Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Mantenha o equilíbrio no trânsito

Cores, aromas, mandalas e música ajudam a controlar a ansiedade

 

Quem nunca passou por situações de estresse por algum problema no trânsito? Uma pessoa que resolve parar na faixa que você trafega e liga o pisca alerta já lhe tira do sério. Você buzina, se irrita e isso só resulta no seu desequilíbrio emocional. Isso acontece com muitas pessoas, é comum nas grandes cidades. Mas como lidar com as dificuldades e situações no trânsito se, na maioria das vezes, nada podemos fazer para modificar os fatores externos? Se estamos dentro do veículo sem ter para onde correr?

Há muitas maneiras de nos levar ao desequilíbrio, mas apenas uma para se reequilibrar: estar conectado a você mesmo. A melhor forma de minimizar essa questão é tentar controlar a sua ansiedade. O uso das cores, mandalas, aromas e uma boa música podem ajudar.

Mandalas

A Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo. Cada mandala cria um campo de energia e magnetismo intenso onde trabalhamos a partir das cores buscando o bem-estar, equilíbrio, concentração, autoconhecimento, dentre outros. Você entra em contato com seu eu mais íntimo e busca seu equilíbrio.

A Mandala pode ser utilizada de várias maneiras, mas nesse caso o melhor seria colocar dentro do carro em local visível, por exemplo no retrovisor. Só o fato de você olhar para ela enquanto espera o farol abrir ou quando está em um engarrafamento há horas já modifica sua energia.

Não é assim como um passe de mágica, é um exercício gradativo que deve ser praticado no seu dia-a-dia e você vai sentindo as mudanças nas suas atitudes e comportamentos.

Música

Coloque um CD com uma música suave e relaxante. Respire profundamente e mantenha sua mente livre de pensamentos. Fixe seus olhos por um minuto na mandala e sinta a vibração e energia das cores.

Cores

As melhores cores para utilizar nas mandalas no carro são:

  • O verde traz equilíbrio e bem estar, ajuda a combater a tensão.
  • O azul é calmante e traz harmonia. Bom para relaxar, para quando as pessoas estão agitadas demais e estressadas.
  • O amarelo ajuda a trabalhar a concentração.

Aromas

A aromaterapia proporciona bem-estar físico, mental e emocional através da utilização de óleos essenciais 100% puros. Utilizando um aromatizador de ambiente podemos aliviar tensões e ajudar a combater a irritação, a ansiedade e a agitação causada por problemas no trânsito.

Para fazer um aromatizador de ambiente, coloque as pétalas de uma rosa branca em 60ml de álcool de cereais e deixe descansar por 30 minutos. Depois disso, basta coar as pétalas e acrescentar 1 gota de cada óleo essencial da sinergia escolhida. A mistura pode ser borrifada diariamente em seu carro.

Alguns exemplos de sinergias a serem utilizadas:

  • Lavanda + Gerânio ou Ylang Ylang - tensão nervosa
  • Bergamota + Lavanda - irritação e impaciência
  • Mentha + Lemongrass - concentração
  • Palma Rosa + Camomila Romana - autocontrole
  • Lavanda + Noz Moscada - equilíbrio da mente
  • Tangerina + Lavanda - irritação

Não se esqueça: consulte sempre um profissional de aromaterapia para sua orientação.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS