Carregando pagina

Beleza > Estética

Manual dos produtos capilares

Entenda diferenças entre os cosméticos e aprenda como e quando usá-los

 

Cada vez mais a indústria de cosméticos capilares vem lançando novidades no setor. Com tanta opção, às vezes fica difícil saber a diferença entre shampoo, condicionador, creme para pentear, termoprotetores e cremes reparadores, por exemplo. Mas antes de aprender o que cada um significa e decidir o que usar para deixar os cabelos mais bonitos, é preciso levar em consideração três etapas básicas, que podem garantir a saúde dos fios: lavar, desembaraçar e hidratar os cabelos. Segundo o visagista capilar e consultor de imagem pessoal, Maurício Rocha, estes processos devem ser incorporados à rotina das pessoas.

"No banho, o objetivo é usar o shampoo para limpar os fios, já que as glândulas sebáceas e sudoríparas produzem oleosidade, com o intuito de proteger a cabeça. Depois disso, aplicamos o condicionador para desembaraçar os cabelos e, por último, é importante usar o creme sem enxágue que mais atende nossas necessidades. Essas orientações valem para todo tipo de cabelo, com exceção dos fios muito finos ou oleosos. Nesse caso, a pessoa pode dispensar o uso do condicionador", esclarece.

Como escolher os produtos certos?

De acordo com o visagista capilar, é válido ficar atento às informações da embalagem, para identificar os melhores produtos para cada tipo de cabelo. Além disso, o profissional ressalta a importância de observar a quantidade de vezes que precisa lavar os fios.

"Geralmente os cabelos oleosos ou mistos devem ser lavados diariamente. Já os fios normais podem ser enxaguados a cada dois dias, enquanto quem tem madeixas secas pode lavá-las em intervalos iguais ou superiores a três dias. Mas se você já passou por um procedimento químico, deve usar dois tipos de produto alternadamente, durante o banho: um para o seu tipo natural de cabelo e outro para fios quimicamente tratados", elucida Maurício.

Agora que você já aprendeu os processos básicos de tratamento dos cabelos e sabe como escolher as melhores opções para cuidar dos seus fios, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre os diversos tipos de cosméticos capilares.

Shampoo e Condicionador

De acordo com o visagista, a função do shampoo é limpar as impurezas e esse produto deve ser aplicado e enxaguado duas vezes, com três dedos contados a partir do couro cabeludo. A quantidade utilizada pode ser equivalente ao tamanho de uma moeda de um real. Esse cuidado é importante, já que o exagero no uso do shampoo é um dos responsáveis pelo efeito frizz.

"A função do shampoo pode ser comparada a do detergente que usamos para lavar louça. E como ele é adstringente e desestabiliza o fio eletrostaticamente, devemos evitar aplicá-lo no comprimento e nas pontas dos cabelos. Ao remover o produto, ele naturalmente passa por toda a extensão do fio, e isso é suficiente para que essa área seja limpa. Se o cabelo estiver muito oleoso, é importante usar água morna para ajudar a remover a gordura. No entanto, vale lembrar que em todos os outros casos a temperatura da água deve ser fria", esclarece o especialista.

Já o condicionador tem a função de desembaraçar e também deve ser enxaguado após o uso. O produto pode ser usado no comprimento e nas pontas dos fios, com exceção da raiz. O especialista ensina que antes de aplicar o creme é importante retirar o excesso de água das madeixas, com a ajuda de uma toalha. Quando o cabelo está completamente molhado, o condicionador escorrega e não consegue penetrar no fio como precisa.

"Espalhe o creme na mão, numa quantidade equivalente a uma moeda de um real. Separe o cabelo em mechas e aplique o condicionador aos poucos. Finalize essa etapa desembaraçando o cabelo na direção da ponta para a raiz. Isso evita a queda capilar e permite que o produto aja, dando brilho necessário às madeixas. Feito isso, basta enxaguar e sair do banho", ensina o visagista.

Creme ou Leite para pentear e Leave-in

Todos sem enxágue, esses produtos devem ser aplicados com os cabelos secos ou úmidos, para deixá-los mais hidratados. Segundo Maurício, eles são eficazes para devolver a saúde aos fios quimicamente tratados, proteger de fatores externos e evitar o frizz. Além disso, eliminam o aspecto de fios quebradiços e arrepiados e dão mais brilho às madeixas.

Cremes Reparadores e de Tratamento Noturno

Esses cremes têm eficácia mais prolongada e agem de maneira mais profunda nos fios, além de desembaraçar e hidratar. São ideais para cabelos frágeis, ressecados ou opacos, pois regeneram a estrutura dos fios e repõem as proteínas perdidas. "Pessoas com cabelos danificados por procedimentos químicos devem fazer o tratamento a cada dez dias, durante dois meses. A partir do terceiro mês podem começar a fazer quinzenalmente e, a partir do quarto mês, façam mensalmente. Já em cabelos danificados pelo sol, cloro ou outros fatores externos, a aplicação mensal dos produtos é suficiente", esclarece o visagista capilar.

Ao escolher cremes de tratamento, confira no rótulo as especificações voltadas para seu tipo de cabelo. Geralmente a forma e o tempo de aplicação vêm na embalagem e podem variar de acordo com os produtos. "De todo modo, é importante não usar este tipo de creme na raiz dos cabelos, pois pode deixá-los pesados. O ideal é aplicar o produto a uma distância de 3cm do couro cabeludo", explica o especialista.

No dia que a pessoa se submeter a um tratamento com cremes reparadores ou de tratamento noturno, é aconselhável que só lave a cabeça com shampoo. Segundo Maurício, os produtos de ação profunda substituem a ação do condicionador e dos cremes para pentear.

Termoprotetor e Serum

O uso do secador, chapinha ou baby-liss pode provocar danos na camada de proteção natural dos cabelos, deixando-os quebradiços e danificados. Nesse sentido, os cremes termoprotetores protegem os fios do calor emitido pelos aparelhos, mantendo os cabelos saudáveis e evitando o efeito frizz.

Já o serum é rico em óleo e serve como complemento dos cremes para pentear. No entanto, esse produto deve ser evitado em cabelos muito oleosos, para não agravar o aspecto gorduroso.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS