Carregando pagina

Família > Filhos

Mais energia para mamães cansadas

Cristais, florais e alimentos combatem o cansaço físico

 

Pouco tempo de sono, muita dedicação, atenção e alerta 24 horas. Essa é a rotina das mamães que ainda possuem filhos pequenos em casa. Lógico que o dia-a-dia dessas mulheres também oferece momentos e mais momentos mágicos e nutridores da alma e do coração, mas e o corpo? E o cansaço mental? E a carga energética baixa? Seu organismo já está "rodando" no emergencial há quanto tempo?

Afinal, as mães dão (realmente) tudo de si para gerar um outro ser. As vitaminas e os minerais ficam em baixa nesse processo de gerar um novo ser. Além da amamentação, as mães ainda lidam com a ansiedade e o cansaço de cuidar desse novo ser, que lhe é totalmente dependente. Nesse período, é comum que as mulheres tomem pouco cuidado com sua própria alimentação e sono.

Mas é importante lembrar que as mamães também precisam se cuidar. De maneira muito suave, natural e cuidadosa, como sempre deveríamos cuidar de nós mesmas. Aprenda abaixo dicas naturais de cristais, florais e alimentos que podem ajudar a lidar com o cansaço, respeitar os próprios limites e ter uma forcinha extra nesse dia-a-dia tão especial.

Pedras e Cristais

Para trabalhar com as pedras e os cristais nestes casos específicos, basta colocar o cristal da sua escolha (sugeridos abaixo) no chakra do plexo solar, localizado um pouco acima do umbigo, de 10 a 20 minutos, de uma a três vezes na semana. Em caso de uma maior necessidade, é válido levá-los dentro do bolso ou próximo ao corpo.

  • Quartzo Verde: reflete um verdadeiro e puro raio verde que reequilibra a aura. Pode ser usado nos períodos de agitação, pois ajuda a manter o equilíbrio interior, harmoniza e acalma.
  • Citrino: por seu aspecto solar, o citrino é muito utilizado nos casos de cansaço geral, desânimo e preguiça. Estimula a atividade em todos os sistemas físicos. Sua energia auxilia a transformar os eventos da vida, colocá-los em ordem e livrar-se do supérfluo.
  • Berilo Rosa: da mesma "família" da esmeralda, é uma pedra "para cima", ou seja, muito utilizada para alegrar, levantar o ânimo, passar força e vitalidade.

Florais de Bach e de Minas

Os florais também podem ser eficazes para as mães. Veja abaixo com qual essência você se identifica mais. O ideal é ingerir de 4 a 6 gotas, diretamente na boca, durante 4 vezes ao dia.

  • Olive (Bach): é indicado para as mamães que se sentem esgotadas mental e fisicamente, pois ajuda a recuperar a vitalidade.
  • Hornbean (Bach): é indicado para as mães que estão sobrecarregadas e sem força para aguentar o dia-a-dia, devido ao cansaço. Essa essência ajuda a buscar força interior para continuar, além de oferecer mais perseverança e resistência.
  • Sempervivum (Minas): é ideal para combater a fraqueza, a prostração, o esgotamento e a exaustão da mente e do corpo.
  • Agave (Minas): indicado para as mamães corajosas e fortes, mas que se sentem exauridas e escondem o cansaço.
  • Lippia (Minas): deve ser usado por mamães que tendem a perder energia. Ajuda na recuperação e na convalescença, especialmente no período do resguardo/pós-gravidez, mas também ameniza o estresse de cuidar do filho pequeno.
  • Matricaria (Minas): indicado para as mamães super zelosas e nutritivas, que se esgotam na ânsia de servir.

Alimentos Energéticos

São muitos os alimentos que podem oferecer mais energia às mães. Escolhi alguns especialmente para as recém-mamães, por serem efetivos, mas suaves. O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, moderadamente, e intercalar um lanche saudável entre as principais refeições.

  • Quinua Real: originário dos andes bolivianos, é um cereal balanceado e completo. Pode ser consumido todo dia, na salada, nos sucos, nos shakes ou ao natural.
  • Banana: melhora o estado físico geral. O consumo da banana seca - ou desidratada - é melhor ainda, pois suas propriedades benéficas ficam mais concentradas. Pode ser ingerida diariamente, no lanche e com moderação.
  • Damasco: repõe rapidamente a energia perdida e, assim como a banana, quando é ingerido no formato seco é melhor ainda. Também pode ser consumido diariamente, no lanche e com moderação.
  • Suco de uva orgânico: é 100% natural, fornece energia e combate o desgaste físico.
  • Suco de clorofila: fonte de antioxidantes, repõe minerais e vitaminas necessários para combater o desgaste físico. Dica: bata o suco com água de coco, fica gostoso e ajuda na hidratação.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Simone Kobayashi

É terapeuta holística e autora do livro "Pedras e Cristais - Em Busca do Equilíbrio". Ministra cursos de Geoterapia (em SP e via internet) e de todos os níveis de Reiki. Saiba mais »

contato: sk@simonekobayashi.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS