Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Mais perto da natureza

Trilhas, caminhadas e travessias podem trazer renovação e equilíbrio

 

Hoje temos esse desejo e necessidade de buscar o contato com a natureza, seja através de uma alimentação mais natural, remédios florais ou fitoterápicos e principalmente nos afastar dos grandes centros urbanos e partir em direção a belas e tranquilas paisagens.

Este desejo é, na verdade, uma saída muito saudável para buscar o equilíbrio físico e mental. A vida nas grandes cidades demanda, exige e oferece a nós, muito mais do que podemos assimilar ou corresponder. O excesso de estímulos, a poluição, a competitividade por espaço e a falta de pausa sobrecarregam o sistema nervoso de todas as formas e dificilmente encontramos formas eficientes de recarregar as baterias.

Uma forma maravilhosa de fazer essa pausa mental é viajar, isso todos sabem. Mas a proposta aqui é uma viagem de aproximação da natureza. Experimentar um esquema mais simples e rústico pode fazer milagres por nossa saúde mental. Às vezes tendemos a acreditar que férias precisam de muito conforto e poder fazer nada. Isso também é bom, mas esvaziar a mente por completo fazendo trilhas, caminhadas e travessias pode se mostrar muito mais renovador e transformador do que uma viagem padrão.

Força interna

Acampar, dividir alojamento, escutar de perto os barulhos da noite, enfrentar o medo de insetos, se virar com muito pouco, levar consigo apenas o essencial, ultrapassar os limites físicos pode ajudar a nos revelar uma grande força interna, capacidades e talentos até então desconhecidos.

Nessas viagens de "aventura" é muito comum voltarmos diferentes e mais seguros, porque conhecemos e colocamos em prática lados adormecidos de nossas personalidades."Nessas viagens de "aventura" é muito comum voltarmos diferentes e mais seguros, porque conhecemos e colocamos em prática lados adormecidos de nossas personalidades." Ao fazer uma trilha, focamos nossa mente no aqui e agora, porque temos uma meta e um caminho real a percorrer, não há espaço e nem tempo para preocupações. E o cansaço físico é rapidamente compensado com as endorfinas produzidas pelo exercício e com pausas para banho em cachoeiras, rios ou no mar. Além disso, apenas o fato de estarmos imerso na natureza é altamente reenergizante e nutridor dos sentidos e da alma. Porque embora possamos sobreviver sem isso, precisamos deste contato com a terra e o vivo, porque a natureza é a nossa origem e nossa raíz biológica.

Outra grande vantagem é o valor. Devido às acomodações e refeições mais simples, normalmente viagens deste tipo costumam sair bem mais em conta do que as tradicionais.

Você pode planejar o seu roteiro com amigos experientes no assunto, ou começar devagar, frequentando um camping seguro. Ou, ainda, se não tiver companhia, buscar agências especializadas em viagens ou esportes de aventura, que formam grupos e oferecem guias nas caminhadas. Uma excelente forma de conhecer pessoas interessantes e descontraídas!

Pé na trilha e boa viagem!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Karin Fromm

Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer. Saiba mais »

contato: karinffromm@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS