filmes citados por este artigo.

Para continuar refletindo sobre o tema

Descubra aqui as semelhanças do eixo Virgem-Peixes com filmes de sucesso
Saiba mais sobre Netuno em Peixes.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Mora no RJ e estuda astrologia desde 1989. Autora do livro Signos astrológicos - as doze etapas para a auto-realização, vendido através do site www.vanessatuleski.com.br. Ministrou cursos no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS